Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Evelina Matos

Membro Caloiro
Matrícula
31 Agosto 2022
Boa tarde, estou a fazer a minha candidatura para a bolsa de estudo mas na questão dos "depósitos bancários a prazo" a minha conta encontra-se negativa mas como coloco o valor negativo se eles não me deixam colocar um traço para especificar que o saldo é negativo

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Boa tarde, estou a fazer a minha candidatura para a bolsa de estudo mas na questão dos "depósitos bancários a prazo" a minha conta encontra-se negativa mas como coloco o valor negativo se eles não me deixam colocar um traço para especificar que o saldo é negativo
Olá. Coloca um zero. Mais tarde poderás explicar/ comprovar caso seja necessário, que o valor é negativo.

Matrícula
21 Fevereiro 2021
Vou para o segundo ano da licenciatura e ainda não me candidatei á renovação da bolsa dges.
Eu usufrui da bolsa o ano passado.
O prazo das candidaturas é até 30 de setembro, mas não sei se muda alguma coisa por ser para o segundo ano. Também já fiz a inscrição no ano letivo á cerca de um mês atrás.
Ainda vou a tempo de candidatar á renovação da bolsa dges, certo?
Quando começa o processo de ter de entregar os documentos pedidos?
Também, eu obtive a bolsa o ano passado e o processo da entrega de documentos foi longo e complicado. Eu sei que para quem não mudou de agregado familiar e etc há uma maneira mais rápida de renovar. Como, de o ano passado para este, não mudei nada, tirando o dinheiro da conta bancária porque isso é algo sistemático, irei ter alguma complicação no processo de entrega de documentos para bolsa da dges?
Obrigado pela cooperação.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Vou para o segundo ano da licenciatura e ainda não me candidatei á renovação da bolsa dges.
Eu usufrui da bolsa o ano passado.
O prazo das candidaturas é até 30 de setembro, mas não sei se muda alguma coisa por ser para o segundo ano. Também já fiz a inscrição no ano letivo á cerca de um mês atrás.
Ainda vou a tempo de candidatar á renovação da bolsa dges, certo?
Quando começa o processo de ter de entregar os documentos pedidos?
Também, eu obtive a bolsa o ano passado e o processo da entrega de documentos foi longo e complicado. Eu sei que para quem não mudou de agregado familiar e etc há uma maneira mais rápida de renovar. Como, de o ano passado para este, não mudei nada, tirando o dinheiro da conta bancária porque isso é algo sistemático, irei ter alguma complicação no processo de entrega de documentos para bolsa da dges?
Obrigado pela cooperação.
Não muda, podes candidatar-te até 30 de Setembro, por isso vais a tempo sim. O processo de entregar documento começa logo na candidatura, as autorizações, os extractos bancários. O resto vai sendo pedido conforme análise da candidatura, à semelhança do que experienciaste no ano lectivo passado. Ainda assim, em anos subsequentes o processo tende a arrastar-se bastante menos!

• Like
Reactions: emanuelansangu

1977celia

Membro
Matrícula
2 Janeiro 2020
Boa tarde!!!
Só posso pedir a bolsa da DGES uma vez por ano, certo?
Ou seja, pretendo-me candidatar à 2º fase mas já tinha colocado na 1º fase que pretendia ter a bolsa da Dges. Logo na candidatura à 2º fase quando pergunta "Pretende candidatar-se a uma bolsa de estudo?" devo colocar "Não" (porque já me candidatei) ?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa tarde!!!
Só posso pedir a bolsa da DGES uma vez por ano, certo?
Ou seja, pretendo-me candidatar à 2º fase mas já tinha colocado na 1º fase que pretendia ter a bolsa da Dges. Logo na candidatura à 2º fase quando pergunta "Pretende candidatar-se a uma bolsa de estudo?" devo colocar "Não" (porque já me candidatei) ?
Sim, não precisas responder sim nessa candidatura.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Matrícula
25 Junho 2019
Ola, eu tenho uma dúvida relativamente a disciplinas isoladas a e bolsa. Eu este ano fiz 5 cadeiras, sei que no minimo sao necessarias 6 para manter a bolsa, no entanto eu realizei uma disciplina ( da minha licenciatura) por isolada e ja pedi a equivalencia para ela me ser creditada. Gostava de saber se essa conta para efeitos da bolsa? Ou seja, como fiz 5 + a isolada que me ira ser creditada conta como tendo feito 6?

Rui Migue

Membro Caloiro
Matrícula
30 Março 2022
Boa tarde. Qual é a altura normal que saem os resultados das bolsas? Fiz a minha candidatura a 03 de agosto e até agora não passou daqui

1664376545921.png

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Boa tarde. Qual é a altura normal que saem os resultados das bolsas? Fiz a minha candidatura a 03 de agosto e até agora não passou daqui

Ver anexo 23735
Olá! Eu diria que não há um prazo normal, pois varia muito dependo dos SAS de cada Faculdade. No meu primeiro ano da licenciatura, recebi o resultado no final de Novembro, sendo que nos dois anos seguintes recebi no início de Novembro. Em mestrado (em outra Universidade) recebi o resultado a meio de Outubro, nos dois anos.

Contudo, tive colegas na Licenciatura que só receberam respostas em Dezembro, Janeiro ou Fevereiro.
Btw, normalmente quando o processo se encontra na etapa da Segurança Social e Finanças é quando demora mais. Os restantes passos costumam ser mais rápidos. Vai ficando atento.

• Like
Reactions: Rui Migue

CarolinaAbreu20222023

Membro Caloiro
Matrícula
30 Setembro 2022
Olá, alguém sabe se para a bolsa DGES se nos rendimentos é contabilizado Pensões da segurança social, pois a uns anos atras não era contabilizado. Sabem se ainda mantem-se ou se agora contabilizam ?
Obrigada

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, alguém sabe se para a bolsa DGES se nos rendimentos é contabilizado Pensões da segurança social, pois a uns anos atras não era contabilizado. Sabem se ainda mantem-se ou se agora contabilizam ?
Obrigada
Olá.
Contabiliza, à partida.

Artigo 39.º Pensões​
1 — Consideram -se rendimentos de pensões o valor anual das pensões do requerente ou dos elementos do seu agregado familiar, designadamente:
a) Pensões de velhice, de invalidez, de sobrevivência, de aposentação, de reforma ou outras de idêntica natureza;
b) Rendas temporárias ou vitalícias;
c) Prestações a cargo de companhias de seguros ou de fundos de pensões;
d) Pensões de alimentos.
2 — Para efeitos do disposto no número anterior, são equiparados a pensões de alimentos os apoios no âmbito do Fundo de Garantia de Alimentos Devidos a Menores e outros de natureza análoga.​

Artigo 40.º Prestações sociais​
Consideram -se prestações sociais todas as prestações, subsídios ou apoios sociais atribuídos de forma continuada, com exceção das prestações por encargos familiares, encargos no domínio da deficiência, encargos no domínio da dependência do subsistema de proteção familiar, bolsas de estudo no âmbito da ação social do ensino superior, bolsas exclusivamente destinadas a apoiar a frequência no ensino superior, bolsas de mérito e bolsas atribuídas ao abrigo dos programas Retomar e + Superior.​

iamanac

Membro Caloiro
Matrícula
2 Outubro 2022
Olá! Entrei na segunda fase de candidaturas, contudo, já pedi a bolsa da DGES no dia 20 de Setembro antes de saber onde ficava colocada e coloquei que estava a aguardar onde ficava mas agora que já estou matriculada na universidade aquilo ainda não atualizou e a universidade já me está a pedir para pagar uma propina e o alojamento e eu não consigo pagar tudo sem ajuda da bolsa pois os rendimentos cá de casa são baixissimos. O que faço?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá! Entrei na segunda fase de candidaturas, contudo, já pedi a bolsa da DGES no dia 20 de Setembro antes de saber onde ficava colocada e coloquei que estava a aguardar onde ficava mas agora que já estou matriculada na universidade aquilo ainda não atualizou e a universidade já me está a pedir para pagar uma propina e o alojamento e eu não consigo pagar tudo sem ajuda da bolsa pois os rendimentos cá de casa são baixissimos. O que faço?
Olá.
Contactas os Serviços académicos e informas que requereste Bolsa de Estudo, logo só poderá pagar propina depois de saberes o resultado.

emanuelansangu

Membro Caloiro
Matrícula
19 Outubro 2022
Boa noite a minha bolsa ontem avançou do estado "aguarda dados externos- finanças e seg social", para aguarda analise decisão serviços académicos, contudo hoje ao consultar voltou para trás, ao estado anterior é normal? Então se a seg social e as finanças já tinham enviados os dados qual a lógica? Já aconteceu com mais alguém?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa noite a minha bolsa ontem avançou do estado "aguarda dados externos- finanças e seg social", para aguarda analise decisão serviços académicos, contudo hoje ao consultar voltou para trás, ao estado anterior é normal? Então se a seg social e as finanças já tinham enviados os dados qual a lógica? Já aconteceu com mais alguém?
Já, é normal porque eles não separam as Finanças da Segurança Social e às vezes faltam dados de uma ou de outra, então o processo pode mudar de estado.

• Like
Reactions: emanuelansangu

beatrizrosasilva

Membro Caloiro
Matrícula
2 Outubro 2021
Curso
Solicitadoria e Administração
Instituição
ISCAC
Olá, a bolsa provisória foi-me atribuída na 2a feira dia 17, entretanto na 3a tive entrevista com a assistente social e ela perguntou se já tinha caído na minha conta bancária, eu disse que não, e ela disse que era estranho porque houve muita gente a receber o resultado na 2a e a já ter o pagamento na terça. Eu vi no calendário e supostamente as bolsas são pagas dia 25 de cada mês. A minha bolsa ainda vai ser paga este mês no tal dia 25 ou não? visto já muita gente da minha faculdade ter recebido.