Bolsa de Estudo da DGES

Matrícula
9 Janeiro 2020
Eu acabei agora a minha inscrição na universidade e queria-me candidatar à Bolsa de Estudos da DGES, mas quando vou à página para efetuar a candidatura da bolsa aparece-me este link " Sem Instituição - Curso não tipificado : Curso não definido ", quando carrego nele aparece a mensagem " Informação disponível brevemente após colocação e matrícula no Ensino Superior ". Tendo em conta que só temos até dia 30 de setembro para nos candidatarmos às Bolsas, gostava de saber se alguém sabe quanto tempo irei esperar até ter a informação disponível para fazer a candidatura.
Agradeço desde já.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Eu acabei agora a minha inscrição na universidade e queria-me candidatar à Bolsa de Estudos da DGES, mas quando vou à página para efetuar a candidatura da bolsa aparece-me este link " Sem Instituição - Curso não tipificado : Curso não definido ", quando carrego nele aparece a mensagem " Informação disponível brevemente após colocação e matrícula no Ensino Superior ". Tendo em conta que só temos até dia 30 de setembro para nos candidatarmos às Bolsas, gostava de saber se alguém sabe quanto tempo irei esperar até ter a informação disponível para fazer a candidatura.
Agradeço desde já.
Podes fazer já a candidatura, a instituição e curso serão actualizados em breve, não tem problema.

Jess165

Membro
Matrícula
4 Janeiro 2019
olá, estou a tentar entrar na pagina de acesso para fazer a bolsa..eu ja tinha mudado a passe e tudo mas diz que nao tenho as credenciais de acesso..será so um erro? resolve-se rapido?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
olá, estou a tentar entrar na pagina de acesso para fazer a bolsa..eu ja tinha mudado a passe e tudo mas diz que nao tenho as credenciais de acesso..será so um erro? resolve-se rapido?
Experimenta pedir a recuperação da pass ou, antes disso, procura no teu email porque eles enviam sempre que as credenciais são alteradas!

• Like
Reactions: Jess165

dianamoreiradim

Membro Caloiro
Matrícula
5 Julho 2020
Agradeço desde já.
Eu estou com o mesmo problema, mas não atualizou, como é que fizeste?

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015

épsilon

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2020
Boa tarde. Estou no 12º e para o proximo ano letivo ingressarei no ensino superior e pretendo ter a bolsa de estudo DGES. Os elementos do meu agregado familiar precisam de ir ao banco no dia 31 dezembro pedir um comprovativo de saldo desse mesmo dia ou em julho/agosto pode-se pedir um comprovativo do saldo desse dia(31 dez 2020)?

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Boa tarde. Estou no 12º e para o proximo ano letivo ingressarei no ensino superior e pretendo ter a bolsa de estudo DGES. Os elementos do meu agregado familiar precisam de ir ao banco no dia 31 dezembro pedir um comprovativo de saldo desse mesmo dia ou em julho/agosto pode-se pedir um comprovativo do saldo desse dia(31 dez 2020)?
É indiferente. Já fiz das duas formas e nunca houve problema.

Julia Rouxinol

Membro Caloiro
Matrícula
2 Abril 2019
Olá,
estou com uma duvida. me inscrevi pela primeira vez a bolsa e só agora me pediram documentos. me pediram um contrato de arrendamento, onde eu moro me forneceram apenas um contrato se prestação de serviço de alojamento e tenho os recibos que eles emitem. sera que serve?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá,
estou com uma duvida. me inscrevi pela primeira vez a bolsa e só agora me pediram documentos. me pediram um contrato de arrendamento, onde eu moro me forneceram apenas um contrato se prestação de serviço de alojamento e tenho os recibos que eles emitem. sera que serve?
Sim, podes apresentar essa mesma documentação.

Julia Rouxinol

Membro Caloiro
Matrícula
2 Abril 2019
Sim, podes apresentar essa mesma documentação.
Obrigada!!
Na solicitação deles diz “Contrato de arrendamento devidamente autenticado pelas Finanças”, mas tenho apenas esse de prestação de serviço de alojamento e tenho os recibos que eles emitem. Sera que devo anexar o contrato apenas? Ou tbm esses recibos do site das finanças?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Obrigada!!
Na solicitação deles diz “Contrato de arrendamento devidamente autenticado pelas Finanças”, mas tenho apenas esse de prestação de serviço de alojamento e tenho os recibos que eles emitem. Sera que devo anexar o contrato apenas? Ou tbm esses recibos do site das finanças?
Faz um documento pdf com o contracto + os recibos, assim ficam logo com ambos.

ApenasPergunto

Membro Caloiro
Matrícula
22 Dezembro 2020
Já enviei os documentos há quase um mês e ainda sem resultado. Eu espero receber já uma parte neste mês, será que vale a pena perguntar como é que está a correr?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Já enviei os documentos há quase um mês e ainda sem resultado. Eu espero receber já uma parte neste mês, será que vale a pena perguntar como é que está a correr?
Acho que é uma escolha tua. Experimenta enviar um email para os SAS, não perdes nada por isso.

Julia Rouxinol

Membro Caloiro
Matrícula
2 Abril 2019
Faz um documento pdf com o contracto + os recibos, assim ficam logo com ambos.

Ótimo! Vou fazer isso!

Só mais uma dúvida. Me pediram uma declaração de honra

"Declaração sob compromisso de honra a esclarecer a situação económica do agregado familiar: recurso a poupanças e/ou ajudas de
terceiros (deve mencionar o valor anual de 2019)"

Meu agregado familiar é constituido apenas por mim, pois resido sozinha em Portugal a mais de 2 anos e nenhum de meus familiares diretos moram em Portugal nem tem morada fiscal aqui. Eu vivo aqui pois possuia uma reserva de dinheiro em poupança destinada aos meus estudos além de ajuda de alguns familiares (mãe, padastro e avós) que moram no Brasil para minha alimentação e moradia. Será que isso será um empecilho?

Devo então explicar esta situação? Existe algum modelo para essa declaração?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Ótimo! Vou fazer isso!

Só mais uma dúvida. Me pediram uma declaração de honra

"Declaração sob compromisso de honra a esclarecer a situação económica do agregado familiar: recurso a poupanças e/ou ajudas de
terceiros (deve mencionar o valor anual de 2019)"

Meu agregado familiar é constituido apenas por mim, pois resido sozinha em Portugal a mais de 2 anos e nenhum de meus familiares diretos moram em Portugal nem tem morada fiscal aqui. Eu vivo aqui pois possuia uma reserva de dinheiro em poupança destinada aos meus estudos além de ajuda de alguns familiares (mãe, padastro e avós) que moram no Brasil para minha alimentação e moradia. Será que isso será um empecilho?

Devo então explicar esta situação? Existe algum modelo para essa declaração?
Não é necessariamente um "empecilho", mas deves explicar exactamente essa situação na tua declaração de honra. Descreves a situação e tenta falar em valores concretos ("tinha uma reserva para os meus estudos no valor de X euros e foi com esse dinheiro que pude fazer X, Y e Z nos meus estudos"). Não existe propriamente um modelo, fora que deves começar a declaração sempre com:

"Eu, *nome completo*, portadora do documento de identificação *número do CC ou o documento equivalente que possuas*, declaro sob compromisso de honra que (...)" e prossegues com a explicação da tua situação no que diz respeito a poupanças e ajudas de familiares. Assinas a declaração e fica pronto a enviar.

Alice456767

Membro
Matrícula
8 Junho 2020
Olá, eu ando numa universidade privada e tenho direito à bolsa da dges, mas há um mês a minha mãe começou a trabalhar, ela estava desempregada, isso quer dizer que se calhar já não vou ter mais direito à bolsa? Se alguém me puder responder agradecia. Obrigado.