Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Boa tarde,

Nos documentos necessários a bolsa da DGES diz:
  • Saldo das contas bancárias, à ordem e a prazo, com a situação referente a 31 de dezembro do ano civil anterior ao início do ano letivo a que se refere a candidatura a bolsa e valor dos restantes bens móveis (certificados de aforro, ações, obrigações, planos poupança-reforma, etc).
No meu agregado familiar somos 3, tenho que por todas as contas do agregado? Ou basta a conta dos meus pais?
Olá.
Todas as contas do agregado familiar.

Bom dia!

Numa licenciatura de 3 anos, tens direito à bolsa a X+1 anos, em que X é 3. Portanto, o limite é 4 anos de atribuição da bolsa. Só num 5° ano é que não terias a bolsa automaticamente, ou caso não tivesses feito os 36 ECTS anuais mínimos.

Se este for a tua 5a inscrição, não vale a pena candidatares-te. Se for a 4a, vale totalmente a pena, uma vez que:

d) Esteja inscrito num mínimo de 30 ECTS, salvo nos casos em que:

i) Se encontre inscrito num número de ECTS inferior por estar a concluir o curso;

Uma vez que estás a concluir o curso, é possível atribuírem-te bolsa, desde que os teus rendimentos, mesmo aumentando, não ultrapassem o valor máximo. Diria que vale, nesta situação, valeria a pena a candidatura.
Ok. Então não vale a pena, vai ser a 5a inscrição e também iria faltar 2 ECTS para terminar o curso.
Obrigada

Última edição:
Boa tarde,

Entrei este ano no mestrado e irei também concorrer à bolsa de estudo, e fiquei confuso quando ao entrar no site da dges para renovar a candidatura me aparece o curso de licenciatura (que já terminei), é normal? Posso preencher tudo mesmo com o curso da licenciatura?

Obrigado.

Boa tarde,

Entrei este ano no mestrado e irei também concorrer à bolsa de estudo, e fiquei confuso quando ao entrar no site da dges para renovar a candidatura me aparece o curso de licenciatura (que já terminei), é normal? Posso preencher tudo mesmo com o curso da licenciatura?

Obrigado.
Boa tarde!

Sim, é normal. Quando clicares em continuar candidatura, existe no separador 2. Dados Pessoais um botão que diz "Pedir alteração". Clicando nesse botão podes fazer o pedido de alteração dos dados.

• Like
Reactions: origamiswan
Bom dia,

Estou muito confuso e precisava da ajuda de quem percebe. Eu recentemente saí de casa por causa de problemas familiares. Tenho estado a trabalhar desde 2018, e agora este ano gostaria de ingressar na faculdade, mas não vou ter apoios da minha família e vou ter de me sustentar todos os 3 anos da licenciatura. Eu não sei se terei direito à bolsa mesmo já tendo feito a simulação, porque não sei se estou no agregado familiar com os meus pais ou se estou sozinho. A empregada de escritório do meu pai disse que estava sozinho por ter feito o IRS separado, mas não sei se será mesmo assim. Como é q eu posso ter a certeza da constituição do meu agregado?

E em relação à apresentação do saldo da conta bancária até ao dia 31 Dezembro do ano passado, como é que arranjo esse documento?

Muito obrigado.

Bom dia,

Estou muito confuso e precisava da ajuda de quem percebe. Eu recentemente saí de casa por causa de problemas familiares. Tenho estado a trabalhar desde 2018, e agora este ano gostaria de ingressar na faculdade, mas não vou ter apoios da minha família e vou ter de me sustentar todos os 3 anos da licenciatura. Eu não sei se terei direito à bolsa mesmo já tendo feito a simulação, porque não sei se estou no agregado familiar com os meus pais ou se estou sozinho. A empregada de escritório do meu pai disse que estava sozinho por ter feito o IRS separado, mas não sei se será mesmo assim. Como é q eu posso ter a certeza da constituição do meu agregado?

E em relação à apresentação do saldo da conta bancária até ao dia 31 Dezembro do ano passado, como é que arranjo esse documento?

Muito obrigado.
Bom dia, Rúben. Em princípio, consegues fazer a candidatura como independente e apresentas o IRS que declaras sozinho.

Quanto ao extracto da conta até 31 de Dezembro, podes tratar disso através da app do teu banco, caso tenhas ou caso consigas aceder à conta online ou podes mesmo ir ao balcão e pedir o extracto da conta (no balcão é um documento pago normalmente).

• Like
Reactions: Diana Valença
Mas como faço a candidatura como independente?

E já estive a procurar na app do BPI e não encontro nada que me permita gerar documento do extrato do ano passado.

Obrigado.

Mas como faço a candidatura como independente?

E já estive a procurar na app do BPI e não encontro nada que me permita gerar documento do extrato do ano passado.

Obrigado.
A candidatura como independente é apenas colocares que tu és o único elemento do agregado, colocares apenas os teus rendimentos e o teu IRS.
Relativamente ao extracto, o documento não é pedido, pelo que basta que verifiques no extracto bancário à data de 31/12 qual era o valor. O documento que é pedido é um comprovativo de IBAN que indique o titular da conta.

Olá, este ano letivo que passou foi o meu primeiro ano no ensino superior e tive direito á bolsa de estudos, no entanto só soube o resultado em fevereiro. A minha questão é que não pude usufruir de atribuição automática porque recebo rendimentos não declarados em irs ou na ss e por isso será que este ano vai ser na mesma demorado? Ou como já tem os dados do ano passado e também me candidatei mais cedo poderá acelerar o processo?

Olá, este ano letivo que passou foi o meu primeiro ano no ensino superior e tive direito á bolsa de estudos, no entanto só soube o resultado em fevereiro. A minha questão é que não pude usufruir de atribuição automática porque recebo rendimentos não declarados em irs ou na ss e por isso será que este ano vai ser na mesma demorado? Ou como já tem os dados do ano passado e também me candidatei mais cedo poderá acelerar o processo?
O processo costuma ser mais rápido nos anos posteriores, sim.

Olá
No ano letivo passado fiz a candidatura à bolsa, mas por falta de alguns documentos foi me recusado o pedido, este ano quero fazer novamente pois já tenho os documentos todos,mas fiz apenas 30 créditos devido a várias situações ,neste caso não terei direitos a bolsa ?sendo q eu não tive acesso no ano letivo passado conta a mesma?

Boa noite, conclui o 1 ano em sociologia no iscte e tive direito a bolsa de estudo. Fiz mais do que 36 ects e não me vou inscrever no 2o ano. Vou antes concorrer, novamente, ao ensino superior pelo concurso nacional. No entanto não sei qual é a melhor forma para renovar a bolsa de estudo: pelas credenciais que já tenho ou gero novas credenciais? E na candidatura ao ensino superior, quando aparecer a questão se me vou candidatar a uma bolsa de estudo meto sim ou não?
É urgente, espero que consigam ajudar. Obrigada!

Olá @Vera Farias
Boa noite, conclui o 1 ano em sociologia no iscte e tive direito a bolsa de estudo. Fiz mais do que 36 ects e não me vou inscrever no 2o ano. Vou antes concorrer, novamente, ao ensino superior pelo concurso nacional. No entanto não sei qual é a melhor forma para renovar a bolsa de estudo: pelas credenciais que já tenho ou gero novas credenciais? E na candidatura ao ensino superior, quando aparecer a questão se me vou candidatar a uma bolsa de estudo meto sim ou não?
É urgente, espero que consigam ajudar. Obrigada!
Usas as mesmas credenciais. Podes meter sim que não vais receber novas credenciais, são as mesmas.

Olá,

Vou fazer Mestrado na Universidade do Porto. Com a desintegração dos mestrados integrados de engenharia em mestrado e licenciatura, o 2º ciclo tem agora uma propina de 1500€ (Tabela Propinas).

Este valor da propina é coberto na totalidade ou parcialmente pela Bolsa da DGES? No ano letivo anterior a propina da licenciatura que pagava era de 697€ e era coberta pela bolsa na totalidade

Obrigado

Bom dia! Este ano vou concorrer à bolsa, mas eu sei que as probabilidades de a ter são muito baixas, até porque já tenho outra licenciatura. Mas posso concorrer na mesma, certo? Eu vou concorrer a uma nova licenciatura através do Concurso Nacional de Acesso.

Olá!
Gostava de me candidatar candidatar a uma bolsa de estudo para a licenciatura a que me vou candidatar
Sei que para ter direito à bolsa tenho que preencher alguns papeis e apresentar documentos. A minha dúvida é: eu só me candidato a atribuição da bolsa quando já estiver colocada numa faculdade (e ai dirijo-me à própria faculdade para efetuar o pedido), ou tenho que realizar o pedido antes? Se for antes, realizo onde?
Obrigado :)

Olá,

Vou fazer Mestrado na Universidade do Porto. Com a desintegração dos mestrados integrados de engenharia em mestrado e licenciatura, o 2º ciclo tem agora uma propina de 1500€ (Tabela Propinas).

Este valor da propina é coberto na totalidade ou parcialmente pela Bolsa da DGES? No ano letivo anterior a propina da licenciatura que pagava era de 697€ e era coberta pela bolsa na totalidade

Obrigado
Olá. A Bolsa da DGES cobre o valor do Mestrado até 871€, O resto terá de ser pago por ti.
Post automatically merged:

Bom dia! Este ano vou concorrer à bolsa, mas eu sei que as probabilidades de a ter são muito baixas, até porque já tenho outra licenciatura. Mas posso concorrer na mesma, certo? Eu vou concorrer a uma nova licenciatura através do Concurso Nacional de Acesso.
Olá, Inês.
Só podes ter uma Bolsa da DGES por ciclo de estudos. Isto significa que se concluíste uma Licenciatura onde beneficiaste de Bolsa, não te será atribuída novamente uma Bolsa para outra Licenciatura.
Post automatically merged:

Olá!
Gostava de me candidatar candidatar a uma bolsa de estudo para a licenciatura a que me vou candidatar
Sei que para ter direito à bolsa tenho que preencher alguns papeis e apresentar documentos. A minha dúvida é: eu só me candidato a atribuição da bolsa quando já estiver colocada numa faculdade (e ai dirijo-me à própria faculdade para efetuar o pedido), ou tenho que realizar o pedido antes? Se for antes, realizo onde?
Obrigado :)
Olá.
Podes realizar antes. Caso concorras pelo CNA (Concurso Nacional de Acesso), terás uma opção na tua candidatura onde te vão perguntar se também te queres candidatar à Bolsa. Escolhes "SIM" e depois vão enviar-te para o teu telemóvel as credenciais (são diferentes das credenciais do CNA) para efetuares a tua candidatura neste link: DGES - Candidaturas a Bolsas do Ensino Superior
Podes fazer a tua candidatura até 30 de Setembro ou nos 20 dias depois da matrícula (caso esta ocorra depois de 30 de Setembro).

Última edição:
Boa noite,
Estou a preencher a candidatura à bolsa da DGES e tenho algumas dúvidas:
1- Posso submeter a candidatura mesmo não tendo o curso nem a instituição especificada?
2- Quando perguntam : O ano que se inscreveu?, coloco 2021/2022?
3- Existe uma pergunta relativa à morada em aulas, que será diferente da do agregado familiar, no entanto eu vou concorrer ao alojamento de onde for colocada, logo qual é morada que coloco uma vez que não sei qual será a mesma?
Obrigada :)