Bolsa de Mérito

(Por exemplo, lembro-me que a UCoimbra oferecia as propinas do 1º ano aos alunos que entrassem com 180,0 ou mais).
Não sabes de mais instituições onde isso também acontece? Queria entrar no IPB este ano e devo entrar com mais de 180.
Gostava de encontrar alguma bolsa para estudantes que vão agora para o 1 ano de faculdade onde não fosse preciso ter escalão, e se for requisito ter mais de 180 de média de entrada. Sabes de alguma?
Muito obrigado

Não sabes de mais instituições onde isso também acontece? Queria entrar no IPB este ano e devo entrar com mais de 180.
Gostava de encontrar alguma bolsa para estudantes que vão agora para o 1 ano de faculdade onde não fosse preciso ter escalão, e se for requisito ter mais de 180 de média de entrada. Sabes de alguma?
Muito obrigado
Com IPB suponho que te refiras ao Politécnico de Bragança. Tanto quanto tenho informação, não têm bolsas desses género. Não conheço mais bolsas desse género que procuras, mas no teu 2º ano poderás estar habilitado à bolsa de mérito que o Estado atribui às instituições.

Tens aqui alguma informação, para teres uma ideia:

Em relação às primeiras, a atribuição é feita de ordem decrescente de nota de candidatura por curso ou por ano? Ou seja, por exemplo, os 5 melhor alunos deste ano recebem ou os 5 melhores alunos por curso recebem bolsa?
Isso seria ótimo! Eu vou me candidatar ao IST, mas no site deles a informação não é muito conclusiva
Que eu saiba o Técnico não tem bolsas específicas para os alunos que entram no primeiro ano.

Sobre as bolsas de mérito do governo, poderás ser candidato com as tuas notas do 1º ano, mas havendo apenas 1 bolsa por cada 500 alunos a competição pelas mesmas é muito grande. Só o melhor aluno de cada curso de entre os melhores é que chega a receber a bolsa de mérito. Podes ver os resultados dos últimos anos para teres uma ideia aqui:

Com IPB suponho que te refiras ao Politécnico de Bragança. Tanto quanto tenho informação, não têm bolsas desses género. Não conheço mais bolsas desse género que procuras, mas no teu 2º ano poderás estar habilitado à bolsa de mérito que o Estado atribui às instituições.

Tens aqui alguma informação, para teres uma ideia:
Sim, ao de Bragança
Obrigado!
A bolsa da Gulbenkian só é dada aos que têm escalão, certo?

Sim, ao de Bragança
Obrigado!
A bolsa da Gulbenkian só é dada aos que têm escalão, certo?
Sim, podes candidatar-te mas só te atribuem a bolsa se depois puderes comprovar que és bolseiro da DGES.

Sim, podes candidatar-te mas só te atribuem a bolsa se depois puderes comprovar que és bolseiro da DGES.
Mas para ser bolseiro da DGES preciso de ter escalão ou o rendimento tem de ser inferior a um valor do IAS não é ? (desculpa, não estou muito informado sobre isto)

Mas para ser bolseiro da DGES preciso de ter escalão ou o rendimento tem de ser inferior a um valor do IAS não é ? (desculpa, não estou muito informado sobre isto)
Experimenta usar o Simulador para teres uma ideia se terias direito a alguma coisa. Simulador Bolsa

Boas, estou com uma dúvida... Sei que podem concorrer à bolsa de mérito estudantes com média superior ou igual a 16 mas a minha dúvida é se essa média é ou não arredondada. Isto é, eu com média de 15,96 posso concorrer à bolsa ou não ? Obrigado pela ajuda :)

Boas, estou com uma dúvida... Sei que podem concorrer à bolsa de mérito estudantes com média superior ou igual a 16 mas a minha dúvida é se essa média é ou não arredondada. Isto é, eu com média de 15,96 posso concorrer à bolsa ou não ? Obrigado pela ajuda :)
Tu não concorres para a bolsa, a instituição automaticamente selecciona os alunos e faz a seriação por notas. Tanto quanto me recordo, é mesmo dos 160 para cima, se não estou em erro.

• Like
Reactions: André P.
Olá @andrexf , eu sei que na UBI eles têm uma bolsa de mérito para quem entra com nota de candidatura superior a 18 e se puseres em primeira opção , deves dar uma olhadela. A UBI é das universidades que tem mais bolsas para dar pelo que pesquisei (Posso estar enganado...).

• Fabulous
Reactions: andrexf
Boa tarde, em principio a minha nota de candidatura é superior a 18.
Sabem me dizer se existe alguma bolsa que eu possa me candidatar para entrar.?
A minha primeira opção é no politécnico de Lisboa na ESTeSL sabem se eles atribuem alguma bolsa de mérito consoante a nota de candidatura dos candidatos colocados?

Boa tarde, em principio a minha nota de candidatura é superior a 18.
Sabem me dizer se existe alguma bolsa que eu possa me candidatar para entrar.?
A minha primeira opção é no politécnico de Lisboa na ESTeSL sabem se eles atribuem alguma bolsa de mérito consoante a nota de candidatura dos candidatos colocados?
Há algumas instituições que oferecem bolsas de mérito por isso, mas acho que a IPL não é uma delas.

Há algumas instituições que oferecem bolsas de mérito por isso, mas acho que a IPL não é uma delas.
E em relação à bolsa da Gulbenkian mais um dos requisitos é nos candidatarmos à bolsa da dges, mas a minha dúvida é se só nos podemos candidatar à bolsa da Gulbenkian se recebermos a da dges ou é só necessário o comprovativo em como nos inscrevermos na bolsa da dges?

E em relação à bolsa da Gulbenkian mais um dos requisitos é nos candidatarmos à bolsa da dges, mas a minha dúvida é se só nos podemos candidatar à bolsa da Gulbenkian se recebermos a da dges ou é só necessário o comprovativo em como nos inscrevermos na bolsa da dges?
Tem mesmo de te ser atribuída.

Olá,
Existem Bolsas de Mérito que não solicitem ou não dependam de fatores financeiros (rendimento do agregado familiar, IRS, etc)?

Obrigada

Mas bolsas destinadas a alunos que finalizaram o ensino secundário e concorrem ao Ensino Superior?
As bolsas de mérito do governo no ensino superior só são atribuídas a partir do fim do primeiro ano, com base nas notas dos alunos do ensino superior no ano anterior.

Algumas instituições têm bolsas próprias para quem entra no primeiro ano, mas são bolsas próprias em que a mesma decide as regras de atribuição.

Olá, malta! :)
Vou -me candidatar à UA e sei que há uma bolsa de mérito para quem entrou na 1ª fase com média superior a 17,5 . Voces sabem se essa bolsa também se aplica aos concursos especiais, ou só ao concurso "normal" ?

Obrigada ;)