Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Anna_02

Membro Caloiro
Matrícula
6 Novembro 2021
Boa tarde, pretendo me candidatar á bolsa de incentivo da Universidade de Aveiro ano que vem e de acordo com a deliberação disponibilizada no site aparentemente eu necessitaria manter minhas notas durante o ciclo de estudos ao mesmo nível das que consegui na candidatura (17,5 para cima) para a manutenção da bolsa de incentivo integral, além de não poder reprovar em quaisquer matérias.

Alguém aqui que estuda na UA saberia me dizer se é necessário manter essa nota nessa média para a continuidade da bolsa durante todo curso ou alguma nota inferior já bastaria? Pois ao que parece 17,5 é uma média irreal de se manter em uma universidade, ainda mais em um curso de exatas (no meu caso Engenharia Informática).

Deixo abaixo o link com as informações acerca das bolsas de incentivo disponibilizada pela própria universidade:

voidlessmind

Simp da Uniarea
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Ciência Política
Até quando é que se podem pagar as propinas? Estou à espera da resposta da bolsa, e cada vez sinto mais pressão mental, mas não tenho mesmo possibilidades. Eu à partida, quase 99% de certeza que tenho acesso à bolsa.

origamiswan

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2021
Olá.
Em relação à reclamação (tanto do valor, como do alojamento), podes tentar falar com os Serviços Sociais, para tentar perceber o que aconteceu, mas possivelmente até te vão pedir para fazeres a reclamação oficialmente, por questões de registo. Aconselho a fazeres a reclamação por escrito, se a resposta dos Serviços Sociais for redundante, pouco esclarecedora e demorada. Tens 15 dias úteis para o fazer.
Em relação à mudança do valor de Bolsa, é-te emitida uma ficha, na plataforma, onde estão todos os cálculos feitos. Compara a deste ano com a do ano passado, pode ser percebas o motivo ou o erro.

Obrigado mais uma vez pela resposta Edgar. Escrevi hoje a reclamação na secção do resultado, mas agora só devo ter resposta depois do fim de semana.
Fiz o cálculo, e penso que tenham calculado a formula final da bolsa com o valor das propinas de licenciatura e não de mestrado. Sendo que eu estou no mestrado é suposto eles contarem as propinas como sendo as do mestrado, certo? Não sei se isto é normal, mas parece-me estranho..
Quanto ao alojamento, não faço a mais pequena ideia do porquê de não o ter, sendo que o tive nos 3 anos de licenciatura, nada mudou, e eu até paguei o mês de Setembro da residência no início do próprio mês.
Tirando essas duas coisas está tudo ok. O valor da bolsa com os cálculos corretos sobe, e fica no valor que eu costumava receber de bolsa, bem como o direito ao complemento de alojamento.
Agora não sei se espero resposta deles ou vou mesmo aos serviços segunda ou terça-feira. Achas que é razão para ir lá ou espero eles dizerem alguma coisa?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde, pretendo me candidatar á bolsa de incentivo da Universidade de Aveiro ano que vem e de acordo com a deliberação disponibilizada no site aparentemente eu necessitaria manter minhas notas durante o ciclo de estudos ao mesmo nível das que consegui na candidatura (17,5 para cima) para a manutenção da bolsa de incentivo integral, além de não poder reprovar em quaisquer matérias.

Alguém aqui que estuda na UA saberia me dizer se é necessário manter essa nota nessa média para a continuidade da bolsa durante todo curso ou alguma nota inferior já bastaria? Pois ao que parece 17,5 é uma média irreal de se manter em uma universidade, ainda mais em um curso de exatas (no meu caso Engenharia Informática).

Deixo abaixo o link com as informações acerca das bolsas de incentivo disponibilizada pela própria universidade:

Olá,
Podes sempre confirmar com a instituição, mas é o que a Deliberação diz.
----------------------
Até quando é que se podem pagar as propinas? Estou à espera da resposta da bolsa, e cada vez sinto mais pressão mental, mas não tenho mesmo possibilidades. Eu à partida, quase 99% de certeza que tenho acesso à bolsa.
Olá.
Se a tua instituição te permite aguardar pelo resultado da Bolsa sem nenhuma consequência, só terás de pagar quando o receberes.
-----------------------
Fiz o cálculo, e penso que tenham calculado a formula final da bolsa com o valor das propinas de licenciatura e não de mestrado. Sendo que eu estou no mestrado é suposto eles contarem as propinas como sendo as do mestrado, certo?
Olá.
Não, tens de usar o valor máximo da propina do 1.º ciclo (Licenciatura).

Achas que é razão para ir lá ou espero eles dizerem alguma coisa?
Eu esperava uns dias antes de ir lá, para ver se respondem.

origamiswan

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2021
Olá.
Não, tens de usar o valor máximo da propina do 1.º ciclo (Licenciatura).
Ah ok, muito obrigado.
Desculpa estar a incomodar, mas tenho só mais uma pergunta: sabes se, tendo a minha bolsa sido aceite, e eu estando nas residências e tendo pago o mês de setembro logo no inicio , existe alguma razão possível para eu não o receber(não me aparece no resultado da bolsa pelo menos)? Ou pode ter sido engano da parte deles?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Ah ok, muito obrigado.
Desculpa estar a incomodar, mas tenho só mais uma pergunta: sabes se, tendo a minha bolsa sido aceite, e eu estando nas residências e tendo pago o mês de setembro logo no inicio , existe alguma razão possível para eu não o receber(não me aparece no resultado da bolsa pelo menos)? Ou pode ter sido engano da parte deles?
Pode ser engano deles, uma coisa não influencia a outra, supostamente.

• Like
Reactions: origamiswan

FilipedLopes

Membro Caloiro
Matrícula
5 Março 2015
Boa noite, depois de estar 2 meses sem qualquer notificação dos serviços da ação social, e considerando que sou um estudante sem quaisquer posses monetárias, decidi ir falar com com os Serviços de ação social. Após varias conversas e entrega de documentos, finalmente recebi o hoje o resultado da bolsa da estudo. Contudo, e, considerando que nada mudou, a não ser ter passado da licenciatura para o mestrado fiquei surpreso (pela negativa), com o resultado e estranhei duas coisas:
Começo por reparar no facto de não aparecer o complemento de alojamento no 'resultado' da bolsa. Ou seja, não vou receber complemento de alojamento ?? Isto é algo normal? Já vi aqui a falarem de que se não pagarmos o alojamento não recebemos o complemento ou algo do género, mas o estranho é que eu paguei, e paguei logo quando vim para a minha residência no inicio do mês de setembro. Para além disso, o complemento do alojamento sempre apareceu no resultado da bolsa, e desta vez não está lá...
Para agravar, notei que o valor base da bolsa de estudo acaba por ser um pouco inferior ao que recebi nos anos de licenciatura. Mas porquê? Como referi acima, nada mudou, a não ser o facto de ter transitado para o mestrado. Continuo a ser um estudante com dificuldades financeiras, para além de que a minha irmã também estuda, e é extremamente difícil suportar as despesas.

Como isto nunca me tinha acontecido, gostaria de saber o que posso fazer para melhorar a situação. O facto de o valor base da bolsa de estudo ser menor já me preocupa, mas tirarem-me o complemento de alojamento acaba por ser complemente incompreensível. Reparei que existe uma secção para fazer reclamação. Será melhor inserir uma reclamação, ou ir mesmo falar com os serviços de acção social diretamente?

Obrigado desde já.
Já agora, para tentar ajudar-te e para que fiques a saber.

Não esperes uma resposta rápida à reclamação, já me aconteceu de esperar 2 meses pela resposta a uma reclamação que fiz. E cuidado, pois ainda hoje os SAS do P.Porto, me disseram que a resposta podia demorar até 3 meses.
No entanto, e segundo o Artigo 57.º do regulamento:
1 — Da decisão sobre o requerimento de bolsa de estudo pode ser apresentada reclamação.
2 — O prazo para apresentação de reclamação é de 15 dias úteis.
3 — O prazo para a respetiva decisão é de 15 dias úteis.

Ou seja, tu tens 15 dias úteis para fazer a reclamação, e a escola tem os mesmo 15 dias úteis para responder à reclamação.

Caso o pedido seja rejeitado podes fazer nova reclamação, mas aí vai para a DGES, e essa sim, pode demorar até 3 meses a ser resolvida.

Portanto não te deixes levar pelas respostas que os SAS costumam dar que é preciso esperar até lhes apetecer resolver uma situação à qual eles têm prazos para cumprir.

origamiswan

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2021
Pode ser engano deles, uma coisa não influencia a outra, supostamente.
Foi realmente um engano, já me colocaram o complemento de alojamento no resultado da bolsa.

Agora só fiquei na dúvida com uma coisa: após eu ter apresentado a reclamação há uns dias, o estado da bolsa mudou para "em análise", mas eu já tenho o resultado. E até já colocaram o complemento de alojamento. A minha pergunta é: sendo hoje dia 10 e visto já me terem resolvido o problema, vou receber o dinheiro da bolsa já no dia 25 deste mês, ou por ter mudado para "em análise" só recebo em Dezembro?
Post automatically merged:

Já agora, para tentar ajudar-te e para que fiques a saber.

Não esperes uma resposta rápida à reclamação, já me aconteceu de esperar 2 meses pela resposta a uma reclamação que fiz. E cuidado, pois ainda hoje os SAS do P.Porto, me disseram que a resposta podia demorar até 3 meses.
No entanto, e segundo o Artigo 57.º do regulamento:
1 — Da decisão sobre o requerimento de bolsa de estudo pode ser apresentada reclamação.
2 — O prazo para apresentação de reclamação é de 15 dias úteis.
3 — O prazo para a respetiva decisão é de 15 dias úteis.

Ou seja, tu tens 15 dias úteis para fazer a reclamação, e a escola tem os mesmo 15 dias úteis para responder à reclamação.

Caso o pedido seja rejeitado podes fazer nova reclamação, mas aí vai para a DGES, e essa sim, pode demorar até 3 meses a ser resolvida.

Portanto não te deixes levar pelas respostas que os SAS costumam dar que é preciso esperar até lhes apetecer resolver uma situação à qual eles têm prazos para cumprir.
Eu mal soube da resposta, submeti logo a reclamação e resolveram-me o problema, isto é, responderam-me e colocaram-me logo o complemento de alojamento. Concordo 100% que nestes casos convém nunca nos deixarmos amolecer. Até porque se eu não tivesse dito nada por este andar só tinha resposta à bolsa no próximo ano.

Última edição:

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
A minha pergunta é: sendo hoje dia 10 e visto já me terem resolvido o problema, vou receber o dinheiro da bolsa já no dia 25 deste mês, ou por ter mudado para "em análise" só recebo em Dezembro?
É realmente uma boa questão. Pode ser que seja uma questão visual, já que está resolvido, mas para certezas só os contactando.

Raulmendes

Membro Veterano
Matrícula
4 Fevereiro 2021
É normal ainda estar a espera de resposta da bolsa? já esta a aguardar dados externos a mais de um mês.
Verifico a página todos os dias, e-mails e spam e nada 🙃
Nervous Mio Akiyama GIF

• Like
Reactions: voidlessmind

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
É normal ainda estar a espera de resposta da bolsa? já esta a aguardar dados externos a mais de um mês.
Nervous Mio Akiyama GIF
Está a acontecer o mesmo comigo. O meu irmão já recebeu o resultado há duas semanas 😅 Estou confortável porque se ele recebeu um resultado positivo, eu também vou receber.

Ainda assim, acho que é "normal" demorar algum tempo. Há gente que recebe o resultado bastante tarde.

voidlessmind

Simp da Uniarea
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Ciência Política
Nervous Mio Akiyama GIF
Same... estou sempre a verificar o email, a ver as notificações no site, a ver a pasta de spam... até já enviei um email aos SAS da minha universidade a explicar a minha situação. Cada vez mais está apertado e fico com uma ansiedade imensa porque ainda não pude pagar ,-,

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Nervous Mio Akiyama GIF
Sim, a demora é algo perfeitamente normal, principalmente nos primeiros anos 😅 Eu costumava receber resposta por altura do final de Novembro (licenciatura) mas tinha colegas que recebiam a resposta em Dezembro/ Janeiro.

• Like
Reactions: Raulmendes

Ricardo M. Ferreira

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2021
Olá,

Recebi um valor de bolsa abaixo do que esperava. Com a mãe desempregada e considerando que o único elemento que trabalha (pai) não me dá qualquer dinheiro, não é possível eu conseguir suportar o custo tanto da deslocação (comboio e metro) como da alimentação.

A atribuição foi feita sem audiência/entrevista, logo nunca consegui expor esta situação - não consigo simplesmente forçar um familiar (pai) a contribuir para a minha formação. Quando me candidato a outras bolsas que não da DGES, são recusadas porque o agregado aufere acima do valor estabelecido no regulamento dessas bolsas.

Alguém tem alguma sugestão? Poderia reclamar o valor da bolsa? Se sim, como é que sequer provava o que disse?
Obrigado

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Olá,

Recebi um valor de bolsa abaixo do que esperava. Com a mãe desempregada e considerando que o único elemento que trabalha (pai) não me dá qualquer dinheiro, não é possível eu conseguir suportar o custo tanto da deslocação (comboio e metro) como da alimentação.

A atribuição foi feita sem audiência/entrevista, logo nunca consegui expor esta situação - não consigo simplesmente forçar um familiar (pai) a contribuir para a minha formação. Quando me candidato a outras bolsas que não da DGES, são recusadas porque o agregado aufere acima do valor estabelecido no regulamento dessas bolsas.

Alguém tem alguma sugestão? Poderia reclamar o valor da bolsa? Se sim, como é que sequer provava o que disse?
Obrigado
Olá,
Podes sempre apresentar oposição, contudo, se não tiveres forma de provar essa situação, será difícil ser aceite. Aconselho-te a abrires oposição e esperares pela resposta dos SAS, poderão solicitar-te algum documento que lhes sirva de comprovativo e que te permita confirmar a situação. De qualquer das formas, mesmo que a oposição seja recusada, não perdes o valor que já te foi atribuído, pelo que não tens nada a perder.

that_guy

Membro
Matrícula
6 Outubro 2017
Bom dia a todos! Eu estou no ano 3 ano na Ulisboa e devido a mudanças no meu agregado familiar a bolsa da DGES que recebi este ano é significativamente menor à dos anos anteriores. Atualmente surgiu uma possibilidade de eu me candidatar a uma bolsa na universidade que traria mais rendimento para o agregado, e tendo em conta a tendência ao longo dos anos da minha bolsa diminuir tenho medo que ao aceitar a oportunidade perca acesso à minha bolsa DGES e pior perca acesso ao complemento de alojamento ou que seja “expulso” da residência tendo de ir para um quarto individual o que seria financeiramente insuportável.

Sabem onde posso fazer estimativas relativamente precisas sobre a minha bolsa para o próximo ano? Caso perca a bolsa DGES tenho que sair da residência ou posso ficar a pagar o valor de renda para não bolseiros?

Desde já obrigado pela ajuda!

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
Bom dia a todos! Eu estou no ano 3 ano na Ulisboa e devido a mudanças no meu agregado familiar a bolsa da DGES que recebi este ano é significativamente menor à dos anos anteriores. Atualmente surgiu uma possibilidade de eu me candidatar a uma bolsa na universidade que traria mais rendimento para o agregado, e tendo em conta a tendência ao longo dos anos da minha bolsa diminuir tenho medo que ao aceitar a oportunidade perca acesso à minha bolsa DGES e pior perca acesso ao complemento de alojamento ou que seja “expulso” da residência tendo de ir para um quarto individual o que seria financeiramente insuportável.

Sabem onde posso fazer estimativas relativamente precisas sobre a minha bolsa para o próximo ano? Caso perca a bolsa DGES tenho que sair da residência ou posso ficar a pagar o valor de renda para não bolseiros?

Olá!

Penso que a melhor forma de o fazer será utilizando o simulador da própria DGES: Simulador Bolsa
Ainda assim, o mesmo ainda não foi atualizado para o próximo ano letivo (2022/2023). Penso que ainda não publicaram nada sobre as condições de elegibilidade para o próximo ano letivo, por isso, não se sabe se se mantêm as mesmas do ano corrente, principalmente no que diz respeito aos rendimentos do agregado familiar.

Para além disso, acho que ainda não é possível consultar a declaração de IRS referente aos rendimentos do ano passado (que são aqueles que importam para o próximo ano letivo). Desta forma, ainda não é muito fácil fazer previsões.

De qualquer forma, basta ter a bolsa mínima - que são 872,00€ - para se ter direito ao complemento de alojamento. Obviamente, as vagas nas residências são preenchidas, tipicamente, de acordo com os rendimentos do agregado familiar de cada estudante uma vez que se presume que são esses que mais precisam delas. Ainda assim, acredito que, se tiveres bolsa, és capaz de conseguir vaga. Não sei se isto que vou dizer é um critério válido ou não, mas sinto que alunos mais velhos que estão na residência onde estou têm vaga quase garantida para o ano seguinte, justamente para evitar desistências dos respetivos cursos. Mesmo assim, desconfio que isso também depende do nº de vagas. A residência onde estou, por exemplo, costuma ter bastantes vagas e até existem alunos sem bolsa DGES alojados cá.

• Like
Reactions: that_guy

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

Olá.
Só acrescentando uma coisa, as Bolsas de Estudo, quaisquer que elas sejam, não entram para o cálculo dos rendimentos para a Bolsa da DGES. Por isso, ao aceitares a Bolsa na tua instituição, não comprometes em nada a da DGES.
De qualquer das formas, podes sempre confirmar com a instituição.

that_guy

Membro
Matrícula
6 Outubro 2017
Olá.
Só acrescentando uma coisa, as Bolsas de Estudo, quaisquer que elas sejam, não entram para o cálculo dos rendimentos para a Bolsa da DGES. Por isso, ao aceitares a Bolsa na tua instituição, não comprometes em nada a da DGES.
De qualquer das formas, podes sempre confirmar com a instituição.
Muito obrigado pela resposta de ambos, ajudou imenso! Só há um pormenor, a bolsa em causa é uma bolsa de Iniciação Científica. Aquilo que disseste ainda se aplica neste caso?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Muito obrigado pela resposta de ambos, ajudou imenso! Só há um pormenor, a bolsa em causa é uma bolsa de Iniciação Científica. Aquilo que disseste ainda se aplica neste caso?
Esse tipo de bolsa não está nas exceções, por isso o melhor é perguntares no Serviços de Ação Social da tua instituição.

• Like
Reactions: that_guy