Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá, a bolsa provisória foi-me atribuída na 2a feira dia 17, entretanto na 3a tive entrevista com a assistente social e ela perguntou se já tinha caído na minha conta bancária, eu disse que não, e ela disse que era estranho porque houve muita gente a receber o resultado na 2a e a já ter o pagamento na terça. Eu vi no calendário e supostamente as bolsas são pagas dia 25 de cada mês. A minha bolsa ainda vai ser paga este mês no tal dia 25 ou não? visto já muita gente da minha faculdade ter recebido.
Dependendo do teu banco o valor pode não ficar disponível logo imediatamente no dia a seguir. Espera mais 2-3 dias e se não receberes nessa altura deves receber as mensalidades juntas dia 25.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL

Marsh

Membro
Matrícula
2 Junho 2016
Olá! Sou aluna bolseira deslocada e este ano tive direito a residência, é normal nestes 2 meses não ter recebido o valor do complemento da residência nem os tais 25 euros do deslocamento, sendo que paguei as 2 rendas da residência (setembro + outubro)?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá! Sou aluna bolseira deslocada e este ano tive direito a residência, é normal nestes 2 meses não ter recebido o valor do complemento da residência nem os tais 25 euros do deslocamento, sendo que paguei as 2 rendas da residência (setembro + outubro)?
O complemento de alojamento já deverias ter recebido, mas contacta os SAS da tua instituição para saberes o qie se passa; o complemento de deslocamento ainda está em fase de ser implementado - o que os SASUL me disseram é que a DGES está ainda a criar as formas de acrescentar isso na plataforma e quando estiver feito recebemos os complementos juntos, mas que por agora ainda não tinham nada disso.

Catarina.16

Membro Caloiro
Matrícula
14 Abril 2020
Procedi à oposição visto terem-me dado duas razoes invalidas para o indeferimento da bolsa. Mas por alguma razão não consigo enviar, pois dá erro ": Atenção, O campo Oposição pode ter um máximo de 1000 caracteres, O campo Oposição não pode ter o caractere <" , no entanto tenho por volta de 400 caracteres e em nenhum lado utilizei o caracter " < ". Help!
Boa noite. Acontece-me o mesmo. Como conseguiste resolver?

Manuel A.

Membro Caloiro
Matrícula
26 Janeiro 2021
Boa noite, preciso da vossa ajuda. Submeti o pedido de bolsa (automático, é o 3º Ano) no dia 15/09 e até à data ainda não foi aprovado.
Tenho ido ao Portal e verifico que tenho a indicação a aguardar dados externos das Finanças e Segurança Social há mais de um mês.
Isto é normal? Alguém já passou por algo semelhante?

Rui Migue

Membro Caloiro
Matrícula
30 Março 2022
Boa noite, preciso da vossa ajuda. Submeti o pedido de bolsa (automático, é o 3º Ano) no dia 15/09 e até à data ainda não foi aprovado.
Tenho ido ao Portal e verifico que tenho a indicação a aguardar dados externos das Finanças e Segurança Social há mais de um mês.
Isto é normal? Alguém já passou por algo semelhante?
É normal. É só esperar.
Post automatically merged:

Boa tarde.

A resposta ao meu pedido de bolsa foi rejeitado porque o "Rendimento per capita do agregado familiar superior a 19 x IAS acrescido da propina máxima (1º ciclo)". Neste momento sou o único no meu agregado familiar pelo que este valor não é difícil de ultrapassar.

No entanto, a diferença é relativamente pequena, cerca de 700€.

As minhas despesas consomem bastante do meu ordenado, devido à casa, propinas, passe, ...., despesas estas que consigo facilmente comprovar.

Valerá a pena fazer uma oposição neste caso?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
É normal. É só esperar.
Post automatically merged:

Boa tarde.

A resposta ao meu pedido de bolsa foi rejeitado porque o "Rendimento per capita do agregado familiar superior a 19 x IAS acrescido da propina máxima (1º ciclo)". Neste momento sou o único no meu agregado familiar pelo que este valor não é difícil de ultrapassar.

No entanto, a diferença é relativamente pequena, cerca de 700€.

As minhas despesas consomem bastante do meu ordenado, devido à casa, propinas, passe, ...., despesas estas que consigo facilmente comprovar.

Valerá a pena fazer uma oposição neste caso?
Eu diria que não vai dar em grande coisa, porque é uma questão de ultrapassar um valor que não pode ser ultrapassado para efeitos de atribuição da bolsa... Ainda assim, tenta falar com um técnico dos SAS para veres o que podes contrapor.

Matrícula
18 Julho 2018
olá, eu estou no segundo ano e deixei 3 cadeiras do primeiro ano, no entanto tive direito á bolsa
Quantos ects tenho de passar agora no segundo ano para ter direito á bolsa no terceiro ano?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
olá, eu estou no segundo ano e deixei 3 cadeiras do primeiro ano, no entanto tive direito á bolsa
Quantos ects tenho de passar agora no segundo ano para ter direito á bolsa no terceiro ano?
O mínimo é sempre o mesmo: tens de completar 36 ECTS anualmente (nunca acumulando de ano para ano).

Matrícula
13 Fevereiro 2018
Boa noite,
Gostaria de saber se, estando a receber bolsa de estudo desde o início deste ano letivo, caso arranje um part-time, agora, a bolsa me possa ser retirada ou diminuida.

Obrigada!

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite,
Gostaria de saber se, estando a receber bolsa de estudo desde o início deste ano letivo, caso arranje um part-time, agora, a bolsa me possa ser retirada ou diminuida.

Obrigada!
Olá.
Terás de informar os Serviços Sociais da tua instituição e, após análise, pode, sim, haver alterações.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
  • Like
Reactions: Ana Francisca Ribau

mmigueel

Membro
Matrícula
8 Setembro 2019
Olá.
Terás de informar os Serviços Sociais da tua instituição e, após análise, pode, sim, haver alterações.
Boa noite. Estou numa situação semelhante.
Os rendimentos para atribuição de bolsa não dizem respeito ao ano anterior? Ou seja, se eu começar a ter rendimentos agora, isso não interferirá apenas no valor da bolsa para o ano letivo seguinte?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite. Estou numa situação semelhante.
Os rendimentos para atribuição de bolsa não dizem respeito ao ano anterior? Ou seja, se eu começar a ter rendimentos agora, isso não interferirá apenas no valor da bolsa para o ano letivo seguinte?
Olá.
Sim, dizem, mas é com o pressuposto que não ocorreram grandes alterações de um ano para o outro.

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Olá.
Este ano a minha irmã vai entrar na faculdade, para efeitos de bolsa os meus rendimentos tambem entram em consideração, certo?

Vivo na mesma casa que os meus pais e ela, apesar de ter feito IRS à parte.