Bolsa de estudo e primeira propina

Alice Torre

Membro Caloiro
Matrícula
4 Setembro 2018
Bom dia!

Já me matriculei na universidade e tenho de pagar a primeira propina até domingo, eu candidatei - me a bolsa de estudo. Se eu pagar essa primeira propina e depois receber a bolsa eles devolvem esse dinheiro?

Obrigada!! ☺

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Bom dia!

Já me matriculei na universidade e tenho de pagar a primeira propina até domingo, eu candidatei - me a bolsa de estudo. Se eu pagar essa primeira propina e depois receber a bolsa eles devolvem esse dinheiro?

Obrigada!! ☺
ola!
sim a bolsa depois paga os retroativos,ou seja tudo o que estava para tras desde setembro ate á data em que iniciam o pagamento.
mas como ja fizes te a candidatura á bolsa nao precisas de pagar as propinas ate a bolsa ser aceite. nao te falaram disso na matricula? apenas precisavas de apresentar o comprovativo! liga para a faculdade e pergunta por essa hipotese
espero ter ajudado ;)

D

Deleted member 24639

Guest
Bom dia!

Obrigada!! ☺
Não, dado que no montante que vais receber quando receberes a bolsa já vão estar incluídos os valores referentes às prestações da propina que vencerem até essa data.

Alice Torre

Membro Caloiro
Matrícula
4 Setembro 2018
ola!
sim a bolsa depois paga os retroativos,ou seja tudo o que estava para tras desde setembro ate á data em que iniciam o pagamento.
mas como ja fizes te a candidatura á bolsa nao precisas de pagar as propinas ate a bolsa ser aceite. nao te falaram disso na matricula? apenas precisavas de apresentar o comprovativo! liga para a faculdade e pergunta por essa hipotese
espero ter ajudado ;)
Sim, na faculdade falaram me disse mas já me matriculei ontem de manhã e só tratei da bolsa à tarde, ou seja, não podia pedir o comprovativo naquele momento. Demoro 1h e tal de transportes até à universidade e não me estava a apetecer ir esta semana de novo lá só por causa do comprovativo. Se devolvessem era melhor pagar do que ir lá...

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Sim, na faculdade falaram me disse mas já me matriculei ontem de manhã e só tratei da bolsa à tarde, ou seja, não podia pedir o comprovativo naquele momento. Demoro 1h e tal de transportes até à universidade e não me estava a apetecer ir esta semana de novo lá só por causa do comprovativo. Se devolvessem era melhor pagar do que ir lá...
como preferires,mas provavelmente terás de pagar mais do que 1 prestaçao porque o resultado da bolsa nao sai assim tao cedo...

luismgf

Membro
Matrícula
21 Julho 2016
Bom dia!

Obrigada!! ☺
O valor mínimo da bolsa é o valor das propinas, portanto, se te for atribuída, ser-te-ão pagas todas as "mensalidades" que ficaram para trás da data em que vão iniciar o pagamento

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Que comprovativo é que temos de dar e onde? É que a mim não me disseram nada
quando te candidatas te á bolsa ficas te com um comprovativo da candidatura,podes retirar isso na parte dos documentos.
em algumas faculdades nao precisas de apresentar nada porque ja te aparece no sistema,mas noutras pedem esse papel para saberem que ao nao pagares as propinas estas a faze lo porque esperas pelo resultado da bolsa
liga ou vai á faculdade e pergunta por isso,porque tens esse direito de nao pagar enquanto estas á espera do resultado

Micashc

Membro
Matrícula
3 Agosto 2018
quando te candidatas te á bolsa ficas te com um comprovativo da candidatura,podes retirar isso na parte dos documentos.
em algumas faculdades nao precisas de apresentar nada porque ja te aparece no sistema,mas noutras pedem esse papel para saberem que ao nao pagares as propinas estas a faze lo porque esperas pelo resultado da bolsa
liga ou vai á faculdade e pergunta por isso,porque tens esse direito de nao pagar enquanto estas á espera do resultado
Ah sim a nós não foi preciso eles quando fazemos inscrição perguntam quem tem bolsa ou não bem como aparece logo no SAS UL que temos!Obrigada

• Like
Reactions: Mstudent17

AnônimaR

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2019
Curso
Ciências da Linguagem
Instituição
Nova FCSH
Olá. Quem tem a bolsa da DGES paga propinas? 🤔 E posso ficar com essa bolsa e com outra atribuída pela Câmara Municipal caso me venha a ser dada??

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL
Olá. Quem tem a bolsa da DGES paga propinas? 🤔
Olá @AnônimaR

Tipicamente, não, fica à espera do resultado da bolsa.
Só quero acrescentar que isso depende da instituição. No ISCTE, por exemplo, mesmo os candidatos à Bolsa são obrigados a pagar a primeira propina (mais o seguro) como forma de validar a matricula. Contudo, na FLUL, apenas se paga o seguro - ficando dispensados os pagamentos das propinas até sairem os resultados da Bolsa.

• Like
Reactions: davis
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
P Bolsa de estudo com mudança de curso Bolsas e Residências 2
M Bolsa de estudo com trabalho Bolsas e Residências 8
B Erro na candidatura à bolsa de estudo dges Bolsas e Residências 19
D Bolsa de Estudo DGES - Aluno Externo Bolsas e Residências 6
L Renovação da bolsa de estudo e +superior Bolsas e Residências 7
P Valor da bolsa de estudo no segundo ano Bolsas e Residências 7
A Bolsa de Estudo na 3a Fase Bolsas e Residências 1
M Bolsa de estudo - apareço na dges como não colocada Bolsas e Residências 1
F Regimes pós-laboral e à distância e bolsa de estudo Bolsas e Residências 1
M Bolsa de estudo e empréstimo bancário Bolsas e Residências 13
DinaOliJesus Bolsa de estudo - doença Bolsas e Residências 1
S Bolsa de Estudo e falta de ECTS Bolsas e Residências 3
C Conta bancária e a bolsa de estudo Bolsas e Residências 4
A Possibilidade de adquirir bolsa de estudo entrando na segunda fase de candidaturas Bolsas e Residências 12
M Bolsa de estudo e residência Bolsas e Residências 42
H Bolsa de Estudo no 2º e 3º ano da Licenciatura Bolsas e Residências 2
I Bolsa de estudo e contrato de trabalho Bolsas e Residências 1
Beatriz Ferreira Concorrer a Bolsa de Estudo para Mestrado Bolsas e Residências 1
David Oliveira perda da bolsa de estudo Bolsas e Residências 5
Martim Ferreira Bolsa de Estudo e Mudança de Instituição Bolsas e Residências 3
N Equivalências e bolsa de estudo Bolsas e Residências 13
João Traficante Perda da bolsa de estudo Ensino Secundário 0
A Validade/Limite da Bolsa de Estudo. Bolsas e Residências 3
C Anulaçao da bolsa de estudo e abono de familia Arquivo 1
D Bolsa de Estudo sem ter transitado de ano Bolsas e Residências 5
J Ter bolsa de estudo e fazer Erasmus Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
J Bolsa de estudo - 2ª fase de candidaturas Bolsas e Residências 25
S Bolsa de Estudo para Licenciado Bolsas e Residências 5
J Nova matrícula e bolsa de estudo Ensino Superior 1
G Credenciais de acesso para concorrer a bolsa de estudo Bolsas e Residências 110
A Bolsa de estudo numa universidade privada Bolsas e Residências 19
André Amândio Trocar curso para Bolsa de estudo Bolsas e Residências 1
S Bolsa de Estudo estágio Brasil Bolsas e Residências 0
A Pagamento propinas e bolsa de estudo Bolsas e Residências 15
B Mestrado: Bolsa de Estudo Bolsas e Residências 17
A Problema com a Candidatura à Bolsa de Estudo Bolsas e Residências 63
W Alternativas a bolsa de estudo Bolsas e Residências 24
C Anulação da bolsa de estudo Bolsas e Residências 0
Ricardo Pinto Bolsa de estudo - ISMAI Ensino Superior 7
D Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais Bolsas e Residências 4262
D Bolsa De Estudo Arquivo 0
F Valor da bolsa inclui alojamento? Bolsas e Residências 1
C Alojamento e Bolsa em Mestrado Alojamento Universitário 0
G Duvidas em relaçao A Bolsa de estudante, e em geral preços de Propinas, e mais especificamente a experiencia de Universidade Privada Etic 2019/2020 Ensino Superior 1
B Mantenho a bolsa de estudos? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Alex Erson Bolsa para semestre/ano extra Bolsas e Residências 2
E Valor mínimo da bolsa 2020/2021 Bolsas e Residências 1
C Chumbar de ano e Bolsa Bolsas e Residências 3
M Atribuição de bolsa automática a alunos com escalão A no ano anterior Bolsas e Residências 3
L Bolsa para estudante internacional Bolsas e Residências 0