Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Boa noite. Informaram-me que iria receber 1850euros de bolsa mas só transferiram 700euros para a conta do banco. Alguém sabe me dizer se o montante da bolsa transferido é repartido ou houve algum engano?

Boa noite. O meu pedido de bolsa for indeferido por motivo de créditos insuficientes no entanto tive a oportunidade de submeter uma oposição e tal não fiz devido ao artigo 53º da RABEEES onde o ponto 2 diz: "o estudante deve ser informado do montante da bolsa que lhe seria atribuída se a situação tributária e contributiva estivesse regularizada...". O valor que me informaram foi um total de 0,00€.
Como tal decidi perguntar aos serviços se valia a pena enviar uma oposição visto que mesmo se conseguisse "regularizar", não obteria bolsa. O senhor respondeu que se já verifiquei a situação não valia a pena. No entanto os 10 dias do prazo da audiência dos interessados passou, não enviei a oposição para não me complicar (eu sei, má decisão) e algumas semanas mais tarde o meu irmão recebeu a sua resposta relativamente à bolsa, não foi um valor elevado, mas foi mais do que suficiente para pagar todas as propinas.
Questionei acerca da situação e deste valor e penso que não me pronunciei da melhor forma, talvez até ofensiva, pois o senhor respondeu a repetir o motivo do indeferimento que foi por não obter aproveitamento, o que já estava mais que claro. Enviei um novo e-mail a explicar o mal-entendido pois a minha dúvida era mesmo sobre esse valor de 0€ e da mesma forma, penso que foi com um tom pouco profissional após reler os e-mails que enviei. Na altura não me pareceu.

Agora já estamos em fevereiro e não tenho resposta. A minha pergunta é se ainda estou a tempo de enviar essa declaração? Ainda me podem aceitar a bolsa nesta situação? E se tivesse feito essa oposição ainda no prazo conseguiria? É claro que só soube depois do prazo terminar quando o meu irmão recebeu a sua bolsa.

Última edição:
Boa noite. O meu pedido de bolsa for indeferido por motivo de créditos insuficientes no entanto tive a oportunidade de submeter uma oposição e tal não fiz devido ao artigo 53º da RABEEES onde o ponto 2 diz: "o estudante deve ser informado do montante da bolsa que lhe seria atribuída se a situação tributária e contributiva estivesse regularizada...". O valor que me informaram foi um total de 0,00€.
Como tal decidi perguntar aos serviços se valia a pena enviar uma oposição visto que mesmo se conseguisse "regularizar", não obteria bolsa. O senhor respondeu que se já verifiquei a situação não valia a pena. No entanto os 10 dias do prazo da audiência dos interessados passou, não enviei a oposição para não complicar (eu sei, má decisão) e algumas semanas mais tarde o meu irmão recebeu a sua resposta relativamente à bolsa, não foi um valor elevado, mas foi mais do que suficiente para pagar todas as propinas.
Questionei acerca da situação e deste valor e penso que não me pronunciei da melhor forma pois o senhor respondeu a repetir o motivo do indeferimento, que foi por não obter aproveitamento, o que já estava mais que claro. Enviei um novo e-mail a explicar o mal-entendido pois a minha dúvida era mesmo sobre esse valor de 0€.

Agora já estamos em fevereiro e não tenho resposta. A minha pergunta é se ainda estou a tempo de enviar essa declaração? Ainda me podem aceitar a bolsa nesta situação? E se tivesse feito essa oposição ainda no prazo conseguiria? É claro que só soube depois do prazo terminar quando o meu irmão recebeu a sua bolsa.
Olá, Gabriel! Pedia-te que fosses um pouco mais claro nas informações que estás a dar, porque não tenho a certeza se estou a perceber a tua situação. Se quiseres, podes enviar por mensagem privada, não tem problema.

O motivo do indeferimento não me pareceu claro pelo que disseste, mas pensei nas seguintes situações:
1) Não és aluno do primeiro ano e não completaste os 36 ECTS para manter a bolsa
2) És aluno do 1º ano, mas inscreveste-te em menos do que 30 ECTS

Em qualquer uma destas situações, a tua bolsa é indeferida e a única forma que tinhas de dar a volta à situação 2) seria inscreveres-te em mais do que 30 ECTS no ano lectivo (pedindo à faculdade para te inscrever nas cadeiras que precisarias para te ro número de ECTS), mas a reclamação deveria ter sido feita no período correcto. A partir daí, não consegues fazer grande coisa porque ultrapassaste o prazo legal.

• Like
Reactions: David1154
Já passaram 3 dias e ainda não responderam, já sabes de alguma coisa?
Alô! Voltei a enviar e-mail para hoje, reencaminhando o que tinha mandado pedindo para me darem uma resposta. Responderam passado uns minutos dizendo que houve de facto uma falha e que no próximo pagamento já seria regularizado.
Também já devem ter corrigido o teu caso, mas se ainda não te responderam recomendaria enviares novamente e-mail. Boa sorte!

• Like
Reactions: Ariana_
Boas.
Tou a pensar em continuar os estudos após o secundário , mas tenho algumas dificuldades financeiras , e seria de todo impossível frequentar o ES , sem bolsa ,mas se o que pesquisei bate certo so sei se recebo algo , ja eu estou frequentando o curso. Alguém pode ajudar ?
Obg.

Boas.
Tou a pensar em continuar os estudos após o secundário , mas tenho algumas dificuldades financeiras , e seria de todo impossível frequentar o ES , sem bolsa ,mas se o que pesquisei bate certo so sei se recebo algo , ja eu estou frequentando o curso. Alguém pode ajudar ?
Obg.
Olá, Raúl! De facto, só sabes o resultado da bolsa quando já estás no curso. No entanto, não és obrigado a pagar propinas até receberes o resultado da bolsa (se for negativo, depois podes fazer um acordo com a faculdade sobre como vais pagar). Podes tentar ver se terias direito e a quanto, preenchendo os dados no simulador, para teres uma ideia: Simulador Bolsa

Alô! Voltei a enviar e-mail para hoje, reencaminhando o que tinha mandado pedindo para me darem uma resposta. Responderam passado uns minutos dizendo que houve de facto uma falha e que no próximo pagamento já seria regularizado.
Também já devem ter corrigido o teu caso, mas se ainda não te responderam recomendaria enviares novamente e-mail. Boa sorte!
Olá, entretanto enviei outro mail e responderam-me agora o mesmo que a ti.
Obrigado pela ajuda

Boa noite,

Recebi a notificação sobre o resultado da bolsa de estudo mas não percebi a conclusão. Na página do site, no meu perfil, diz que não recebi a bolsa porque não tive aproveitamento escolar no ano letivo inscrito. O que é que isso significa?

Boa noite,

Recebi a notificação sobre o resultado da bolsa de estudo mas não percebi a conclusão. Na página do site, no meu perfil, diz que não recebi a bolsa porque não tive aproveitamento escolar no ano letivo inscrito. O que é que isso significa?
Olá,
Eventualmente que não completaste 36ECTs.

• Like
Reactions: Catarina5
Olá.
Eu candidatei-me à bolsa este ano, pela segunda vez (tendo sido aceite no ano anterior), e no dia 6 de novembro a minha candidatura foi aceite mas apenas provisoriamente. Visto que já passaram mais de 3 meses, quanto tempo +/- é que demora até obter o resultado definitivo?
E, já agora, o valor poderia ainda variar muito? (é que o valor é um bocado baixo, comparativamente ao do ano passado, e ainda estou na esperança que aumente um bocado...).
Obrigado desde já :)

Bom dia,

Este ano letivo concorri para a bolsa de estudo mas não consegui obter. Isso quer dizer que não posso me candidatar mais?
Olá!
Não, podes candidatar-te todos os anos lectivos.

• Like
Reactions: Catarina5
Se eu entendi bem, os avisos são feitos até dia 10 de cada mês, se for depois desse dia, o pagamento é feito no próximo mês.
Isto de esperar tanto realmente custa. Já me pediram declarações de honra e até agora nada. Espero não ser indeferido por um razão qualquer daqui a uns meses para depois ter que arranjar alguma forma de pagar as propinas.

Se eu entendi bem, os avisos são feitos até dia 10 de cada mês, se for depois desse dia, o pagamento é feito no próximo mês.
Isto de esperar tanto realmente custa. Já me pediram declarações de honra e até agora nada. Espero não ser indeferido por um razão qualquer daqui a uns meses para depois ter que arranjar alguma forma de pagar as propinas.
É compreensível que estejas frustrad@, mas demorar mais tempo não equivale necessariamente a que fiques com bolsa indeferida. Há uns anos, recebi a resposta em Janeiro e acabei com um valor, na altura, bastante superior ao mínimo. Caso acabe indeferido, podes sempre fazer um acordo com a faculdade e pagares as propinas em mais prestações.

• Like
Reactions: ApenasPergunto
Sabem quanto tempo tenho para pagar as propinas? Até quando posso adiar até eles me "bloquearem"?
Pode variar de instituição para instituição, mas a maioria das faculdades, especificamente da ULisboa, usa isto:

"No caso dos estudantes que tenham requerido bolsa de estudo (SAS/DGES) nos termos da lei em vigor, o pagamento das propinas só terá lugar depois de ter sido proferida a decisão final sobre a candidatura à bolsa, sendo, então, concedido um prazo suplementar de 15 dias úteis para regularização da situação."

Nunca vi este período poder ultrapassar os 30 dias. O melhor é contactares os serviços académicos da tua faculdade e explicares a tua situação.

Olá.
Eu candidatei-me à bolsa este ano, pela segunda vez (tendo sido aceite no ano anterior), e no dia 6 de novembro a minha candidatura foi aceite mas apenas provisoriamente. Visto que já passaram mais de 3 meses, quanto tempo +/- é que demora até obter o resultado definitivo?
E, já agora, o valor poderia ainda variar muito? (é que o valor é um bocado baixo, comparativamente ao do ano passado, e ainda estou na esperança que aumente um bocado...).
Obrigado desde já :)
Alguém me consegue responder a isto plsss? Btw, o resultado provisório é atribuido por um sistema qualquer automatico ou pelas pessoas que depois acabam por decidir o resultado definitivo?