Bolsa de estudo e residência

Eu acho que as faculdades fazem isto para que as vagas não ficassem "penduradas" se os candidatos depois não entrassem na faculdade em questão. É uma treta, mas é o que temos. Outra coisa, não sei se será em todas as universidades, mas em Évora os alunos do ano passado que já tinham residência têm prioridade sobre os novos alunos. Isto significa que para os novos alunos só vão abrir as vagas deixadas pelos alunos que saíram este ano. Mais vale procurar quarto por agora e depois logo se vê.

Isso fazem em todas as universidades

Sim é assim em todas as universidades e não é só sobre as vagas nas residências mas mesmo pelas vagas nas cadeiras...
A questão com os quartos é que nós não temos dinheiro, aliás houve uma pessoa que disse que se soubesse que isto era assim nem se inscrevia na universidade que se escreveu

Eu inscrevi-me, mas se n tiver quarto nem vou poder ir.

Eu inscrevi-me, mas se n tiver quarto nem vou poder ir.
Tem calma...Primeiro espera até falares com os SAS. Faz como disse a Mstudent17, leva os papéis de IRS do agregado familiar, leva comprovativo de renda (se viveres numa casa arrendada), leva extratos das contas bancárias do agregado em que dê p'ra ver o saldo a 31 de dez., para ver se veem a situação e te garantem vaga. Tenta fazer isso mal saiam as colocações. Quanto mais rápido, melhor.

Olá pessoas 🙂
Alguém me pode tirar umas dúvidas?
Quanto às bolsas de estudo, costumam “implicar”muito com o processo de candidatura ou pedir muitos esclarecimentos? Quando é que sou notificada com alguma coisa àcerca da aceitação ou não do requerimento ?

Olá pessoas 🙂
Alguém me pode tirar umas dúvidas?
Quanto às bolsas de estudo, costumam “implicar”muito com o processo de candidatura ou pedir muitos esclarecimentos? Quando é que sou notificada com alguma coisa àcerca da aceitação ou não do requerimento ?
Olá 🤗
Depende, varia muito de caso para caso.
Comigo pedem sempre muitos documentos relativos à situação do meu agregado e em certos casos chegam a pedir para fazer uma entrevista.
Lá para Setembro eles devem começar a avaliar as candidaturas e a partir daí vais começar a receber notificações no site. Pode ser um processo demorado, no meu segundo ano so recebi a bolsa em Fevereiro...😥 Mas geralmente, se enviares tudo o que eles pedem podes já estar a receber a bolsa em outubro ou novembro. 😉 Boa Sorte

• Like
Reactions: Beatriz Dias
Olá 🤗
Depende, varia muito de caso para caso.
Comigo pedem sempre muitos documentos relativos à situação do meu agregado e em certos casos chegam a pedir para fazer uma entrevista.
Lá para Setembro eles devem começar a avaliar as candidaturas e a partir daí vais começar a receber notificações no site. Pode ser um processo demorado, no meu segundo ano so recebi a bolsa em Fevereiro...😥 Mas geralmente, se enviares tudo o que eles pedem podes já estar a receber a bolsa em outubro ou novembro. 😉 Boa Sorte
Estou com muito medo precisamente pelo agregado familiar. O meu irmão não vive comigo nem com os meus pais, por isso não o coloquei na candidatura à bolsa. O problema é que com esta situação do COVID ele ainda não conseguiu mudar a morada no registo civil, continua a mesma que a minha. Tenho receio de perder a bolsa por isso

Estou com muito medo precisamente pelo agregado familiar. O meu irmão não vive comigo nem com os meus pais, por isso não o coloquei na candidatura à bolsa. O problema é que com esta situação do COVID ele ainda não conseguiu mudar a morada no registo civil, continua a mesma que a minha. Tenho receio de perder a bolsa por isso
Penso que isso não seja um problema 😉 De qualquer forma se eles pedirem explicações podes esclarecer mas acho que não perdes a bolsa por isso🤗

Boa tarde!
Este ano vou ingressar na universidade e candidatei-me à bolsa de estudo ( que espero receber).
A minha questão é a seguinte : Dado que as residências universitárias não fazem muito o meu género, poderei alugar um quarto e o custo dele ser cobrido na totalidade pelo complemento de alojamento?

Boa tarde!
Este ano vou ingressar na universidade e candidatei-me à bolsa de estudo ( que espero receber).
A minha questão é a seguinte : Dado que as residências universitárias não fazem muito o meu género, poderei alugar um quarto e o custo dele ser cobrido na totalidade pelo complemento de alojamento?
Olá Mariana 😉
Penso que depende da instituição de ensino para a qual fores estudar, não sei se em todas funciona assim mas algumas apenas oferecem o complemento de alojamento se te for recusado um lugar nas residências. E penso que este complemento tenha um valor maximo (175€ se não estou em erro)