Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

marianaffs

Membro
Matrícula
11 Outubro 2018
Curso
Dietética e Nutrição
Instituição
IPL- Esslei
Boa noite,
Estou a preencher a candidatura à bolsa da DGES e tenho algumas dúvidas:
1- Posso submeter a candidatura mesmo não tendo o curso nem a instituição especificada?
2- Quando perguntam : O ano que se inscreveu?, coloco 2021/2022?
3- Existe uma pergunta relativa à morada em aulas, que será diferente da do agregado familiar, no entanto eu vou concorrer ao alojamento de onde for colocada, logo qual é morada que coloco uma vez que não sei qual será a mesma?
Obrigada :)

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa noite,
Estou a preencher a candidatura à bolsa da DGES e tenho algumas dúvidas:
1- Posso submeter a candidatura mesmo não tendo o curso nem a instituição especificada?
2- Quando perguntam : O ano que se inscreveu?, coloco 2021/2022?
3- Existe uma pergunta relativa à morada em aulas, que será diferente da do agregado familiar, no entanto eu vou concorrer ao alojamento de onde for colocada, logo qual é morada que coloco uma vez que não sei qual será a mesma?
Obrigada :)
Boa noite!
1. - Sim, podes. Depois actualiza caso fiques colocada e matriculada em algum curso.
2. - Sim, colocas.
3. - Coloca a opção que ainda não sabes. Quando fores colocada na residência, depois há a actualização desses dados.

marianaffs

Membro
Matrícula
11 Outubro 2018
Curso
Dietética e Nutrição
Instituição
IPL- Esslei
Boa noite!
1. - Sim, podes. Depois actualiza caso fiques colocada e matriculada em algum curso.
2. - Sim, colocas.
3. - Coloca a opção que ainda não sabes. Quando fores colocada na residência, depois há a actualização desses dados.

Muito obrigada :)
Apenas uma questão: ao atualizar e colocar o curso em que fique colocada, depois terei que submeter de novo a candidatura ou apenas alterará isso?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Muito obrigada :)
Apenas uma questão: ao atualizar e colocar o curso em que fique colocada, depois terei que submeter de novo a candidatura ou apenas alterará isso?
Apenas alterará isso e não és tu que alteras, portanto, não terás com que te preocupar :)

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá
No ano letivo passado fiz a candidatura à bolsa, mas por falta de alguns documentos foi me recusado o pedido, este ano quero fazer novamente pois já tenho os documentos todos,mas fiz apenas 30 créditos devido a várias situações ,neste caso não terei direitos a bolsa ?sendo q eu não tive acesso no ano letivo passado conta a mesma?
Olá.
Continuas a precisar do aproveitamento do ano anterior. Podes tentar, explicando a situação, mas necessitavas, sim, dos 336 ECTS.

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
Olá! 🙂

Visto que serei um estudante deslocado e estou "a rezar" para conseguir alojamento numa residência universitária, estive a fazer uma simulação para perceber se sou um potencial bolseiro ou não. Aparentemente sim, contudo, tenho algumas dúvidas porque a minha família tem algum património imobiliário e não estou a perceber bem de que forma o mesmo é considerado para a atribuição (ou não-atribuição) da bolsa DGES.

Assim sendo, gostaria de fazer os cálculos manualmente mas não sei bem os "pesos" que cada uma das coisas (rendimentos, património mobiliário, património imobiliário, ...) têm. Estive a procurar e não encontrei nada de muito esclarecedor. Alguém consegue ajudar-me?

Obrigado! 🙂

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @floater3
Assim sendo, gostaria de fazer os cálculos manualmente mas não sei bem os "pesos" que cada uma das coisas (rendimentos, património mobiliário, património imobiliário, ...) têm. Estive a procurar e não encontrei nada de muito esclarecedor. Alguém consegue ajudar-me?
As condições são:
  • Rendimento anual ilíquido per capita do agregado familiar igual ou inferior a 18 x IAS acrescido do valor da propina máxima = 697€.
  • Património mobiliário (contas bancárias, certificados de aforro, ações, fundos de investimento, Planos Poupança Reforma) inferior a 240 x IAS
  • Património imobiliário inferior a 600 x IAS.
  • IAS de 2021 = 438,81 euros
É só fazer as contas.

Cláudia Mmartins

Membro Caloiro
Matrícula
10 Agosto 2021
Bom dia, este ano candidato-me ao ensino superior e para me candidatar à bolsa pede o ano letivo que ingresso no ensino superior, que ano devo colocar 2021/2022? É que não consigo colocar nada nesse espaço....

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Bom dia, este ano candidato-me ao ensino superior e para me candidatar à bolsa pede o ano letivo que ingresso no ensino superior, que ano devo colocar 2021/2022? É que não consigo colocar nada nesse espaço....
Colocas 2021/2022, sim. Se só der para colocar um ano, colocas 2021.

• Like
Reactions: Cláudia Mmartins

dariodias97

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2021
Curso
CET - Tecnologias e Programação de Sistemas de Inf
Instituição
CINEL
Olá! 🙂

Visto que serei um estudante deslocado e estou "a rezar" para conseguir alojamento numa residência universitária, estive a fazer uma simulação para perceber se sou um potencial bolseiro ou não. Aparentemente sim, contudo, tenho algumas dúvidas porque a minha família tem algum património imobiliário e não estou a perceber bem de que forma o mesmo é considerado para a atribuição (ou não-atribuição) da bolsa DGES.

Obrigado! 🙂
A DGES tem um simulador com ajuda.

Em caso de dúvida passa o cursor no ponto de interrogação.

Há também o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior.

arianapsts

Membro Caloiro
Matrícula
6 Julho 2021
Olá!

Eu vou mudar de curso este ano e já fiz a candidatura ao acesso ao ensino superior. No ano passado tive bolsa de estudo e completei os 36 ECTS, no entanto, quando ia fazer a renovação da candidatura para a bolsa de estudo já não me apareceua opção "atribuição automática" como me aparecia ontem... ou sejasó aparece para fazer uma nova candidatura, tudo de novo. É normal, ou é algum erro do sistema?

Obrigada pela ajuda!

Ariana

XxsvspsxX

Membro Caloiro
Matrícula
23 Junho 2020
Curso
Relações Internacionais (Pós-Laboral)
Instituição
ISCSP
Boa noite, no ano passado candidatei-me à faculdade e à bolsa e consegui entrar num curso. Em Novembro desisti da faculdade e em Janeiro recebi um email sobre a decisão final da minha bolsa.
Tenho algumas dúvidas relativamente a este ano e o procedimento que devo seguir. Já me candidatei ao ensino superior, porém não sei se para a bolsa basta iniciar uma nova candidatura como fiz no ano passado ou se há outra área reservada para isso.
Caso alguém esteja na mesma situação ou já esteve agradecia bastante se me conseguissem explicar o que fazer :)

Ps: Sei que provavelmente não devo ter direito à bolsa por causa do critério de 36cts.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá!

Eu vou mudar de curso este ano e já fiz a candidatura ao acesso ao ensino superior. No ano passado tive bolsa de estudo e completei os 36 ECTS, no entanto, quando ia fazer a renovação da candidatura para a bolsa de estudo já não me apareceua opção "atribuição automática" como me aparecia ontem... ou sejasó aparece para fazer uma nova candidatura, tudo de novo. É normal, ou é algum erro do sistema?

Obrigada pela ajuda!

Ariana
Deves fazer uma nova candidatura, até porque a atribuição automática era só caso te mantivesses no mesmo curso.
Boa noite, no ano passado candidatei-me à faculdade e à bolsa e consegui entrar num curso. Em Novembro desisti da faculdade e em Janeiro recebi um email sobre a decisão final da minha bolsa.
Tenho algumas dúvidas relativamente a este ano e o procedimento que devo seguir. Já me candidatei ao ensino superior, porém não sei se para a bolsa basta iniciar uma nova candidatura como fiz no ano passado ou se há outra área reservada para isso.
Caso alguém esteja na mesma situação ou já esteve agradecia bastante se me conseguissem explicar o que fazer :)

Ps: Sei que provavelmente não devo ter direito à bolsa por causa do critério de 36cts.
Fazes a candidatura normalmente.

Jura.no

Membro Caloiro
Matrícula
9 Janeiro 2020
Boa noite!
Candidatei-me à renovação da bolsa da dges. No entanto, encontrei uma bolsa de estudo por uma instuitição privada que reuno as condições necessárias para fazer candidatura e de acordo com esta é possível ter coexistência de ambas as bolsas de estudo. A minha dúvida é se esta segunda bolsa pode vir a prejudicar os resultados da dges e que fatores devo ter em conta. É possível assegurar ambas? Existe algum valor máximo anualmente estipulado pela dges que me possa impedir de ter as duas?
Obrigada!

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá!

Obrigada pela ajuda!

Ariana
Olá.
Possivelmente, é um erro do sistema. Podes sempre contactar os serviços sociais da tu instituição e tentar corrigir.
Post automatically merged:

Boa noite!
Candidatei-me à renovação da bolsa da dges. No entanto, encontrei uma bolsa de estudo por uma instuitição privada que reuno as condições necessárias para fazer candidatura e de acordo com esta é possível ter coexistência de ambas as bolsas de estudo. A minha dúvida é se esta segunda bolsa pode vir a prejudicar os resultados da dges e que fatores devo ter em conta. É possível assegurar ambas? Existe algum valor máximo anualmente estipulado pela dges que me possa impedir de ter as duas?
Obrigada!
Olá.
Sim, podes ter ambas. Se é uma bolsa de estudo, não interfere com a Bolsa da DGES.

mag_tv

Membro
Matrícula
2 Agosto 2021
Candidatei-me este ano ao ensino superior pela primeira vez, sendo que terminei o ensino secundário este ano letivo.
Queria candidatar-me à bolsa da DGES no entanto preciso de entrar na área reservada ao estudante no site da dges e não aceitam os dados (id e código) com os quais fiz a minha candidatura nem me enviaram quaisquer dados no mail de notificação de receção da candidatura, tal como o site indica. Como devo proceder para aceder a esta área?
Também gostava de saber se sendo o primeiro ano em que irei ingressar no ensino superior é possivel candidatar-me à bolsa de mérito?