Bolsa de estudo DGES

Alina Tymruk

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2024
Bom dia, estou a realizar a candidatura ao ensino superior agora e preciso saber se, para receber a bolsa de estudo da DGES, é necessário se candidatar pelo contingente prioritário aos beneficiários de Ação Social Escolar. Se não, vale a pena candidatar-se por aí?

Boa noite! Estou desde hoje a tarde a tentar realizar a candidatura a bolsa de estudo da DGES, mas quando clico no link para realizar a minha candidatura, o que me aparece é "Candidatura a bolsa de estudo - Ocorreu um erro na geração das suas credenciais de acesso ao site de candidatura a bolsa de estudo, por favor, tente mais tarde." Alguém me sabe dizer o que isto significa?

Boa noite, tudo bem ? quis mudar de curso, então fiz os exames outra vez, mas depois de receber me deparo com a situação que eu não me deram o codigo do ASE, fui á escola para me informar e me disseram que tinha de tratar disso na faculdade, fui a faculdade disseram me que tinha de ir á escola, nao sei mesmo o que fazer
obrigado

Boa noite! Estou desde hoje a tarde a tentar realizar a candidatura a bolsa de estudo da DGES, mas quando clico no link para realizar a minha candidatura, o que me aparece é "Candidatura a bolsa de estudo - Ocorreu um erro na geração das suas credenciais de acesso ao site de candidatura a bolsa de estudo, por favor, tente mais tarde." Alguém me sabe dizer o que isto significa?
Boas! Aconselho-te a fazer a candidatura pelo Microsoft Edge. Nunca usem o Google Chrome para o site da Candidatura nem o site da DGES

• Like
Reactions: Bárbara🌺
Bom dia, estou a realizar a candidatura ao ensino superior agora e preciso saber se, para receber a bolsa de estudo da DGES, é necessário se candidatar pelo contingente prioritário aos beneficiários de Ação Social Escolar. Se não, vale a pena candidatar-se por aí?
Olá! Para poderes receber a bolsa de estudo da DGES não é necessário candidatura por esse contingente ;)
Sobre a segunda pergunta, devo dizer que vale a pena porque sempre tens uma vantagem com esse contingente, como por qualquer outro contingente, então se tens essa oportunidade, a minha recomendação é utilizá-la!

Boa noite, tudo bem ? quis mudar de curso, então fiz os exames outra vez, mas depois de receber me deparo com a situação que eu não me deram o codigo do ASE, fui á escola para me informar e me disseram que tinha de tratar disso na faculdade, fui a faculdade disseram me que tinha de ir á escola, nao sei mesmo o que fazer
obrigado
Alô, neste ano estive numa situação similar, em que quero mudar de curso, tendo feito pedido da ficha ENES com o código da ASE. O que fiz foi ir à escola pedir a ficha ENES normalmente. Isto porque não é na faculdade que eles fazem isso, mas sim a escola. No entanto, somos obrigados a enviar para a escola o comprovativo de escalão que se pode retirar no site das finanças. Na tua situação, a escola assumiu que esse processo tem de ser feito com a universidade, visto que agora já não é a escola responsável pelas tuas informações financeiras, mas sim a universidade. No entanto, esse pensamento é errado, porque é a escola que emite a ficha ENES, e não a universidade. Neste caso, recomendo ires à escola com esse comprovativo e demonstrares que tens direito ao contingente (podes até mencionar que é responsabilidade da escola emitir a ficha ENES, pelo que a universidade não pode emitir esse código, já que este pertence à ficha ENES).

Espero que essa situação se resolva! Se a escola não der ouvidos, vai ao GAES da universidade e reporta a situação, possa ser que eles contactem a escola :)

• Like
Reactions: davis
Boas! Aconselho-te a fazer a candidatura pelo Microsoft Edge. Nunca usem o Google Chrome para o site da Candidatura nem o site da DGES
Olá! Estou com o mesmo problema, mas continuo sem conseguir resolver mesmo utilizando o Edge... Alguma solução? :(
Será que só podemos fazer a candidatura à bolsa quando entrarmos na faculdade? Isto é, logo depois das colocações saírem e de fazermos as inscrições? Obrigada!

Olá! Estou com o mesmo problema, mas continuo sem conseguir resolver mesmo utilizando o Edge... Alguma solução? :(
Olá! Devem existir imensos problemas por ser o início das candidaturas e estarem imensas pessoas a fazer... O problema do Chrome é as configurações do site que não lhe permite funcionar bem (conceitos informáticos que eu não sei explicar bem ahah). Sobre o Edge, sei que há pessoas com o mesmo problema, tenta utilizar outro navegador como o Opera, Firefox, Brave, etc... Uso bastante o Opera Gx e no site da bolsa deu sempre certo (há um ou outro site que dá problema, mas isso acontece em todos os navegadores, pelo menos um ou outro dá problema), até porque é um navegador super completo (podes ter discord, WhatsApp, instagram, etc, numa barra lateral, e podes ter quantos separadores quiseres abertos, mesmo se fechares o navegador, deixa tudo aberto - juro que não é publicidade ahah, é porque adoro mesmo este navegador ahah).

Espero que consigam!

Olá! Devem existir imensos problemas por ser o início das candidaturas e estarem imensas pessoas a fazer... O problema do Chrome é as configurações do site que não lhe permite funcionar bem (conceitos informáticos que eu não sei explicar bem ahah). Sobre o Edge, sei que há pessoas com o mesmo problema, tenta utilizar outro navegador como o Opera, Firefox, Brave, etc... Uso bastante o Opera Gx e no site da bolsa deu sempre certo (há um ou outro site que dá problema, mas isso acontece em todos os navegadores, pelo menos um ou outro dá problema), até porque é um navegador super completo (podes ter discord, WhatsApp, instagram, etc, numa barra lateral, e podes ter quantos separadores quiseres abertos, mesmo se fechares o navegador, deixa tudo aberto - juro que só é público, é porque adoro este navegador ahah).

Espero que consigam!
Ok ok! Sendo assim, vou tentar voltar a aceder nos próximos dias e utilizar outros navegadores (e já agora vou passar a usar o Opera Gx para tudo 😅). Muito obrigada pela ajuda! :)

• Like
Reactions: RDelares
A Dges referiu que a plataforma está com um problema e não têm previsão de timings para corrigirem problema

Olá! Tentei agora mesmo voltar a aceder ao site e já está disponível. Fornecem-nos o tal código de utilizador, uma palavra-passe temporária (que depois alteramos) e já temos a conta para a bolsa pronta. Supostamente, já podemos iniciar a candidatura.
No meu caso, aparece-me "Curso não tipificado: curso não definido", já que ainda não estou inscrita em nenhum curso, na verdade. Devo esperar para fazer a candidatura à bolsa só depois de me inscrever no curso que entrei (e assim já tenho a minha conta associada a esse curso)? Ou mesmo sem terem saídos as colocações, podemos já começar a candidatura?
Obrigada pela ajuda e paciência!

Olá! Eu já estou a fazer a candidatura
Post automatically merged:

Malta, se algum de vcs está a fazer a candidatura a bolsa pela primeira vez, vcs conseguem avançar do passo 5 para o 6?
A mim o que está a acontecer é que ele parece que quer avançar e depois, nem eu sei bem porque, não avança

Última edição:
Olá! Tentei agora mesmo voltar a aceder ao site e já está disponível. Fornecem-nos o tal código de utilizador, uma palavra-passe temporária (que depois alteramos) e já temos a conta para a bolsa pronta. Supostamente, já podemos iniciar a candidatura.
No meu caso, aparece-me "Curso não tipificado: curso não definido", já que ainda não estou inscrita em nenhum curso, na verdade. Devo esperar para fazer a candidatura à bolsa só depois de me inscrever no curso que entrei (e assim já tenho a minha conta associada a esse curso)? Ou mesmo sem terem saídos as colocações, podemos já começar a candidatura?
Podem começar a candidatura mesmo sem saber ainda onde entraram. O sistema irá posteriormente preencher isso por vocês.

Podem começar a candidatura mesmo sem saber ainda onde entraram. O sistema irá posteriormente preencher isso por vocês.
Olá! Eu já estou a fazer a candidatura
Post automatically merged:

Malta, se algum de vcs está a fazer a candidatura a bolsa pela primeira vez, vcs conseguem avançar do passo 5 para o 6?
A mim o que está a acontecer é que ele parece que quer avançar e depois, nem eu sei bem porque, não avança
Obrigada pela ajuda, Alexandra!! :)
Bárbara, falta-me ainda recolher alguns dos documentos que é preciso apresentar, e por isso só faço a candidatura completa na próxima semana. Se tiver o mesmo problema, digo-te alguma coisa, pode ser? Mas espero que entretanto o consigas resolver... :(

Deves proceder já à candidatura. De referir que a plataforma continua com problemas pois não passa do passo 5 mas vai tentando. Não sei se dabes mas quem tem escalão de abono A, B ou C trm atribuição automática de bolsa, ou seja a partir do momento que entra no ensino supeiror e começa ano letivo comeca a ser transferido valor definido para cada escalão e mais tarde os serviços de ação social da universidade avaliam se está correto o valor. Por isso trata já da bolsa

• Like
Reactions: Bárbara🌺
Deves proceder já à candidatura. De referir que a plataforma continua com problemas pois não passa do passo 5 mas vai tentando. Não sei se dabes mas quem tem escalão de abono A, B ou C trm atribuição automática de bolsa, ou seja a partir do momento que entra no ensino supeiror e começa ano letivo comeca a ser transferido valor definido para cada escalão e mais tarde os serviços de ação social da universidade avaliam se está correto o valor. Por isso trata já da bolsa
Olá! Obrigada pelo conselho e pela informação extra do abono! Vou tratar então disto o quanto antes. :)

Também te está a acontecer a mesma coisa?

Obrigada pela ajuda, Alexandra!! :)
Bárbara, falta-me ainda recolher alguns dos documentos que é preciso apresentar, e por isso só faço a candidatura completa na próxima semana. Se tiver o mesmo problema, digo-te alguma coisa, pode ser? Mas espero que entretanto o consigas resolver... :(
Sim, pode!

Bom dia. A informação que a secretaria do meu agrupamento passou ( confirmado pela DGES) é que o Código ASE só é elegivel para escalão A porque existe uma quota de vagas destinadas à Acção Social, portanto só a esses poderá constar o código ASE quando solicitado. Contudo, isso não é impedimento a candidatar à bolsa de Estudo pois são coisas distintas.
Quem tem escalão B ou C não pode beneficiar da quota de Ação Social para candidatar-se.

• Like
Reactions: Ruby_Safra