Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá boa tarde,tenho uma dúvida
Fiz a matrícula e por alguns problemas de alojamento e € para conseguir manter me próximo da instituição de ensino n consegui ir,decidi cancelar o primeiro semestre e começar só no segundo semestre , a minha dúvida é candidatei me a bolsa de estudo por n cumprir o número de créditos n terei direito a bolsa este ano letivo ?e se pedir no próximo ano letivo também n téria direito a bolsa?
Olá.
Podes confirmar com a instituição, mas diria que este ano terás direito à Bolsa, porque continuas inscrita em 30 ECTS. Para o ano, como já estiveste inscrita em 60 ECTS, mas não vais completar os 36 ECTS obrigatórios, não terás direito.

• Like
Reactions: Jamila

ana_azevedo

Membro
Matrícula
19 Fevereiro 2020
Olá Boa noite,
Candidatei-me à bolsa este ano e ainda estou à espera do resultado (como muita gente ainda está).
Eu sei que existe uma data certa, quando a bolsa é devidamente atribuida, em que todos os meses é feito o pagamento mensal correto?
A minha duvida é se, por exemplo, este mês a data em que se atribui o pagamento a todos é no dia 25 e eu receber confirmação de que irei de facto receber a bolsa no dia 24, ainda me é pago logo nesse mesmo mês ou existe uma data limite de aprovação para que eu receba naquele mês?
Peço desculpas se está um bocado confuso.

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá.
Olá Boa noite,
Candidatei-me à bolsa este ano e ainda estou à espera do resultado (como muita gente ainda está).
Eu sei que existe uma data certa, quando a bolsa é devidamente atribuida, em que todos os meses é feito o pagamento mensal correto?
Sim, recebes o pagamento mensalmente.

A minha duvida é se, por exemplo, este mês a data em que se atribui o pagamento a todos é no dia 25 e eu receber confirmação de que irei de facto receber a bolsa no dia 24, ainda me é pago logo nesse mesmo mês ou existe uma data limite de aprovação para que eu receba naquele mês?
Só recebes no mesmo mês se tiveres resposta até dia 10 desse mês (ou no dia útil seguinte, se dia 10 for fim de semana/feriado). Se receberes a resposta no dia 24, só começarás a receber no mês seguinte.

ana_azevedo

Membro
Matrícula
19 Fevereiro 2020
Olá.

Sim, recebes o pagamento mensalmente.

Só recebes no mesmo mês se tiveres resposta até dia 10 desse mês (ou no dia útil seguinte, se dia 10 for fim de semana/feriado). Se receberes a resposta no dia 24, só começarás a receber no mês seguinte.
Pois, era esse o meu receio. Muito obrigada pela resposta!

• Like
Reactions: Edgar H

dd8479356

Membro Caloiro
Matrícula
18 Novembro 2020
Boa noite,
No ano passado estive matriculado na faculdade e candidatei me à bolsa de estudos que foi indeferida e eu anulei a matrícula no prazo de 10 dias de acordo com o regulamento da minha faculdade. Este ano voltei a candidatar me ao ensino superior. Penso que até já tinha visto outros casos como o meu aqui no fórum que voltaram a fazer o pedido de bolsa de estudos e o receberam pois tinham saído da faculdade devido ao indeferimento da bolsa. Porém recebi o resultado da bolsa e diz que não foi aceite por não ter tido aproveitamento no ano letivo 2019/2020, o que não me parece coerente uma vez que não recebi bolsa e anulei a matrícula. Gostaria que me informassem se há algo que possa fazer para obter a bolsa.
Obrigado

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite,
No ano passado estive matriculado na faculdade e candidatei me à bolsa de estudos que foi indeferida e eu anulei a matrícula no prazo de 10 dias de acordo com o regulamento da minha faculdade. Este ano voltei a candidatar me ao ensino superior. Penso que até já tinha visto outros casos como o meu aqui no fórum que voltaram a fazer o pedido de bolsa de estudos e o receberam pois tinham saído da faculdade devido ao indeferimento da bolsa. Porém recebi o resultado da bolsa e diz que não foi aceite por não ter tido aproveitamento no ano letivo 2019/2020, o que não me parece coerente uma vez que não recebi bolsa e anulei a matrícula. Gostaria que me informassem se há algo que possa fazer para obter a bolsa.
Obrigado
Olá.
Se mudaste de curso e não tiveste direito à bolsa no ano letivo passado, esse critério não devia ter sido aplicável, segundo a alínea b) do artigo 8º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior (https://dre.pt/application/conteudo/143719224 ). Tens 15 dias úteis para reclamares da decisão.

dd8479356

Membro Caloiro
Matrícula
18 Novembro 2020
Pois eu andava a procura dessa informação, muitissimo obrigado!!
Olá.
Se mudaste de curso e não tiveste direito à bolsa no ano letivo passado, esse critério não devia ter sido aplicável, segundo a alínea b) do artigo 8º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior (https://dre.pt/application/conteudo/143719224 ). Tens 15 dias úteis para reclamares da decisão.

• Like
Reactions: Edgar H

Luis Pires

Membro
Matrícula
17 Novembro 2018
Boa tarde, gostaria de tirar uma duvida. Na pagina da bolsa diz "valor provisório" há umas semanas , tendo-me sido atribuído o valor minimo com o qual eu não concordo. O resultado vai ser posteriormente atualizado ou?
Obrigado

Noah0190

Membro Caloiro
Matrícula
23 Agosto 2020
Olá! Foi-me pedido como extra os seguintes documentos: "Declaração sob compromisso de honra a esclarecer a situação económica do agregado familiar: recurso a poupanças e/ou ajudas de terceiros" e, também, " Declaração sob compromisso de honra na qual conste a seguinte informação: Nome completo, data de nascimento, número de cartão de cidadão, número de identificação fiscal (NIF) e número de identificação de segurança social (NISS)"
Alguém me consegue dizer onde conseguirei obter essa tal declaração sob o compromisso de honra?!

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá! Foi-me pedido como extra os seguintes documentos: "Declaração sob compromisso de honra a esclarecer a situação económica do agregado familiar: recurso a poupanças e/ou ajudas de terceiros" e, também, " Declaração sob compromisso de honra na qual conste a seguinte informação: Nome completo, data de nascimento, número de cartão de cidadão, número de identificação fiscal (NIF) e número de identificação de segurança social (NISS)"
Alguém me consegue dizer onde conseguirei obter essa tal declaração sob o compromisso de honra?!
Olá.
Se a tua instituição não tem nenhum modelo fixado (muitas têm), podes ser tu a fazê-los. Convém, perguntando nos Serviços Socias, saberes quais são os elementos necessários nas Declarações.

marina c

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
19 Maio 2018
Curso
Enfermagem
Meninos hoje houve atualizações no portal da dges verifiquem as vossas bolsas e boa sorte

mmigueel

Membro
Matrícula
8 Setembro 2019
Eu também recebi essa notificação e tinha um link para poder fazer download dessa declaração:

MatildeOliveira

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2016
Boa tarde
em 5 anos é a primeira vez que recebo uma bolsa "provisória".
Já submeti este ano os documentos habituais, por isso não percebo muito bem porque é "provisória".
No entanto gostava de saber se já aconteceu a alguém ficar com uma bolsa "provisória" e depois o valor ser alterado. Fiquei com o mesmo valor do ano passado.
Obrigada

Alexandra S.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
Iscte
Boa tarde
Já submeti este ano os documentos habituais, por isso não percebo muito bem porque é "provisória".
No entanto gostava de saber se já aconteceu a alguém ficar com uma bolsa "provisória" e depois o valor ser alterado. Fiquei com o mesmo valor do ano passado.
Obrigada
Olá, Matilde!
Eu recebi um resultado provisório no meu 2º e 3º ano da Licenciatura. No 2º ano, o resultado definitivo foi igual ao provisório, mas no 3º ano esse valor alterou. A priori, não precisas de te preocupar com isso. Eles ainda costumam demorar algum tempo até enviarem o resultado definitivo: vai ficando atenta ao e-mail e à plataforma da Bolsa de Estudo, caso precisem de mais alguma coisa. Entretanto, já deves começar a receber as prestações desta bolsa provisória.

marina c

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
19 Maio 2018
Curso
Enfermagem
Boa tarde
Obrigada
olá mainha filha teve o mesmo resultao mas foi por causa da alteração para bolsa automática a quem já era bolseiro mas estava tão atrasado que tudo o que puder facilitar é sempre melhor espero agora pela deficinitiva a ver o q dá

Poseidon

Membro Veterano
Matrícula
25 Março 2018
Curso
Mestrando por aí...
Instituição
ex-FLUL
Olá.

Recebi a notificação de que terei direito à bolsa este ano e fiquei com algumas dúvidas:

1) Ao ter direito este ano, terei automaticamente também no próximo ano?
2) Quando o respetivo valor cair na minha conta, aparecerá já a quantia para o ano todo ou vai aparecer só até ao mês atual?

Alexandra S.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
Iscte
Olá.

Recebi a notificação de que terei direito à bolsa este ano e fiquei com algumas dúvidas:

1) Ao ter direito este ano, terei automaticamente também no próximo ano?
2) Quando o respetivo valor cair na minha conta, aparecerá já a quantia para o ano todo ou vai aparecer só até ao mês atual?
Olá!

O pedido de Bolsa diz respeito apenas ao ano lectivo para o qual te candidatas. Ou seja, tens Bolsa durante este ano 2020/2021 mas no próximo ano lectivo terás de te voltar a candidatar e caso existam grandes mudanças no rendimento do teu agregado familiar, podes não ter Bolsa.

Recebes o valor até ao mês em que te dão a resposta. Por exemplo, se recebeste a resposta em Novembro, vais receber o equivalente a Setembro, Outubro e Novembro. Em Dezembro receberás a prestação desse mês e o mesmo nos meses seguintes.

Espero ter esclarecido as tuas dúvidas ☺

Poseidon

Membro Veterano
Matrícula
25 Março 2018
Curso
Mestrando por aí...
Instituição
ex-FLUL
Olá!

O pedido de Bolsa diz respeito apenas ao ano lectivo para o qual te candidatas. Ou seja, tens Bolsa durante este ano 2020/2021 mas no próximo ano lectivo terás de te voltar a candidatar e caso existam grandes mudanças no rendimento do teu agregado familiar, podes não ter Bolsa.

Recebes o valor até ao mês em que te dão a resposta. Por exemplo, se recebeste a resposta em Novembro, vais receber o equivalente a Setembro, Outubro e Novembro. Em Dezembro receberás a prestação desse mês e o mesmo nos meses seguintes.

Espero ter esclarecido as tuas dúvidas ☺
Esclareceste sim e agradeço-te desde já! :)

Pensei, no entanto, que tivesse surgido há 1/2 anos uma lei que fazia a bolsa manter-se pelo curso inteiro, é pena... ou será apenas para as licenciaturas?

Sabes se é suposto avisar a faculdade ou as referências ficam tal e qual como estavam?

• Like
Reactions: Alexandra S.