Bolsa de Estudos - Candidatura

Elizabeth Natalina

Membro Caloiro
Matrícula
22 Setembro 2016
Gostaria de saber se quem não conseguiu fazer a sua candidatura a bolsa da DGES até 30/Set se ainda o pode fazer e em que condições?
Obrigado pela atenção dada a este post, aguardo resposta. :yum:

Estou na mesma situação que tu! Preciso dos extratos bancários para preencher a parte do Património Mobiliário e só o consigo fazer a partir de segunda. Mas no site da Dges (Bolsas de Estudo | DGES), na parte onde diz 'Qual o prazo para apresentar candidatura à bolsa de estudo?', aparece, em letras pequenas: 'Ocorrendo a inscrição antes de 30 de setembro o estudante dispõe sempre de um prazo de 20 dias úteis para submeter o requerimento, mesmo que esse prazo ultrapasse aquela data.' Como fiz a inscrição e matrícula a 28 de Setembro ainda tenho alguns dias para submeter, então, acho que o mesmo se aplica a ti. De qualquer forma, amanhã ligo à dges para saber.

ddcard

Membro Caloiro
Matrícula
8 Outubro 2017
Olá boa noite desde já e parabéns pela ajuda e entre-ajuda neste blogue.
Entrei no ensino superior no ano lectivo
12/13- Não concorri á bolsa
13/14- Concorri- recebi bolsa
14/15- Concorri- recebi bolsa
15/16- Não recebi por insucesso escolar ( falta de créditos )
16/17- Não me matriculei e decidi ir trabalhar estive
17/18- Decidi acabar a minha licenciatura estando no meu 3º ano. Reingresso e fui colocado.

No caso de reingresso gostaria de saber se me posso candidatar á bolsa de estudos e ter direito, neste momento tenho insuficiência económica . Se não receber vai quase ser impossível de me manter cá.
Como está a legislação a esse nivel?
Mais uma vez obrigado por existir um blogue assim, parabéns a quem despende do tempo para ajudar.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @ddcard
No caso de reingresso gostaria de saber se me posso candidatar á bolsa de estudos e ter direito, neste momento tenho insuficiência económica . Se não receber vai quase ser impossível de me manter cá.
Como está a legislação a esse nivel?
Podes concorrer, sim. Deverá ser avaliada a tua última matrícula, neste caso a de 15/16, para ver se voltaste a ter aproveitamento.

NelsonPacheco_955

Membro Caloiro
Matrícula
6 Outubro 2017
Boa tarde, é o seguinte, sou novo nessas andanças e a minha dúvida é:
Vou candidatar-me à bolsa de estudo, mas, enquanto não tiver a bolsa, como a minha familia é carênciada, ha algum apoio para os transportes ou alguma outra maneira de o fazer enquanto não me é atribuida a bolsa?

Obrigado!
Cumprimentos!

user1010

Membro Caloiro
Matrícula
25 Novembro 2015
Curso
LLC
Instituição
FLUL
Boa noite,

Ando com uma dúvida sobre a atribuição da bolsa e queria pedir uma opinião.
No ano letivo 2014/2015 entrei para a faculdade e concorri à bolsa, Recebi. (fiz 0 cadeiras)
No ano letivo 2015/2016 concorri, mas por falta de aproveitamento, Não Recebi. (fiz 6 cadeiras)
No ano letivo 2016/2017 concorri, Recebi de novo. (fiz 8 cadeiras)
Agora, neste ano letivo 2017/2018, concorri novamente e até agora não recebi qualquer tipo de resposta. (tenho 11 cadeiras para fazer)
Para o próximo ano letivo terei de repetir um semestre (5 cadeiras).

A minha dúvida é, vou receber algum tipo de ajuda? Supostamente vou fazer 5 anos de faculdade, sendo que a minha licenciatura é de 3.
Sei que a bolsa costuma ajudar até ao 4ºano. No meu caso "só" recebi, até agora, 2 anos. Mas eles podem "implicar" comigo e devido ao meu historial não famoso de concluir cadeiras desistir de me facultar apoio financeiro?

D

Deleted member 2018

Guest
A minha dúvida é, vou receber algum tipo de ajuda? Supostamente vou fazer 5 anos de faculdade, sendo que a minha licenciatura é de 3.
Sei que a bolsa costuma ajudar até ao 4ºano. No meu caso "só" recebi, até agora, 2 anos. Mas eles podem "implicar" comigo e devido ao meu historial não famoso de concluir cadeiras desistir de me facultar apoio financeiro?
Sim, influencia e impede-te de receber bolsa - o facto de não teres recebido no 2.º ano não importa neste caso.

Matrícula
20 Julho 2017
Curso
Mestrado - Design Industrial
Instituição
Ubi
Boa noite,

Ando com uma dúvida sobre a atribuição da bolsa e queria pedir uma opinião.
No ano letivo 2014/2015 entrei para a faculdade e concorri à bolsa, Recebi. (fiz 0 cadeiras)
No ano letivo 2015/2016 concorri, mas por falta de aproveitamento, Não Recebi. (fiz 6 cadeiras)
No ano letivo 2016/2017 concorri, Recebi de novo. (fiz 8 cadeiras)
Agora, neste ano letivo 2017/2018, concorri novamente e até agora não recebi qualquer tipo de resposta. (tenho 11 cadeiras para fazer)
Para o próximo ano letivo terei de repetir um semestre (5 cadeiras).

Honestamente, em relação a outros países, Portugal é bem tolerante no que diz respeito à atribuição de bolsas quando não ha aproveitamento.
Não sei qual o motivo que te levou a não ter aproveitamento. Ha casos como problemas de saúde ou familiares que devem, a meu ver, ser tolerados. Porem, se foi apenas por ser baldas, nada mais justo do que suspenderem a bolsa.

As bolsas de estudo são pagas com dinheiros públicos (que são pagos por todos nós) de forma a proporcionar o acesso ao ensino superior a pessoas que não tenham recursos financeiros. Supõem-se e espera-se de quem recebe esse apoio que o aproveite.

E com isto posso estar a ser um pouco moralista ou até injusto uma vez que nao sei o que está por traz da tua falta de aproveitamento, mas tendo sido eu bolseiro, tendo assistido ao longo destes anos a desistências por parte de pessoas dedicadas por falta de recursos e às quais não foi atribuída qualquer bolsa ou esta foi insuficiente, de uma forma geral, acho escandaloso.

Assim sendo a legislação é bem clara ao exigir um numero mínimo de ECTS's....logo, acho que tá tudo respondido!

bruna.i.g.goncalves

Membro Caloiro
Matrícula
17 Junho 2017
Olá! Faltam-me entregar uns documentos para a bolsa, à qual já me candidatei, mas já passaram os 10 dias de prazo de entrega. Liguei para os serviços de ação social da minha universidade e o que me disseram é que há lá uma secção que diz "oposição" e é aí onde tenho de os colocar, mas acontece que eu não encontro nada e preciso de os entregar com alguma urgência. Será que alguém me consegue ajudar?

MónicaS

Membro
Matrícula
10 Setembro 2016
Olá! Faltam-me entregar uns documentos para a bolsa, à qual já me candidatei, mas já passaram os 10 dias de prazo de entrega. Liguei para os serviços de ação social da minha universidade e o que me disseram é que há lá uma secção que diz "oposição" e é aí onde tenho de os colocar, mas acontece que eu não encontro nada e preciso de os entregar com alguma urgência. Será que alguém me consegue ajudar?
Não sei se ainda vou a tempo de te responder mas aqui vai: na aba do "resultado", onde normalmente te dizem o valor da bolsa etc é lá onde se encontra "Inserir oposição" sublinhado em azul.

Matrícula
20 Fevereiro 2018
Acabei agora mesmo de submeter a minha candidatura!
No final, apareceu um link para eu concluir o pedido de atribuição de bolsa, quando clico no link a página da DGES diz ''Ocorreu um erro na geração das suas credenciais de acesso ao site de candidatura a bolsa de estudo, por favor, tente mais tarde. ''

É normal? Tenho que esperar mais algum tempo ou também está a acontecer o mesmo com alguém?

Pepper456

Membro Dux
Matrícula
29 Janeiro 2016
Curso
LEC
Instituição
ISEP
Acabei agora mesmo de submeter a minha candidatura!
No final, apareceu um link para eu concluir o pedido de atribuição de bolsa, quando clico no link a página da DGES diz ''Ocorreu um erro na geração das suas credenciais de acesso ao site de candidatura a bolsa de estudo, por favor, tente mais tarde. ''

É normal? Tenho que esperar mais algum tempo ou também está a acontecer o mesmo com alguém?
Isso acabou de me acontecer, temos que esperar quase de certeza...

• Like
Reactions: Duarte Mendes 123

Telmo Francisco

Membro Dux
Matrícula
9 Outubro 2017
Curso
Antropologia
Instituição
Universidade de Coimbra
Bom dia :)
Eu tenho uma dúvida em relação a um dos tópicos de preenchimento da candidatura à bolsa de estudo... Na aba do "Património" a primeira alínea é "Depósitos Bancários à ordem", com esta informação extra: "Extrato de conta bancária (saldo no dia de referência)." O dia de referência é 31 de Dezembro de 2017 creio eu.

O que tenho de colocar ao certo aqui? Uns dizem que é realmente o saldo do agregado familiar naquele dia, outros dizem que não e não colocam nada.. Em que ficamos? O que coloco? Coloco o saldo que o meu agregado tinha naquele dia? (Neste caso terei de somar o meu saldo, mais o da minha mãe e mais do meu pai naquele dia).

Peter

Membro Catedrático
Matrícula
22 Agosto 2015
Bom dia :)
Eu tenho uma dúvida em relação a um dos tópicos de preenchimento da candidatura à bolsa de estudo... Na aba do "Património" a primeira alínea é "Depósitos Bancários à ordem", com esta informação extra: "Extrato de conta bancária (saldo no dia de referência)." O dia de referência é 31 de Dezembro de 2017 creio eu.

O que tenho de colocar ao certo aqui? Uns dizem que é realmente o saldo do agregado familiar naquele dia, outros dizem que não e não colocam nada.. Em que ficamos? O que coloco? Coloco o saldo que o meu agregado tinha naquele dia? (Neste caso terei de somar o meu saldo, mais o da minha mãe e mais do meu pai naquele dia).
Tens de ir ao branco, solicitar os extractos das contas nesse dia e colocas os valores (somando todos)

Telmo Francisco

Membro Dux
Matrícula
9 Outubro 2017
Curso
Antropologia
Instituição
Universidade de Coimbra
Tens de ir ao branco, solicitar os extractos das contas nesse dia e colocas os valores

Eu sei o que tinha naquele dia. Tenho as cadernetas das contas dos meus pais e uma carta com o meu extracto remetente aquele mês.
Falta-me mesmo só somar e colocar lá.