Bolsa de Mérito

Veraasilva32

Membro Caloiro
Matrícula
26 Novembro 2017
Olá a todos, eu gostaria de saber como funcionam as bolsas de mérito! Será so pela média ou envolve o IRS, etc... Obrigada :)
Olá Cláudia!
Na atribuição das bolsas de mérito não são tidos em conta os rendimentos do agregado familiar ,apenas o aproveitamento escolar.
Os critérios específicos penso que são defenidos por cada institui

Mariana31

Membro
Matrícula
19 Agosto 2018
Curso
Loading...
Instituição
Universidade do minho
As bolsas de mérito ( dadas pelo estado) são só para os melhores alunos de cada curso certo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Mariana31
As bolsas de mérito ( dadas pelo estado) são só para os melhores alunos de cada curso certo?
O estado atribui às instituições 1 bolsa de mérito por cada 500 alunos e cabe às instituições decidir internamente como as dar, quando há vários cursos. Mas sim, são para os melhores alunos.

Akilla

Membro Caloiro
Matrícula
2 Setembro 2018
Alguém sabe como funciona a bolsa de mérito para os caloiros no ISCTE??

Holka

Membro
Matrícula
25 Março 2018
Instituição
FLUL
Hey, pessoal! Sou aluna da Universidade de Lisboa e já vi que as faculdades da UL atribuem bolsas de mérito aos alunos que tenham média igual ou superior a 16. Alguém me sabe dizer se contam mesmo os 16 ou se é logo a partir dos 15,5 valores de média?

Micashc

Membro
Matrícula
3 Agosto 2018
Hey, pessoal! Sou aluna da Universidade de Lisboa e já vi que as faculdades da UL atribuem bolsas de mérito aos alunos que tenham média igual ou superior a 16. Alguém me sabe dizer se contam mesmo os 16 ou se é logo a partir dos 15,5 valores de média?
Contam mesmo 160

• Like
Reactions: Holka

Filipa Caeiro

Membro Caloiro
Matrícula
23 Março 2019
Boa tarde, precisava de uma ajuda!
Sou de Coimbra e estou a pensar em ir estudar para Lisboa. Para tal, preciso de reunir o máximo de dinheiro que coneguir e ando a informar-me relativamente às bolsas a que tenho direito.
Gostava de saber se a bolsa Gulbenkian tem em conta a nota de educação física. Se essa nota contar a minha média não chega a 18, fica nos 17,7.
Além disso , gostava de saber se a bolsa Gulbenkian é mesmo acumulável com as bolsas de mérito das universidades, isto porque no regulamento diz o seguinte :
Artigo 3° Exclusividade da bolsa de mérito A bolsa Gulbenkian mais a atribuir pela Fundação Calouste Gulbenkian, não poderá acumular com outras bolsas, com exceção da bolsa de estudo atribuída no âmbito da Ação Social para estudantes do ensino superior

Obrigada

Matrícula
26 Junho 2017
Boa noite,
As bolsas de mérito ainda estão em vigor para este ano letivo 2018/2019? Continuam a ser bolsas atribuídas pela DGES a alunos com média igual ou superior a 16 valores?
Aguardo uma resposta,
Agradecendo desde já

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Ana Rita Nicolau
As bolsas de mérito ainda estão em vigor para este ano letivo 2018/2019? Continuam a ser bolsas atribuídas pela DGES a alunos com média igual ou superior a 16 valores?
Sim, mas não basta só ter média superior a 16, já que cada universidade só tem uma bolsa por cada 500 alunos. Cabe à instituição decidir como fazer essa distribuição, sendo que estão com grandes atrasos há vários anos:
Bolsas de mérito com mais de 3 anos de atraso | Uniarea

• Like
Reactions: Ana Rita Nicolau

nunovelosa

Membro
Matrícula
24 Junho 2019
Boa tarde.

Relativamente às bolsas de mérito, quando sai a lista dos alunos beneficiados?

Obrigado

nunovelosa

Membro
Matrícula
24 Junho 2019

nunovelosa

Membro
Matrícula
24 Junho 2019
@davis obrigado pela resposta.

Gostaria de saber se existe algum limite, ou se tem conhecimento da data aproximada que uma qualquer instituição coloca

• Like
Reactions: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Gostaria de saber se existe algum limite, ou se tem conhecimento da data aproximada que uma qualquer instituição coloca
O problema do atraso no pagamento das bolsas também está relacionado com o atraso das instituições em comunicar quem as tem direito. Pelo que mesmo que essas datas existam, não estão a ser cumpridas. O melhor será veres junto da instituição qual é o estado destas bolsas.

• Like
Reactions: Ana Rita Nicolau

sorocha

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2019
Olá eu gostava de saber se há algum tipo de bolsas para o primeiro ano de faculdade que sejam só baseadas nas notas e não nos rendimentos.
Obrigada pela atenção.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @sorocha
Olá eu gostava de saber se há algum tipo de bolsas para o primeiro ano de faculdade que sejam só baseadas nas notas e não nos rendimentos.
Obrigada pela atenção.
Só se a própria faculdade tiver. Bolsas transversais de mérito só a partir do 2º ano.