Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá! Alguém pode me dizer se na declaração sob compromisso de honra o valor que eu puser em ''alimentação'' e afins é uma estimativa ou tenho de ser muito precisa? É que eu não sei quanto gastei com certeza no ano de 2019. Obrigada
É uma estimativa, eles não são muito rigorosos com isso.

• Like
Reactions: Juliana Carvalho
Matrícula
23 Outubro 2020
Bom dia,
Gostaria de saber se caso eu congele a matricula no final do primeiro semestre e para o ano mudar de curso se perco a bolsa de estudo, no próximo ano.
Obrigado

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Bom dia,
Gostaria de saber se caso eu congele a matricula no final do primeiro semestre e para o ano mudar de curso se perco a bolsa de estudo, no próximo ano.
Obrigado
Tens de ter feito no mínimo 36 ECTS para manteres a bolsa.

ApenasPergunto

Membro Caloiro
Matrícula
22 Dezembro 2020
Olá! Alguém pode me dizer se na declaração sob compromisso de honra o valor que eu puser em ''alimentação'' e afins é uma estimativa ou tenho de ser muito precisa? É que eu não sei quanto gastei com certeza no ano de 2019. Obrigada
Muito provavelmente deve ser apenas uma estimativa. Nem tu nem eles devem saber o valor exato.
Mensagem fundida automaticamente:

Tenho outro problema agora, a minha mãe tem uma inscrição no centro de emprego desde 2014, mas não sabemos se ainda está ativa ou não.
Ela tentou ir ao centro de emprego e só deixam entrar com marcação. Ela ontem marcou para hoje e foi cancelada a marcação, tal como as outras 4 que ela fez. Ninguém atende do centro de emprego e não sabemos o que fazer.
Uso a declaração antiga, mesmo que não saiba se ainda está ativa? Contacto a DGES a esclarecer o problema? Entro a força no centro de emprego /s?

• Like

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Muito provavelmente deve ser apenas uma estimativa. Nem tu nem eles devem saber o valor exato.
Mensagem fundida automaticamente:

Tenho outro problema agora, a minha mãe tem uma inscrição no centro de emprego desde 2014, mas não sabemos se ainda está ativa ou não.
Ela tentou ir ao centro de emprego e só deixam entrar com marcação. Ela ontem marcou para hoje e foi cancelada a marcação, tal como as outras 4 que ela fez. Ninguém atende do centro de emprego e não sabemos o que fazer.
Uso a declaração antiga, mesmo que não saiba se ainda está ativa? Contacto a DGES a esclarecer o problema? Entro a força no centro de emprego /s?
Normalmente tens prazo para entregar os documentos, experimentem fazer uma nova marcação. Caso marquem e a data seja fora do prazo de entrega dos docs, entrega a declaração que já tens e adiciona-lhe uma nota de rodapé a explicar que a tua mãe se encontra inscrita desde 2014, mas que ainda não conseguiram uma mais recente porque desmarcaram e remaracaram para fora do prazo-limite. Fiz isto algumas vezes e eles aceitaram e caso precisassem de mais documentos, voltavam a pedir.

• Like
Reactions: ApenasPergunto

Tatianaf9

Membro
Matrícula
15 Maio 2020
Boa tarde, pediram-me um "extrato de remunerações registadas na segurança social da mãe e do pai" mas quando vou ao site da segurança social e tento obter o documento online não consigo, não me aparece a opção "consultar remunerações declaradas pelo empregador". Sugestões? A declaração nula do IRS/Demonstração líquida do IRS serve como substituto?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa tarde, pediram-me um "extrato de remunerações registadas na segurança social da mãe e do pai" mas quando vou ao site da segurança social e tento obter o documento online não consigo, não me aparece a opção "consultar remunerações declaradas pelo empregador". Sugestões? A declaração nula do IRS/Demonstração líquida do IRS serve como substituto?
Não serve como substituto, sugiro que os teus pais marquem e vão lá presencialmente.

Matrícula
23 Outubro 2020
Tens de ter feito no mínimo 36 ECTS para manteres a bolsa.
E não há nenhuma forma de caso eu queira desistir agora, ter bolsa para o ano? nem que tenha de devolver o dinheiro que a dges me deu até agora, porque seria muito mais vantajoso ter bolsa no próximo ano.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
E não há nenhuma forma de caso eu queira desistir agora, ter bolsa para o ano? nem que tenha de devolver o dinheiro que a dges me deu até agora, porque seria muito mais vantajoso ter bolsa no próximo ano.
Não há, tens de fazer os 36 ECTS.

Inesalm

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2020
Bom dia, é normal ainda não me terem dito nada sobre a bolsa? Ha alguma coisa que posso fazer para acelerar o processo?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Bom dia, é normal ainda não me terem dito nada sobre a bolsa? Ha alguma coisa que posso fazer para acelerar o processo?
Bom dia! Sim, é normal, apesar de este ano os SAS estarem a tentar simplificar o processo, haverá sempre casos com algum atraso. No meu 1º ano também só me deram resposta da bolsa no final de Janeiro. A única coisa que fiz foi enviar um e-mail a dizer que a demora estava a preocupar-me porque não tinha condições para pagar qualquer uma das propinas que tinha em atraso e depois dessa comunicação, passado poucos dias recebi notificação a pedir documentação. Não sei se o e-mail ajudou a acelerar o processo, mas é a única forma de entrares em contacto com eles nesta altura. Fora isso, é aguardares, mas fica descansada que é normal que isto aconteça.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Ver anexo 17268
Recebi esta notificação. Devo preocupar-me? É que mandei os documentos dentro do prazo.
Não deves, o e-mail quer precisamente dizer que o problema na tua candidatura já foi resolvido e estão a analisar a documentação que enviaste.

• Like
Reactions: ApenasPergunto

Alexandra S.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
Iscte
Boa tarde, alguém me podia esclarecer como é que eu sei se não tive direito a bolsa de estudo?
Olá, Carolina. És sempre notificada da decisão, seja ela positiva ou negativa. Por norma, mandam um e-mail a avisar (anda atenta ao spam também) ou podes verificar na tua conta na plataforma da Bolsa.

Sandra Cristina

Membro Veterano
Matrícula
12 Julho 2018
Curso
Línguas e Humanidades
é normal ainda não ter recebido nenhuma resposta? me pediram o envio de documento há 2 meses. Enviei mas ainda nao me disseram nada

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
é normal ainda não ter recebido nenhuma resposta? me pediram o envio de documento há 2 meses. Enviei mas ainda nao me disseram nada
Olá.
Sim, apesar de quererem reduzir o tempo de resposta, ainda é possível estes atrasos. Por via das dúvidas, podes sempre contactar os Serviços Sociais para obteres um feedback da tua situação.

• Like
Reactions: Sandra Cristina
Matrícula
11 Abril 2017
Curso
Medicina Veterinária
Instituição
ICBAS
Ola! Recebi hoje o resultado do pedido da bolsa e foi atribuída. Queria saber se tenho de intervir de mais alguma maneira ou se agora o dinheiro cai na conta que lhes indiquei no ato de candidatura. Obrigada

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Ola! Recebi hoje o resultado do pedido da bolsa e foi atribuída. Queria saber se tenho de intervir de mais alguma maneira ou se agora o dinheiro cai na conta que lhes indiquei no ato de candidatura. Obrigada
Não tens de fazer nada, lá para dia 25 mais ou menos deves receber email quando fizerem a transferência do dinheiro e é assim todos os meses.

• Like