Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Bom-dia,
Sim isso eu sei mas a questão reside no facto de haver transportes diários sendo o tempo de viagem aquele que referi, havendo portanto a minha questão quanto a isso mesmo. Na licenciatura já usufrui do complemento mas a distância compreendia viagens de 3 horas.
Olá.
O melhor será perguntares nos Serviços Sociais da instituição, já que supostamente as condições não são parcialmente satisfeitas.

• Like
Reactions: Pedro Simões
Olá a todos!
Como funciona a renovação de bolsa de estudo para o 2°ano de licenciatura? Tenho os ECTS completos, mas não sei se devo submeter novamente a candidatura.

Olá a todos!
Como funciona a renovação de bolsa de estudo para o 2°ano de licenciatura? Tenho os ECTS completos, mas não sei se devo submeter novamente a candidatura.
Olá!
Sim, todos os anos deves renovar a tua candidatura para a Bolsa de Estudo no site: DGES - Candidaturas a Bolsas do Ensino Superior
As tuas credenciais serão as mesmas e podes realizar a candidatura a partir de 25 de junho e até 30 de setembro.

Olá, boa tarde!
Estou a tratar da renovação da bolsa e tenho uma dúvida: no próximo ano letivo, contando que tudo corre bem, só vou estar inscrita a 2 UCs (as que me faltam para acabar a licenciatura), logo a menos de 30 ETCS. Mesmo nesta situação posso ter direito a bolsa?

Olá, boa tarde!
Estou a tratar da renovação da bolsa e tenho uma dúvida: no próximo ano letivo, contando que tudo corre bem, só vou estar inscrita a 2 UCs (as que me faltam para acabar a licenciatura), logo a menos de 30 ETCS. Mesmo nesta situação posso ter direito a bolsa?
Olá.
Sim, porque estás a acabar a licenciatura.

Bom dia, ia renovar a bolsa da dges ( vai ser a minha 2ª candidatura) e reparei que não preciso de preencher tudo de novo, pois tenho a opção de atribuição automática, só preciso preeencher aquelas poucas perguntar para ter a candidatura à bolsa submetida? E a minha irmã teve residência o ano passado e vai se candidatar este ano outra vez, é suposto também fazer por atribuição automática? "O processo de atribuição automática não inclui a atribuição de complementos, que são avaliados e decididos separadamente." Ou essa frase está apenas a dizer que são processos separados?
Obrigado desde já pelo tempo dispensado! :)

Bom dia, ia renovar a bolsa da dges ( vai ser a minha 2ª candidatura) e reparei que não preciso de preencher tudo de novo, pois tenho a opção de atribuição automática, só preciso preeencher aquelas poucas perguntar para ter a candidatura à bolsa submetida? E a minha irmã teve residência o ano passado e vai se candidatar este ano outra vez, é suposto também fazer por atribuição automática? "O processo de atribuição automática não inclui a atribuição de complementos, que são avaliados e decididos separadamente." Ou essa frase está apenas a dizer que são processos separados?
Obrigado desde já pelo tempo dispensado! :)
Olá,
A candidatura das residências é independente da candidatura à bolsa da DGES. A tua irmã poderá optar pela atribuição automática, mas terá na mesma de se candidatar à residência da uni.

Olá boa tarde, quando se recebe o e-mail da bolsa a dizer : “É deferido o seu requerimento da atribuição da bolsa de estudo para o ano letivo de 2020/2021, sendo lhe atribuída uma base anual no montante de …”
Significa que o valor que recebemos serve de bolsa para os três anos ou apenas para este ano que frequento? Ou seja , todos os anos recebo uma “bolsa nova”
Muito obrigado

Olá boa tarde, quando se recebe o e-mail da bolsa a dizer : “É deferido o seu requerimento da atribuição da bolsa de estudo para o ano letivo de 2020/2021, sendo lhe atribuída uma base anual no montante de …”
Significa que o valor que recebemos serve de bolsa para os três anos ou apenas para este ano que frequento? Ou seja , todos os anos recebo uma “bolsa nova”
Muito obrigado
Olá,
O valor que recebes é anual e referente a um só ano letivo. Nos próximos anos, farás uma nova candidatura que, consoante os teus rendimentos, pode conferir um valor mais alto ou mais baixo do que recebeste este ano.

• Like
Reactions: Alexandra S.
Olá, vou candidatar-me ao ensino superior privado este ano e queria concorrer à bolsa da DGES. No entanto, no ano passado trabalhei e fiz o meu IRS, não estando agregado aos meus pais. A partir deste ano letivo não pretendo trabalhar e por isso deixarei de ter rendimentos. O facto de não continuar a ter rendimentos, contrariando o ano passado, vai influenciar o valor que me poderá ser atribuido?

Olá.
Tens de pedir as credenciais nos Serviços Sociais da instituição e o resto é igual- tens de fazer o requerimento na plataforma da DGES: DGES - Candidaturas a Bolsas do Ensino Superior .
Olá!!!
Alguem sabe como fazer pra pedir bolsa de estudo na inscrição de acesso ao ensino superior na dges??
Eu esse ano vou-me ingressar pela primeira vez, e queria saber se dava pra ter uma bolsa mas não sei como isso tudo funciona! ps: fiz o secundário aqui em Portugal (no ano 2020/2021 e dependendo dos exames tenho media de 16 a 17,5)

Olá!!!
Alguem sabe como fazer pra pedir bolsa de estudo na inscrição de acesso ao ensino superior na dges??
Eu esse ano vou-me ingressar pela primeira vez, e queria saber se dava pra ter uma bolsa mas não sei como isso tudo funciona! ps: fiz o secundário aqui em Portugal (no ano 2020/2021 e dependendo dos exames tenho media de 16 a 17,5)
Olá!
Quando fizeres a tua candidatura ao Ensino Superior, haverá uma opção a perguntar se queres candidatar-te à Bolsa de Estudos da DGES. Escolhes a opção "Sim" e eles irão enviar-te um código e uma senha, com os quais poderás fazer a tua candidatura à Bolsa neste link:

Olá, vou candidatar-me ao ensino superior privado este ano e queria concorrer à bolsa da DGES. No entanto, no ano passado trabalhei e fiz o meu IRS, não estando agregado aos meus pais. A partir deste ano letivo não pretendo trabalhar e por isso deixarei de ter rendimentos. O facto de não continuar a ter rendimentos, contrariando o ano passado, vai influenciar o valor que me poderá ser atribuido?
Olá.
Sim, porque a tua situação económica mudou. Tens é de informar os Serviços Sociais disso.

Olá!
Quando fizeres a tua candidatura ao Ensino Superior, haverá uma opção a perguntar se queres candidatar-te à Bolsa de Estudos da DGES. Escolhes a opção "Sim" e eles irão enviar-te um código e uma senha, com os quais poderás fazer a tua candidatura à Bolsa neste link:
Obrigadoooo ;)
Só uma questão, sabe que requisitos eles utilizam pra escolher os que terão a bolsa??

• Like
Reactions: Alexandra S.
Obrigadoooo ;)
Só uma questão, sabe que requisitos eles utilizam pra escolher os que terão a bolsa??
Sim, entre os requisitos estão:
  1. Estares inscrito numa licenciatura, mestrado, mestrado integrado ou curso técnico superior profissional;
  2. Teres nacionalidade portuguesa ou uma nacionalidade que cumpra os seguintes requisitos:
Cidadãos nacionais de Estados membros da União Europeia com direito de residência permanente em Portugal e seus familiares, nos termos da Lei n.º 37/2006, de 9 de agosto;
Cidadãos nacionais de países terceiros:
i) Titulares de autorização de residência permanente, nos termos do artigo 80.º da Lei n.º 23/2007, de 4 de julho;
ii) Beneficiários do estatuto de residente de longa duração nos termos do artigo 125.º da Lei n.º 23/2007, de 4 de julho;
iii) Provenientes de Estados com os quais hajam sido celebrados acordos de cooperação prevendo a aplicação de tais benefícios;
iv) Provenientes de Estados cuja lei, em igualdade de circunstâncias, conceda igual tratamento aos estudantes portugueses;
- Apátridas;
- Beneficiários do estatuto de refugiado político.

3. Estares inscrito num mínimo a 30 ECTS;
4. O rendimento per capita tem que ser inferior a 18 vezes o IAS;
5. O teu património mobiliário ( ou do teu agregado familiar) não pode ser superior a 240 vezes o IAS.

Nota: O IAS tem o valor de 438,81€, este ano.

Podes consultar este link para saber mais informações sobre a Bolsa da DGES: Bolsas de Estudo | DGES

Se tiveres mais alguma questão, fica à vontade.

Falta só mais um ano e espero que tudo corra bem.
Estive a pensar seguir um mestrado, no entanto não encontrei assim nada de tão interessante para a área que pretendo ter mais competências, mas por outro lado gostaria de continuar os estudos e ainda estou apto para receber a bolsa. Entretanto encontrei uma pós-graduação que é exatamente aquilo que eu gostaria de fazer na vida, mas não encontro nenhuma informação relativamente a bolsas de estudos, visto que as pós-graduações não atribuem um grau de estudos.
É possível ter bolsa de estudos (da DGES) ao frequentar uma pós-graduação?

Falta só mais um ano e espero que tudo corra bem.
Estive a pensar seguir um mestrado, no entanto não encontrei assim nada de tão interessante para a área que pretendo ter mais competências, mas por outro lado gostaria de continuar os estudos e ainda estou apto para receber a bolsa. Entretanto encontrei uma pós-graduação que é exatamente aquilo que eu gostaria de fazer na vida, mas não encontro nenhuma informação relativamente a bolsas de estudos, visto que as pós-graduações não atribuem um grau de estudos.
É possível ter bolsa de estudos (da DGES) ao frequentar uma pós-graduação?
Olá.
A Bolsa de Estudo da DGES não cobre pós-graduações.

"O requerente ou qualquer elemento do agregado familiar auferiu durante o ano de 2020 outros rendimentos para além dos declarados em declaração de IRS eletrónica ou recebidos através da Segurança Social?"

Que outros tipos de rendimentos eles se referem? Não estou a perceber bem a pergunta

"O requerente ou qualquer elemento do agregado familiar auferiu durante o ano de 2020 outros rendimentos para além dos declarados em declaração de IRS eletrónica ou recebidos através da Segurança Social?"

Que outros tipos de rendimentos eles se referem? Não estou a perceber bem a pergunta
Olá.
Qualquer tipo de rendimentos que não foram declarados às Finanças.

• Like
Reactions: michellejardim