Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Relativamente à bolsa de estudo da câmara, tenho até quando para me candidatar? Alguém sabe? Já procurei e não encontro nada. Eu no ano passado acho que me lembro de ver que era até ao final de dezembro, mas não tenho a certeza...
Cada câmara terá o seu prazo. Tens de falar com o município em causa.

SofiaMiranda

Membro
Matrícula
7 Agosto 2020
Olá @SofiaMiranda
Sim, ou pedes agora os acesso à DGES, ou depois pedes os acessos na matrícula aos serviços de ação social da universidade.
Como posso pedir os acessos à DGES?
Post automatically merged:

Como posso pedir os acessos à DGES?
Mais uma dúvida, eu não tenho qualquer documentação da minha casa e no site da DGES pede esses documentos, como faço?

Última edição:

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Mais uma dúvida, eu não tenho qualquer documentação da minha casa e no site da DGES pede esses documentos, como faço?
Olaa, a caderneta predial é um documento com toda essa informação que podes encontrar no portal das finanças do titular do imóvel.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Fábio T.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2021
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
Olá. Desculpem se a pergunta for um pouco parva.
Eu já me candidatei à bolsa de estudos e até agora não recebi nenhuma informação, e por isso já paguei a 1ªpropina, seguro e matricula.
O facto de já ter pago estas 3 coisas influencia em alguma coisa em receber ou não a bolsa?
Eu acredito que não, até porque nem faria muito sentido, mas preciso de confirmar com alguém 🙃

Outra pergunta: Eu tenho que contactar a faculdade a dizer que me candidatei a bolsa de estudos? Ou a própria DGES envia os dados à faculdade e eu não preciso fazer nada?

Última edição:
  • Like
Reactions: dariodias97

BananaPower

Membro Veterano
Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Ciências da Saude
Eu já me candidatei à bolsa de estudos e até agora não recebi nenhuma informação, e por isso já paguei a 1ªpropina, seguro e matricula.
O facto de já ter pago estas 3 coisas influencia em alguma coisa em receber ou não a bolsa?
Eu acredito que não, até porque nem faria muito sentido, mas preciso de confirmar com alguém 🙃

Outra pergunta: Eu tenho que contactar a faculdade a dizer que me candidatei a bolsa de estudos? Ou a própria DGES envia os dados à faculdade e eu não preciso fazer nada?

Não influencia e nao tens que dizer, eles tratam disso

• Fabulous
Reactions: Fábio T.

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

Olaa, além do que foi dito em cima só queria acrescentar que o resultado da bolsa ainda deve demorar visto que na melhor das hipóteses recebes a meio de outubro mas podes receber só em dezembro ou até janeiro, vai depender da rapidez dos SAS.

• Like
Reactions: BananaPower

BananaPower

Membro Veterano
Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Ciências da Saude
Olaa, além do que foi dito em cima só queria acrescentar que o resultado da bolsa ainda deve demorar visto que na melhor das hipóteses recebes a meio de outubro mas podes receber só em dezembro ou até janeiro, vai depender da rapidez dos SAS.

Isso 😅

Uma amiga minha disse que tinha pedido para bolsa e pediu aos SA para não cobrarem juros e passarem certificados até à resposta da bolsa. Foi na UBI, não sei como será nas outras. A resposta pode demorar meses

Matilde Gomes

Membro
Matrícula
16 Novembro 2018
Na candidatura à bolsa de estudo, no património mobiliário, se numa conta bancária existirem 2 titulares e 1 deles não pertencer ao agregado familiar, qual o valor que considero? Metade do saldo?

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Na candidatura à bolsa de estudo, no património mobiliário, se numa conta bancária existirem 2 titulares e 1 deles não pertencer ao agregado familiar, qual o valor que considero? Metade do saldo?
Olá. Penso que o melhor é considerares o valor total existente nessa conta bancária, sendo que depois explicas no campo das Observações a tua situação - que um dos titulares não pertence ao agregado familiar. Quando os SAS avaliarem a tua candidatura, saberão o que fazer 😊

Matrícula
7 Dezembro 2016
Olá. Recebi uma notificação acerca da bolsa a pedir o seguinte documento:

Captura de Ecrã (19).png

E gostava que me respondessem a 2 perguntas:
  1. A declaração que mencionam é a do IRS do ano 2020 que foi entregue em 2021 ou a do ano 2019 entregue em 2020?
  2. Se for a do IRS do ano 2020 que é entregue em 2021, então terei que entregar a "declaração das Finanças em como não foi entregue IRS/2020". Alguém sabe se a consigo obter online através do portal das finanças?
Obrigado!

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Olá. Recebi uma notificação acerca da bolsa a pedir o seguinte documento:

Ver anexo 21739

E gostava que me respondessem a 2 perguntas:
  1. A declaração que mencionam é a do IRS do ano 2020 que foi entregue em 2021 ou a do ano 2019 entregue em 2020?
  2. Se for a do IRS do ano 2020 que é entregue em 2021, então terei que entregar a "declaração das Finanças em como não foi entregue IRS/2020". Alguém sabe se a consigo obter online através do portal das finanças?
Obrigado!
Olá.
Em relação às tuas perguntas, é o IRS de 2020 (entregue em 2021). Se não entregaste esse IRS tens que pedir a declaração em como não a entregaste - julgo que seja possível no portal das finanças, mas não te consigo dar absoluta certeza.

Lau123

Membro
Matrícula
27 Agosto 2019
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá!
Já há algum tempo que renovei a minha candidatura, estando ainda a aguardar resposta. Entretanto, recebi resposta positiva da minha candidatura à residência da universidade, tendo sido considerada provisória, por ainda não ter resultado da bolsa.
Recentemente, soube que um dos rendimentos do meu agregado familiar (pensão de alimentos) se encontra suspenso. A minha dúvida é se isso pode prejudicar a minha candidatura à bolsa, e consequentemente à residência, apesar de já ter tratado do assunto, mas ainda estar à espera de resposta dos serviços competentes, e por isso, continuar com o rendimento suspenso.
Obrigada!

David Santos.

Membro
Matrícula
6 Abril 2020
Boa tarde! Já fiz a candidatura à bolsa de estudo e já me matriculei no ensino superior contudo ainda não aparece lá nada, dizendo que o curso ainda não está tipificado. É normal? Muito obrigado.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá!
Já há algum tempo que renovei a minha candidatura, estando ainda a aguardar resposta. Entretanto, recebi resposta positiva da minha candidatura à residência da universidade, tendo sido considerada provisória, por ainda não ter resultado da bolsa.
Recentemente, soube que um dos rendimentos do meu agregado familiar (pensão de alimentos) se encontra suspenso. A minha dúvida é se isso pode prejudicar a minha candidatura à bolsa, e consequentemente à residência, apesar de já ter tratado do assunto, mas ainda estar à espera de resposta dos serviços competentes, e por isso, continuar com o rendimento suspenso.
Obrigada!
Olá @Lau123
Isso por si só não me parecem motivo para prejudicar a bolsa. Excepto se existe algo mais associado a isso.

Boa tarde! Já fiz a candidatura à bolsa de estudo e já me matriculei no ensino superior contudo ainda não aparece lá nada, dizendo que o curso ainda não está tipificado. É normal? Muito obrigado.
Olá @David Santos.
É normal que demore um pouco a atualizar. Continua a acompanhar e qualquer problema deves reportar aos serviços de ação social da tua faculdade.

• Like
Reactions: David Santos.

JBMPina

Membro Caloiro
Matrícula
25 Setembro 2021
Eu estou com o mesmo problema, por acaso, na parte em q diz "Em falta" também te aparece q falta o "envio da informação académica pelos serviços da sua instituição de ensino"