Bolsa de Estudos - Candidatura

Rodri

Membro Caloiro
Matrícula
30 Janeiro 2015
Olá! ;)

Já recebi a senha para aceder à candidatura online de acesso ao ensino superior, contudo, quando pretendo fazer login na área de candidatura à bolsa, recebo a notificação de que os dados autenticação inseridos estão incorretos. Não é a mesma senha? Preciso de fazer outra conta de acesso só para a área de candidatura à bolsa?

Li depois, no site, que teria de me dirigir à instituição de ensino superior em que estou inscrito e solicitar a atribuição do código de utilizador e palavra-passe. Acontece que ainda não estou inscrito em nenhuma instituição de ensino superior...

JoanaLima

Ex-Moderadora
Matrícula
22 Outubro 2014
Olá! ;)

Já recebi a senha para aceder à candidatura online de acesso ao ensino superior, contudo, quando pretendo fazer login na área de candidatura à bolsa, recebo a notificação de que os dados autenticação inseridos estão incorretos. Não é a mesma senha? Preciso de fazer outra conta de acesso só para a área de candidatura à bolsa?

Li depois, no site, que teria de me dirigir à instituição de ensino superior em que estou inscrito e solicitar a atribuição do código de utilizador e palavra-passe. Acontece que ainda não estou inscrito em nenhuma instituição de ensino superior...
Boa tarde,

São coisas diferentes com passwords diferentes.

Quando estiveres a fazer a candidatura ao ensino superior vai-te ser perguntado se queres bolsa de estudos. Se quiseres só tens de colocar o teu número de telemóvel e eles enviam-te as credenciais de acesso.

Joana

Rodri

Membro Caloiro
Matrícula
30 Janeiro 2015
Boa tarde,

São coisas diferentes com passwords diferentes.

Quando estiveres a fazer a candidatura ao ensino superior vai-te ser perguntado se queres bolsa de estudos. Se quiseres só tens de colocar o teu número de telemóvel e eles enviam-te as credenciais de acesso.

Joana
Obrigado pelo seu esclarecimento! ;)

Matrícula
2 Julho 2015
olá :) tenho uma duvida acerca dos documentos utilizados para a candidatura para a bolsa. Entendi que para um correcto preenchimento do formulário de candidatura deveremos ter connosco os seguintes documentos, referentes a mim e a todos os membros do meu agregado familiar: (i) Cartão de cidadão (ou, em alternativa, o cartão de contribuinte (para preenchimento do número de identificação fiscal (NIF)) e o cartão da Segurança Social (para preenchimento do número de identificação da segurança social (NISS)); (ii) Declaração(ões) de IRS; (iii) Declaração(ões) do imposto municipal sobre imóveis (IMI); (iv) Caderneta(s) predial(ais).
No entanto não entendo: o IRS para a candidatura para o ano 2015/2016 é o IRS de 2014 ou 2015?
o que é as Declaração(ões) do imposto municipal sobre imóveis (IMI) e a Caderneta predial?
gostaria de um esclarecimento :)

Carlos Silva

Membro
Matrícula
18 Janeiro 2015
Como é que eu faço para simular o valor da bolsa a que terei acesso? É que dependendo do valor da bolsa que em princípio terei acesso é que irei ordenar as minhas preferências. Muito obrigado :)

Jhago

Membro
Matrícula
3 Julho 2015
olá :) tenho uma duvida acerca dos documentos utilizados para a candidatura para a bolsa. Entendi que para um correcto preenchimento do formulário de candidatura deveremos ter connosco os seguintes documentos, referentes a mim e a todos os membros do meu agregado familiar: (i) Cartão de cidadão (ou, em alternativa, o cartão de contribuinte (para preenchimento do número de identificação fiscal (NIF)) e o cartão da Segurança Social (para preenchimento do número de identificação da segurança social (NISS)); (ii) Declaração(ões) de IRS; (iii) Declaração(ões) do imposto municipal sobre imóveis (IMI); (iv) Caderneta(s) predial(ais).
No entanto não entendo: o IRS para a candidatura para o ano 2015/2016 é o IRS de 2014 ou 2015?
o que é as Declaração(ões) do imposto municipal sobre imóveis (IMI) e a Caderneta predial?
gostaria de um esclarecimento :)

O IRS é sempre do ano transacto, ou seja, estando nós em 2015, entregas a declaração referente ao ano 2014 (tu ainda não tens sequer a de 2015, já agora). Leva o comprovativo e a respectiva liquidação.
A declaração do IMI é mesmo isso, é declaração que pagaste X pelo "imposto da casa". Não é a renda! A caderneta predial é o documento que identifica um dado imóvel e a pessoa proprietária. Podes obter ambos a partir ou da repartição das finanças ou do portal das finanças (com a conta da pessoa que possui o imóvel).

Como é que eu faço para simular o valor da bolsa a que terei acesso? É que dependendo do valor da bolsa que em princípio terei acesso é que irei ordenar as minhas preferências. Muito obrigado :)

Não creio que isso exista, tens de fazer as contas à mão. É quase certo, no entanto, que tenhas pouco mais que o valor das propinas, a não ser que a tua situação financeira seja mesmo fraca.
Se o problema for para onde vais viver, se tiveres direito a bolsa eles dão-te (se tu o pedires) um suplemento para bolsa. Convém é dirigires-te mal possas às residências da zona onde calhaste para saber as informações detalhadas.

Eu sei que é chato não saber de antemão se tens bolsa ou qual o seu valor, mas é daquelas circunstâncias que é dificil prever.

Última edição:
  • Like
Reactions: Alentejanaindecisa

Sirs

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Ola! Acabei agora o 12ºano, e queria candidatar-me á bolsa (numa universidade Publica), no entanto tenho algumas questões. Qualquer aluno pode concorrer á bolsa? Mesmo antes de fazer a candidatura ao curso do ensino superior?
Obrigada

Jhago

Membro
Matrícula
3 Julho 2015
Ola! Acabei agora o 12ºano, e queria candidatar-me á bolsa (numa universidade Publica), no entanto tenho algumas questões. Qualquer aluno pode concorrer á bolsa? Mesmo antes de fazer a candidatura ao curso do ensino superior?
Obrigada

Claro que não. Eles nem teriam informação para te dar as credenciais, e tens de esperar por saberes em que instituição ficas, tanto quanto sei, porque quem gere o teu processo são os serviços sociais dessa instituição... Junta os documentos todos que consigas e que vão ser necessários, e trata do assunto já a começar no dia em que fazes a inscrição na universidade (até para não haver problemas com o pagamento de propinas).

• Like
Reactions: Célia

Sirs

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Claro que não. Eles nem teriam informação para te dar as credenciais, e tens de esperar por saberes em que instituição ficas, tanto quanto sei, porque quem gere o teu processo são os serviços sociais dessa instituição... Junta os documentos todos que consigas e que vão ser necessários, e trata do assunto já a começar no dia em que fazes a inscrição na universidade (até para não haver problemas com o pagamento de propinas).

Obrigada! :)

Diana Martins

Membro
Matrícula
6 Junho 2015
Curso
Ciências Forenses Laboratoriais
Instituição
ISCS-N
http://www.dges.mec.pt/simulador/ por aqui podes prever o valor da bolsa. agora se costuma ou não corresponder a realidade já não te posso dizer :\ Boa Sorte

Raquel

Membro Veterano
Matrícula
23 Janeiro 2015
Curso
Mestrado em Ciências Biomédicas
Instituição
IHMT-UNL
Boa tarde. Estive a ler alguns dos requisitos que são necessários para a candidatura da bolsa e reparei que é pedido que anexemos alguns ficheiros de modo a comprovar algumas informações dadas. A minha questão é: apenas aceitam ficheiros anexados no formato de PDF, mas quando digitalizo os documentos na minha fotocopiadora, estes são guardados no formato JPG. Alguém me sabe dizer como posso convertê-los a PDF?

Obrigada :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
A minha questão é: apenas aceitam ficheiros anexados no formato de PDF, mas quando digitalizo os documentos na minha fotocopiadora, estes são guardados no formato JPG. Alguém me sabe dizer como posso convertê-los a PDF?
Olá @Raquel
Há vários conversores de JPG para PDF, é uma questão de pesquisares. Por exemplo tens este aqui.

• Like
Reactions: Alentejanaindecisa

s.amarelinho

Membro
Matrícula
15 Junho 2015
Ah eu quero concorrer à bolsa. Tenho que pedir agora ou quando souber que entrei?

Quando estiveres a fazer a candidatura online há uma opção que diz algo do género "pretende concorrer a bolsa de estudo?" e depois de confirmares que sim pedem-te o número de telemóvel e enviam-te umas credenciais que vais utilizar noutra plataforma para te candidatares à bolsa de estudo. É aí que preenches depois os dados do teu agregado familiar e envias documentos que te possam pedir.

• Like
Reactions: davis

Fábio Lopes

Membro
Matrícula
12 Março 2015
Quando estiveres a fazer a candidatura online há uma opção que diz algo do género "pretende concorrer a bolsa de estudo?" e depois de confirmares que sim pedem-te o número de telemóvel e enviam-te umas credenciais que vais utilizar noutra plataforma para te candidatares à bolsa de estudo. É aí que preenches depois os dados do teu agregado familiar e envias documentos que te possam pedir.
Qual é a plantaforma? Eles mandam o site da plantaforma?