Bolsa de Mérito

Claudia Peixoto

Membro Caloiro
Matrícula
15 Março 2015
Olá aos dois :)
Só sei no caso da universidade do Minho que é a que frequento. Podem receber dois tipos de bolsas: de excelência ou de mérito. Ambas são independentes dos rendimentos IRS. No caso da primeira, bolsa de excelência, diz respeito a alunos que ingressem na universidade do Minho e é entregue ao melhor aluno que ingresse na 1ª fase do concurso nacional, no curso que têm em primeira opção tendo de ter nota superior ou igual a 16 valores.
No caso da bolsa de mérito é atribuída todos os anos ao melhor aluno de cada ano de cada curso da universidade e para a receber terá de ter média superior a 16 valores sem cadeiras em atraso. Nos documentos em baixo têm toda a informação sobre ambas as bolsas. Qualquer coisa disponham. ;)
P.S o valor das bolsas é aproximadamente o valor das propinas anuais.

http://alunos.uminho.pt/UploadsEditorTexto/Files/Premios merito/Despacho_RT-30_2012_Reg_Bolsas_ Excelencia.pdf
http://alunos.uminho.pt/UploadsEditorTexto/Files/Premios merito/Despacho_65-2010.pdf

Última edição:
  • Like
Reactions: Mariana31

airam1

Membro
Matrícula
30 Janeiro 2015
Olá aos dois :)
Só sei no caso da universidade do Minho que é a que frequento. Podem receber dois tipos de bolsas: de excelência ou de mérito. Ambas são independentes dos rendimentos IRS. No caso da primeira, bolsa de excelência, diz respeito a alunos que ingressem na universidade do Minho e é entregue ao melhor aluno que ingresse na 1ª fase do concurso nacional, no curso que têm em primeira opção tendo de ter nota superior ou igual a 16 valores.
No caso da bolsa de mérito é atribuída todos os anos ao melhor aluno de cada ano de cada curso da universidade e para a receber terá de ter média superior a 16 valores sem cadeiras em atraso. Nos documentos em baixo têm toda a informação sobre ambas as bolsas. Qualquer coisa disponham. ;)
P.S o valor das bolsas é aproximadamente o valor das propinas anuais.

http://alunos.uminho.pt/UploadsEditorTexto/Files/Premios merito/Despacho_RT-30_2012_Reg_Bolsas_ Excelencia.pdf
http://alunos.uminho.pt/UploadsEditorTexto/Files/Premios merito/Despacho_65-2010.pdf
Obrigada pela ajuda! :)

• Like
Reactions: Claudia Peixoto

BeatrizVR

Membro Caloiro
Matrícula
30 Março 2015
Olá, boa noite.
Eu quero candidatar-me à UL e vários colegas têm-me dito que existem bolsas de mérito para quem tenha média superior a 16 valores. Como eu tenho média superior a 16 valores estava interessada nesta bolsa de mérito, visto que até era uma ajuda para este primeiro ano. No entanto, tenho andado a pesquisar e não vi qualquer informação sobre bolsas de mérito nem nesta universidade nem no ano letivo de 2015/2016.
A questão que coloco é a seguinte: estas bolsas ainda estão em vigor para esta universidade e para este ano letivo?

gbmadureira12

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
1 Fevereiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Alguem sabe se a UPorto tem bolsas de merito ou excelencia?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Alguem sabe se a UPorto tem bolsas de merito ou excelencia?
Tem, sim. Não estou a encontrar a informação neste novo site da UPorto, mas aqui referem que "Paralelamente, a U.Porto atribui bolsas de mérito aos estudantes com melhores resultados académicos".

• Like
Reactions: gbmadureira12

gbmadureira12

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
1 Fevereiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Quando dizem "alunos" pressuponho que seja lá dentro senão seria "candidatos". Vou informar-me disto xD

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Quando dizem "alunos" pressuponho que seja lá dentro senão seria "candidatos". Vou informar-me disto xD
É um bom detalhe, só perguntando. Na minha faculdade os caloiros não tinham direito às bolsas de mérito, já que só contavam as notas da instituição, o que faz algum sentido.

• Like
Reactions: Beatriz Dias

Carolina

Membro Caloiro
Matrícula
30 Janeiro 2015
Olá, boa noite a todos!
Espero tornar-me brevemente uma aluna da U.A. e tenho algumas dúvidas que gostava que me esclarecessem, pf:

1. Se entrar no curso pretendido em 1ª fase, mas a minha média de candidatura da 2ª fase ao ser superior a 175 pontos me possibilitar o acesso a uma bolsa de estudos por mérito, como poderei fazer para a obter? Isto é, é possível?

2. Existe ou não um número de vagas mínimo estipulado para a 2ª fase de candidaturas para todos os cursos? Ou é possível que para determinado curso não exista 2ª fase?

Obrigada :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Carolina
1. Se entrar no curso pretendido em 1ª fase, mas a minha média de candidatura da 2ª fase ao ser superior a 175 pontos me possibilitar o acesso a uma bolsa de estudos por mérito, como poderei fazer para a obter? Isto é, é possível?
Não percebi a tua dúvida.
2. Existe ou não um número de vagas mínimo estipulado para a 2ª fase de candidaturas para todos os cursos? Ou é possível que para determinado curso não exista 2ª fase?
O mínimo de vagas da 2ª fase é 1, mas só nos casos em que sobram vagas na 1ª fase de candidaturas. Nos outros não há qualquer mínimo, pelo que é possível que não abra vagas. Podes ver neste artigo do ano passado como são obtidas as vagas para a 2ª fase de candidaturas:
http://uniarea.com/colocado-e-agora-matriculas-e-2a-fase-de-candidaturas/

Carolina

Membro Caloiro
Matrícula
30 Janeiro 2015
Olá @Carolina

Não percebi a tua dúvida.

O mínimo de vagas da 2ª fase é 1, mas só nos casos em que sobram vagas na 1ª fase de candidaturas. Nos outros não há qualquer mínimo, pelo que é possível que não abra vagas. Podes ver neste artigo do ano passado como são obtidas as vagas para a 2ª fase de candidaturas:
http://uniarea.com/colocado-e-agora-matriculas-e-2a-fase-de-candidaturas/
Bom dia :smiley:
Desde já obrigada pela resposta à segunda pergunta, agora já fiquei a perceber. Quanto à outra questão, vou ver se consigo explicar isto melhor!
A UA oferece uma bolsa de mérito a alunos que se candidatem pela primeira vez e tenham uma média superior a 175 pts. No meu caso, relativamente à média para a 1ª fase de candidaturas, não consigo atingir essa tal "meta". Acontece que se fosse a média de candidatura da 2ª fase já dava! O que eu gostava de saber era se há alguma possibilidade de eu conseguir obter a tal bolsa, uma vez que ainda é um valor considerável e dava bastante jeito! :blush:

Claudia Peixoto

Membro Caloiro
Matrícula
15 Março 2015
Bom dia :smiley:
Desde já obrigada pela resposta à segunda pergunta, agora já fiquei a perceber. Quanto à outra questão, vou ver se consigo explicar isto melhor!
A UA oferece uma bolsa de mérito a alunos que se candidatem pela primeira vez e tenham uma média superior a 175 pts. No meu caso, relativamente à média para a 1ª fase de candidaturas, não consigo atingir essa tal "meta". Acontece que se fosse a média de candidatura da 2ª fase já dava! O que eu gostava de saber era se há alguma possibilidade de eu conseguir obter a tal bolsa, uma vez que ainda é um valor considerável e dava bastante jeito! :blush:

Olá Carolina,

Não sei se já viste o regulamento da atribuição dessas bolsas podes consultar aqui :https://www.ua.pt/sga/PageText.aspx?id=4646 onde diz atribuição de bolsas de estudo aos melhores caloiros da Universidade de Aveiro.
Neste documento eles dizem que " Para efeitos de atribuição de bolsas a alunos inscritos no 1º ano dos cursos formação inicial, considera-se aproveitamento escolar excepcional a entrada no respectivo curso com a melhor classificação,desde que a mesma seja de Muito bom (igual ou superior a 175 pontos)."
Não referem nada sobre 1ª ou 2ª fase, ou seja, penso que desde que a tua nota de entrada seja superior a 175 és uma potencial candidata. Não vi se atribuem a todos os alunos ou apenas ao melhor, na Uminho atribuem apenas ao melhor. Mas lê o documento e vê o que achas ;)

beijinho

Última edição:

Carolina

Membro Caloiro
Matrícula
30 Janeiro 2015
Olá Carolina,

Não sei se já viste o regulamento da atribuição dessas bolsas podes consultar aqui :https://www.ua.pt/sga/PageText.aspx?id=4646 onde diz atribuição de bolsas de estudo aos melhores caloiros da Universidade de Aveiro.
Neste documento eles dizem que " Para efeitos de atribuição de bolsas a alunos inscritos no 1º ano dos cursos formação inicial, considera-se aproveitamento escolar excepcional a entrada no respectivo curso com a melhor classificação,desde que a mesma seja de Muito bom (igual ou superior a 175 pontos)."
Não referem nada sobre 1ª ou 2ª fase, ou seja, penso que desde que a tua nota de entrada seja superior a 175 és uma potencial candidata. Não vi se atribuem a todos os alunos ou apenas ao melhor, na Uminho atribuem apenas ao melhor. Mas lê o documento e vê o que achas ;)

beijinho

Olá Cláudia, obrigada pela tua resposta! Realmente depois de ter lido o regulamento também fiquei na dúvida se seria apenas para o melhor aluno, desde que superior a 175 pts. Vou tentar esclarecer-me junto dos serviços académicos, mas não está fácil...:(

• Like
Reactions: Claudia Peixoto

Claudia Peixoto

Membro Caloiro
Matrícula
15 Março 2015
Olá Cláudia, obrigada pela tua resposta! Realmente depois de ter lido o regulamento também fiquei na dúvida se seria apenas para o melhor aluno, desde que superior a 175 pts. Vou tentar esclarecer-me junto dos serviços académicos, mas não está fácil...:(
Talvez o melhor seja ligares para lá, assim ficas a saber tudo direitinho :) tens aqui uma lista dos premiados, parece-me que foi só um por curso, mas não sei de que ano é isto: http://uaonline.ua.pt/upload/med/joua_m_1859.pdf
Boa sorte para esta nova etapa :D

David Andrade

Membro Veterano
Matrícula
21 Junho 2015
Curso
Matemática Aplicada e Computação
Instituição
ULisboa - IST Alameda
Tenho uma amiga que frequenta a UA e ela disse-me que é apenas o melhor (por azar, ela era a segunda melhor). :)

David Andrade

Membro Veterano
Matrícula
21 Junho 2015
Curso
Matemática Aplicada e Computação
Instituição
ULisboa - IST Alameda
considera-se aproveitamento escolar excepcional a entrada no respectivo curso com a melhor classificação,desde que a mesma seja de Muito bom (igual ou superior a 175 pontos)

Pelo que entendo deste português, o aluno tem de satisfazer simultaneamente as seguintes condições:

1) Ser o candidato com a nota de candidatura mais elevada
2) Ter nota de candidatura de pelo menos 175,0.

Leandro Nova

Membro
Matrícula
14 Agosto 2015
Olá! Tenho umas dúvidas. Para começar, tendo em conta que no final do mês enviei a minha candidatura à Bolsa de Estudo e, na passada semana, já paguei a primeira prestação, matrícula, inscrição e seguro, existe alguma possibilidade (caso seja aceite) de ser reembolsado? E já agora, a Bolsa de Estudo compreende o valor do ano inteiro?
Relativamente às bolsas de mérito e excelência, tendo em conta que tenho uma média alta (não é para me gabar :3), como faço para me candidatar a essas bolsas? Ou as notas do secundáro simplesmente em nada contribuem para as mesmas?
OBRIGADO

Leandro Nova

Membro
Matrícula
14 Agosto 2015
Olá! Tenho umas dúvidas. Para começar, tendo em conta que no final do mês enviei a minha candidatura à Bolsa de Estudo e, na passada semana, já paguei a primeira prestação, matrícula, inscrição e seguro, existe alguma possibilidade (caso seja aceite) de ser reembolsado? E já agora, a Bolsa de Estudo compreende o valor do ano inteiro?
Relativamente às bolsas de mérito e excelência, tendo em conta que tenho uma média alta (não é para me gabar :3), como faço para me candidatar a essas bolsas? Ou as notas do secundáro simplesmente em nada contribuem para as mesmas?
OBRIGADO
Ah, nao especifiquei, mas o mês é de Agosto