- Matrícula
- 19 Março 2015
Olá a todos, eu gostaria de saber como funcionam as bolsas de mérito! Será so pela média ou envolve o IRS, etc... Obrigada :)
Obrigada pela ajuda! :)Olá aos dois :)
Só sei no caso da universidade do Minho que é a que frequento. Podem receber dois tipos de bolsas: de excelência ou de mérito. Ambas são independentes dos rendimentos IRS. No caso da primeira, bolsa de excelência, diz respeito a alunos que ingressem na universidade do Minho e é entregue ao melhor aluno que ingresse na 1ª fase do concurso nacional, no curso que têm em primeira opção tendo de ter nota superior ou igual a 16 valores.
No caso da bolsa de mérito é atribuída todos os anos ao melhor aluno de cada ano de cada curso da universidade e para a receber terá de ter média superior a 16 valores sem cadeiras em atraso. Nos documentos em baixo têm toda a informação sobre ambas as bolsas. Qualquer coisa disponham. ;)
P.S o valor das bolsas é aproximadamente o valor das propinas anuais.
http://alunos.uminho.pt/UploadsEditorTexto/Files/Premios merito/Despacho_RT-30_2012_Reg_Bolsas_ Excelencia.pdf
http://alunos.uminho.pt/UploadsEditorTexto/Files/Premios merito/Despacho_65-2010.pdf
Olá @BeatrizVRA questão que coloco é a seguinte: estas bolsas ainda estão em vigor para esta universidade e para este ano letivo?
Tem, sim. Não estou a encontrar a informação neste novo site da UPorto, mas aqui referem que "Paralelamente, a U.Porto atribui bolsas de mérito aos estudantes com melhores resultados académicos".Alguem sabe se a UPorto tem bolsas de merito ou excelencia?
É um bom detalhe, só perguntando. Na minha faculdade os caloiros não tinham direito às bolsas de mérito, já que só contavam as notas da instituição, o que faz algum sentido.Quando dizem "alunos" pressuponho que seja lá dentro senão seria "candidatos". Vou informar-me disto xD
Não percebi a tua dúvida.1. Se entrar no curso pretendido em 1ª fase, mas a minha média de candidatura da 2ª fase ao ser superior a 175 pontos me possibilitar o acesso a uma bolsa de estudos por mérito, como poderei fazer para a obter? Isto é, é possível?
O mínimo de vagas da 2ª fase é 1, mas só nos casos em que sobram vagas na 1ª fase de candidaturas. Nos outros não há qualquer mínimo, pelo que é possível que não abra vagas. Podes ver neste artigo do ano passado como são obtidas as vagas para a 2ª fase de candidaturas:2. Existe ou não um número de vagas mínimo estipulado para a 2ª fase de candidaturas para todos os cursos? Ou é possível que para determinado curso não exista 2ª fase?
Olá @Carolina
Não percebi a tua dúvida.
O mínimo de vagas da 2ª fase é 1, mas só nos casos em que sobram vagas na 1ª fase de candidaturas. Nos outros não há qualquer mínimo, pelo que é possível que não abra vagas. Podes ver neste artigo do ano passado como são obtidas as vagas para a 2ª fase de candidaturas:
http://uniarea.com/colocado-e-agora-matriculas-e-2a-fase-de-candidaturas/
Bom dia
Desde já obrigada pela resposta à segunda pergunta, agora já fiquei a perceber. Quanto à outra questão, vou ver se consigo explicar isto melhor!
A UA oferece uma bolsa de mérito a alunos que se candidatem pela primeira vez e tenham uma média superior a 175 pts. No meu caso, relativamente à média para a 1ª fase de candidaturas, não consigo atingir essa tal "meta". Acontece que se fosse a média de candidatura da 2ª fase já dava! O que eu gostava de saber era se há alguma possibilidade de eu conseguir obter a tal bolsa, uma vez que ainda é um valor considerável e dava bastante jeito!![]()
Olá Carolina,
Não sei se já viste o regulamento da atribuição dessas bolsas podes consultar aqui :https://www.ua.pt/sga/PageText.aspx?id=4646 onde diz atribuição de bolsas de estudo aos melhores caloiros da Universidade de Aveiro.
Neste documento eles dizem que " Para efeitos de atribuição de bolsas a alunos inscritos no 1º ano dos cursos formação inicial, considera-se aproveitamento escolar excepcional a entrada no respectivo curso com a melhor classificação,desde que a mesma seja de Muito bom (igual ou superior a 175 pontos)."
Não referem nada sobre 1ª ou 2ª fase, ou seja, penso que desde que a tua nota de entrada seja superior a 175 és uma potencial candidata. Não vi se atribuem a todos os alunos ou apenas ao melhor, na Uminho atribuem apenas ao melhor. Mas lê o documento e vê o que achas ;)
beijinho
Olá Cláudia, obrigada pela tua resposta! Realmente depois de ter lido o regulamento também fiquei na dúvida se seria apenas para o melhor aluno, desde que superior a 175 pts. Vou tentar esclarecer-me junto dos serviços académicos, mas não está fácil...:(
Olá Cláudia, obrigada pela tua resposta! Realmente depois de ter lido o regulamento também fiquei na dúvida se seria apenas para o melhor aluno, desde que superior a 175 pts. Vou tentar esclarecer-me junto dos serviços académicos, mas não está fácil...:(
Ah, nao especifiquei, mas o mês é de AgostoOlá! Tenho umas dúvidas. Para começar, tendo em conta que no final do mês enviei a minha candidatura à Bolsa de Estudo e, na passada semana, já paguei a primeira prestação, matrícula, inscrição e seguro, existe alguma possibilidade (caso seja aceite) de ser reembolsado? E já agora, a Bolsa de Estudo compreende o valor do ano inteiro?
Relativamente às bolsas de mérito e excelência, tendo em conta que tenho uma média alta (não é para me gabar :3), como faço para me candidatar a essas bolsas? Ou as notas do secundáro simplesmente em nada contribuem para as mesmas?
OBRIGADO