Bolsa de Mérito

Olá! Tenho umas dúvidas. Para começar, tendo em conta que no final do mês enviei a minha candidatura à Bolsa de Estudo e, na passada semana, já paguei a primeira prestação, matrícula, inscrição e seguro, existe alguma possibilidade (caso seja aceite) de ser reembolsado? E já agora, a Bolsa de Estudo compreende o valor do ano inteiro?
Relativamente às bolsas de mérito e excelência, tendo em conta que tenho uma média alta (não é para me gabar :3), como faço para me candidatar a essas bolsas? Ou as notas do secundáro simplesmente em nada contribuem para as mesmas?
OBRIGADO
Não, não serás reembolsado, e pagarás isso todos os anos.
A bolsa de estudo é paga em 10 mensalidades, ou seja, setembro -> junho.
Há universidades que têm prémios para os alunos com maior média de entrada em cada curso. Procura no site da tua instituição. Um exemplo de bolsa de mérito alheia à universidade (são raras) é a bolsa da Gulbenkian, caso a tua média seja superior a 18 valores e seja o teu 1º ano no ensino superior.

Não, não serás reembolsado, e pagarás isso todos os anos.
A bolsa de estudo é paga em 10 mensalidades, ou seja, setembro -> junho.
Há universidades que têm prémios para os alunos com maior média de entrada em cada curso. Procura no site da tua instituição. Um exemplo de bolsa de mérito alheia à universidade (são raras) é a bolsa da Gulbenkian, caso a tua média seja superior a 18 valores e seja o teu 1º ano no ensino superior.
Ah ok, obrigado. Eu pensava que a Bolsa dava-me dinheiro para a conta bancária e com esse mesmo dinheiro pagaria as propinas, mas pelos vistos, tendo em conta ao que disse, esse dinheiro funcionará como um auxilio às despesas, visto que já paguei a primeira prestaçao (350 euros) e isto está muito, mas mesmo muito complicado, tendo em conta que o meu pai recebe 690 euros mensais e vivo com ele + duas irmãs que não trabalham... Agradeço a ajuda, e só mais uma pergunta, sabe dizer-me então quando é que saem a resposta se a minha candidatura à bolsa foi aceite ou não?

• Like
Reactions: Sónia Azevedo
Olá Leandro!
Eu sou bolseiro e sei dizer t mais ao menos como funciona.
A bolsa e paga em 10 meses e enviam t o dinheiro para a conta para q depois possas ir a faculdade pagar, e por isso es reembolsado. E não só t pagam as propinas como custos associados mediante o teu poder financeiro, ou seja, pelo q dizes q o teu pai recebe deveras receber uma boa bolsa.
A resposta depende da tua data de candidatura mas por volta de fim de setembro outubro e capaz de sair.

Olá Leandro!
Eu sou bolseiro e sei dizer t mais ao menos como funciona.
A bolsa e paga em 10 meses e enviam t o dinheiro para a conta para q depois possas ir a faculdade pagar, e por isso es reembolsado. E não só t pagam as propinas como custos associados mediante o teu poder financeiro, ou seja, pelo q dizes q o teu pai recebe deveras receber uma boa bolsa.
A resposta depende da tua data de candidatura mas por volta de fim de setembro outubro e capaz de sair.
Ok Obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :D :D <3 <3

Olá!

Eu terminei agora o 1º ano na FLUP com uma média superior a 16. Soube por uma amiga da existência de bolsas de mérito para alunos com médias superiores a esse valor e sem cadeiras em atraso, mas tenho de admitir que a leitura dos regulamentos não me respondeu a quaisquer outras dúvidas. É suposto eu inscrever-me de alguma forma ou a bolsa é atribuída sem qualquer papel ativo da minha parte? Quantas bolsas são atribuídas? Uma por curso? Mais, menos? Sei que foram atribuídas 9 num determinado ano mas não sei se isso é um número fixo ou não.

Qualquer resposta seria muito bem-vinda! Muito obrigada!

Olá @Madalena Sofia
Eu terminei agora o 1º ano na FLUP com uma média superior a 16. Soube por uma amiga da existência de bolsas de mérito para alunos com médias superiores a esse valor e sem cadeiras em atraso, mas tenho de admitir que a leitura dos regulamentos não me respondeu a quaisquer outras dúvidas. É suposto eu inscrever-me de alguma forma ou a bolsa é atribuída sem qualquer papel ativo da minha parte? Quantas bolsas são atribuídas? Uma por curso? Mais, menos? Sei que foram atribuídas 9 num determinado ano mas não sei se isso é um número fixo ou não.
A instituição é encarregue de as distribuir, sendo que o estado dá as instituições 1 bolsa por cada 500 alunos. No entanto, os seus pagamentos estão alguns anos atrasados:
Bolsas de mérito relativas a 2012 já foram pagas | Uniarea

Olá @MargaridaMFilipe
Olá, desculpa será que me podes ajudar?
Sabes se a bolsa de mérito é a média final de secundário, portanto, média de acesso a outros cursos ou se é da média com o exame de escolha?
Obrigada!!
Se a instituição tiver bolsa de mérito para o primeiro ano será tido em conta a nota de candidatura.

Olá aos dois :)
Só sei no caso da universidade do Minho que é a que frequento. Podem receber dois tipos de bolsas: de excelência ou de mérito. Ambas são independentes dos rendimentos IRS. No caso da primeira, bolsa de excelência, diz respeito a alunos que ingressem na universidade do Minho e é entregue ao melhor aluno que ingresse na 1ª fase do concurso nacional, no curso que têm em primeira opção tendo de ter nota superior ou igual a 16 valores.
No caso da bolsa de mérito é atribuída todos os anos ao melhor aluno de cada ano de cada curso da universidade e para a receber terá de ter média superior a 16 valores sem cadeiras em atraso. Nos documentos em baixo têm toda a informação sobre ambas as bolsas. Qualquer coisa disponham. ;)
P.S o valor das bolsas é aproximadamente o valor das propinas anuais.

http://alunos.uminho.pt/UploadsEditorTexto/Files/Premios merito/Despacho_RT-30_2012_Reg_Bolsas_ Excelencia.pdf
http://alunos.uminho.pt/UploadsEditorTexto/Files/Premios merito/Despacho_65-2010.pdf
oi! agradeço muito a tua resposta! mas para obter a bolsa de mérito... nós temos que a pedir ou somos informados que fomos os colocados com maior nota de ingresso?

oi! agradeço muito a tua resposta! mas para obter a bolsa de mérito... nós temos que a pedir ou somos informados que fomos os colocados com maior nota de ingresso?
Olá :)

Recebes uma carta registada na tua morada e o um e-mail a notificar que recebeste o prémio :) Na UM isto acontece normalmente nas primeiras semanas de maio, nas outras não sei como funciona.

Boa noite Uniarea,

Relativamente às Bolsas de Mérito, as faculdades devem afixar todos os anos a lista dos melhores alunos referentes ao próprio ano?
Sabem dizer até que data ocorre essa fixação ou até quando ocorre o envio da informação pela escola?

Obrigada

Alguém sabe se há mais universidades para além de Aveiro e da UM que oferecem bolsas de mérito a pessoas que ingressem? Sem ser privadas.

Alguém sabe se há mais universidades para além de Aveiro e da UM que oferecem bolsas de mérito a pessoas que ingressem? Sem ser privadas.
A do Porto sei que oferece também :D mas só recebes a partir do 1º ano acho e não são muito fáceis porque há poucas por faculdade, então ser o melhor numa faculdade inteira ain't easy ahah

A do Porto sei que oferece também :D mas só recebes a partir do 1º ano acho e não são muito fáceis porque há poucas por faculdade, então ser o melhor numa faculdade inteira ain't easy ahah
Essas para que já está no ensino superior há em todos os cursos.

• Like
Reactions: Rafael__