Bolsa de Mérito

Olá @Ldsprt
Olá! Pretendo entrar este ano para a faculdade, mas a minha pergunta é se quem se candidata tem direito a uma bolsa de mérito, tendo em conta a média do 12º ano.
Obrigada!
Só se a faculdade em causa tive ruma bolsa nesse sentido. Há bolsas de mérito do governo mas são atribuídas com base apenas nas notas do superior, ou seja, começarias a ser candidata no fim do 1º ano de curso.

Boa tarde. Existe algum tipo de bolsas de mérito para o mestrado?
Post automatically merged:

Olá @Ldsprt

Só se a faculdade em causa tive ruma bolsa nesse sentido. Há bolsas de mérito do governo mas são atribuídas com base apenas nas notas do superior, ou seja, começarias a ser candidata no fim do 1º ano de curso.

@davis Onde podemos encontrar essa bolsa de mérito do governo?

Última edição:
Cada faculdade é responsável pela sua atribuição, sendo dada uma bolsa por cada 500 alunos. Os pagamentos estão com atrasos de ~3 anos.

Podes encontrar mais info aqui:

@davis obrigado, penso que esses 3 anos estão a aumentar de ano para ano e atualmente já ultrapassam os 3.

@davis Nem saiu o n de bolsas para ano letivo 2017/2018 e 2018/2019.

@davis obrigado, penso que esses 3 anos estão a aumentar de ano para ano e atualmente já ultrapassam os 3.
O atraso já foi maior, em meados de 2017 estavam a entregar as bolsas de mérito de 2011/2012, por exemplo.

O atraso já foi maior, em meados de 2017 estavam a entregar as bolsas de mérito de 2011/2012, por exemplo.

Pois, li agora que queriam entregar até ao final deste ano as de 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017.

@davis vou entrar no mestrado mas no DGES aparece ainda Licenciatura 1 ciclo. Posso fazer a candidatura na mesma?

Olá aos dois :)
Só sei no caso da universidade do Minho que é a que frequento. Podem receber dois tipos de bolsas: de excelência ou de mérito. Ambas são independentes dos rendimentos IRS. No caso da primeira, bolsa de excelência, diz respeito a alunos que ingressem na universidade do Minho e é entregue ao melhor aluno que ingresse na 1ª fase do concurso nacional, no curso que têm em primeira opção tendo de ter nota superior ou igual a 16 valores.
No caso da bolsa de mérito é atribuída todos os anos ao melhor aluno de cada ano de cada curso da universidade e para a receber terá de ter média superior a 16 valores sem cadeiras em atraso. Nos documentos em baixo têm toda a informação sobre ambas as bolsas. Qualquer coisa disponham. ;)
P.S o valor das bolsas é aproximadamente o valor das propinas anuais.

http://alunos.uminho.pt/UploadsEditorTexto/Files/Premios merito/Despacho_RT-30_2012_Reg_Bolsas_ Excelencia.pdf
http://alunos.uminho.pt/UploadsEditorTexto/Files/Premios merito/Despacho_65-2010.pdf
No caso da bolsa de excelência é necessário apresentar algum tipo de candidatura? Ou basicamente é automaticamente atribuída? É acumulável com a bolsa de estudo do DGES?

Terminei o 12º ano este ano e gostaria de saber se tenho direito à bolsa de mérito, visto que tive direito nos outros anos mas estou em dúvida se tenho este ano. Tenho direito? ou só na universidade?

Terminei o 12º ano este ano e gostaria de saber se tenho direito à bolsa de mérito, visto que tive direito nos outros anos mas estou em dúvida se tenho este ano. Tenho direito? ou só na universidade?
Normalmente, a bolsa de mérito é recebida sempre no ano a seguir. Eu tive bolsa de mérito, mas nunca me chegaram a pagar os valores relativos ao 12° ano e nunca percebi bem porquê, pelo que aconselharia que perguntasses à segurança social sobre esta questão. Sobre bolsas de mérito para quem entra na faculdade, podes tentar concorrer à da Gulbenkian, para pessoas que tenham nota de candidatura superior igual ou superior a 180,0. Também há bolsas de mérito nas universidades, mas são recebidas com algum atraso, por vezes (e são diferentes da bolsa do secundário, tendo como requisito mínimo um aproveitamento igual ou superior a 16 valores).

Olá!

Tenho uma dúvida. Existe algum tipo de bolsa de mérito ou excelência a que possa concorrer caso vá para o Técnico? Se sim, quais os critérios de seleção (apenas notas ou também o IRS)? As bolsas costumam ser entregues a alunos com que médias?

Obrigado

Olá!

Tenho uma dúvida. Existe algum tipo de bolsa de mérito ou excelência a que possa concorrer caso vá para o Técnico? Se sim, quais os critérios de seleção (apenas notas ou também o IRS)? As bolsas costumam ser entregues a alunos com que médias?

Obrigado
Olá, David! Sendo aluno colocado no Técnico, as bolsas que podes candidatar-se, além da DGES, é a bolsa Gulbenkian Mais, no caso de teres uma nota de candidatura igual ou superior a 18 valores. Durante o teu segundo ano é que poderás ter bolsa de mérito. Encontras aqui alguns despachos sobre a atribuição destas bolsas e encontras as listas mais antigas de alunos que receberam esta bolsa: Bolsas de Mérito (Universidade de Lisboa) | Conselho Pedagógico • CP

Olá, David! Sendo aluno colocado no Técnico, as bolsas que podes candidatar-se, além da DGES, é a bolsa Gulbenkian Mais, no caso de teres uma nota de candidatura igual ou superior a 18 valores. Durante o teu segundo ano é que poderás ter bolsa de mérito. Encontras aqui alguns despachos sobre a atribuição destas bolsas e encontras as listas mais antigas de alunos que receberam esta bolsa: Bolsas de Mérito (Universidade de Lisboa) | Conselho Pedagógico • CP

Só acrescentar que existem algumas bolsas de mérito patrocinadas por determinadas empresas todos os anos para certas unidades curriculares, podes consultar aqui: Bolsas de Estudo | NDA

• Like
Reactions: Ariana_
Vou entrar este ano na faculdade e gostava de saber como é que se candidata às bolsas de mérito e se é possível recebê-la logo no 1 ano de curso

Vou entrar este ano na faculdade e gostava de saber como é que se candidata às bolsas de mérito e se é possível recebê-la logo no 1 ano de curso
Depende se te referes às bolsas de mérito que as instituições têm ou as que o Estado atribui às faculdades. No primeiro caso, a faculdade terá informações sobre isso, mas normalmente é a instituição que atribui, baseando-se na nota de entrada, por exemplo. No segundo caso, a atribuição da bolsa é feita também automaticamente de acordo com o número de bolsas que a faculdade receber. Neste segundo caso só receberás a bolsa, caso não existam atrasos, quase no final do 2º ano do curso (têm atribuído por volta de Julho) e é relativamente às tuas notas do primeiro ano inteiro.

Depende se te referes às bolsas de mérito que as instituições têm ou as que o Estado atribui às faculdades. No primeiro caso, a faculdade terá informações sobre isso, mas normalmente é a instituição que atribui, baseando-se na nota de entrada, por exemplo. No segundo caso, a atribuição da bolsa é feita também automaticamente de acordo com o número de bolsas que a faculdade receber. Neste segundo caso só receberás a bolsa, caso não existam atrasos, quase no final do 2º ano do curso (têm atribuído por volta de Julho) e é relativamente às tuas notas do primeiro ano inteiro.
Em relação às primeiras, a atribuição é feita de ordem decrescente de nota de candidatura por curso ou por ano? Ou seja, por exemplo, os 5 melhor alunos deste ano recebem ou os 5 melhores alunos por curso recebem bolsa?

Em relação às primeiras, a atribuição é feita de ordem decrescente de nota de candidatura por curso ou por ano? Ou seja, por exemplo, os 5 melhor alunos deste ano recebem ou os 5 melhores alunos por curso recebem bolsa?
Isso dependerá da instituição. As que conheço que atribuem bolsas a alunos do 1º ano, normalmente é pela ordem descrescente das notas de todos os alunos. Há instituições que atribuem a todos os alunos que entrem com uma determinada nota. (Por exemplo, lembro-me que a UCoimbra oferecia as propinas do 1º ano aos alunos que entrassem com 180,0 ou mais).

Isso dependerá da instituição. As que conheço que atribuem bolsas a alunos do 1º ano, normalmente é pela ordem descrescente das notas de todos os alunos. Há instituições que atribuem a todos os alunos que entrem com uma determinada nota. (Por exemplo, lembro-me que a UCoimbra oferecia as propinas do 1º ano aos alunos que entrassem com 180,0 ou mais).
Isso seria ótimo! Eu vou me candidatar ao IST, mas no site deles a informação não é muito conclusiva

Isso seria ótimo! Eu vou me candidatar ao IST, mas no site deles a informação não é muito conclusiva
Creio que o IST não tem bolsas de mérito para os alunos do 1º ano, mas podes contactar o @NAPE - Técnico Lisboa, que costuma fornecer esse tipo de informações!