Bolsa de estudo DGES

Letícia Saldanha

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2024
Olá, gostaria de saber se, ao me candidatar a uma faculdade e me candidatar a uma bolsa dges (SAS) posso acabar por não entrar na faculdade se o meu pedido de bolsa não for aceite? Ou acabo por conseguir entrar na faculdade mas, no caso, sem a bolsa?
Desde já, agradeço

Olá, gostaria de saber se, ao me candidatar a uma faculdade e me candidatar a uma bolsa dges (SAS) posso acabar por não entrar na faculdade se o meu pedido de bolsa não for aceite? Ou acabo por conseguir entrar na faculdade mas, no caso, sem a bolsa?
Desde já, agradeço
Olá @Letícia Saldanha
São candidaturas independentes, sendo que a tua candidatura à bolsa só costuma ser analisada depois de saberes se entraste ou não no ensino superior e de teres já realizado a matrícula. Logo entras no curso independentemente de te ser ou não atribuída a bolsa de estudos, que o mais provável é que só saibas mais tarde.

• Like
Reactions: Letícia Saldanha
Olá.
Mas então quando eu fizer a candidatura à faculdade, vou concorrer ao concurso nacional?
Se pretendes frequentar uma universidade pública, candidatas-te através do CNAES, sim.

• Like
Reactions: Letícia Saldanha
Olá. Tenho duas questões relativamente à Bolsa DGES...

A primeira questão é a seguinte, vou realizar este ano a 4°inscrição na universidade (curso de 3 anos) porque deixei algumas cadeiras por fazer. Só que ainda só tive 2x a bolsa.
Posso me inscrever para a bolsa mesmo sendo a minha 4°inscrição?

A outra questão é a seguinte posso me inscrever agora para a bolsa mesmo indo em Setembro a época especial? (Tenho os 36 créditos que a bolsa exige) ou só me posso inscrever em Setembro depois de realizar os exames?

Muito obrigada! ☺️

Olá @Joana01mac
A primeira questão é a seguinte, vou realizar este ano a 4°inscrição na universidade (curso de 3 anos) porque deixei algumas cadeiras por fazer. Só que ainda só tive 2x a bolsa.
Posso me inscrever para a bolsa mesmo sendo a minha 4°inscrição?
Sim, podes. Tu podes ter a bolsa de estudos durante 4 anos num curso de 3 anos.
A outra questão é a seguinte posso me inscrever agora para a bolsa mesmo indo em Setembro a época especial? (Tenho os 36 créditos que a bolsa exige) ou só me posso inscrever em Setembro depois de realizar os exames?
Podes fazer já ou até 30 de setembro sem qualquer prejuízo.

• Like
Reactions: Joana01mac
boa tarde, eu tenho uma duvida, alguem sabe se trabalhar no verão pode impossibilitar a renovação da bolsa dges
Em teoria, pode, mas depende do valor dos rendimentos auferidos e do rendimento resultante no agregado familiar. Terias de já estar muito perto do limite, tal que esse pequeno acréscimo te pusesse acima, para que isso acontecesse.

boa tarde, eu tenho uma duvida, alguem sabe se trabalhar no verão pode impossibilitar a renovação da bolsa dges
Olá @Beatriz Castro Ferreira
Como referido, tudo depende dos valores em causa. Adianto ainda que, desde 2023 os rendimentos dos trabalhadores-estudantes até 14 vezes o salário mínimo mensal não são incluídos no cálculo do rendimento per capita para efeitos da bolsa de estudos. Isso significa que, se trabalhares no verão e ganhares abaixo desse teto (14×€870 = €12.180/ano), esses valores são “descontados” da avaliação.

Última edição:
  • Like
Reactions: sigis