Bolsa ECTS

HugoLeandro

Membro Caloiro
Matrícula
25 Maio 2023
Boa tarde! Acabei o meu secundário no ano letivo de 20/21 e na altura acabei por não fazer nenhum exame, portanto face a essa situação matriculei-me num CTESP no ISCAP, no Porto onde resido. No primeiro ano do CTESP estava tudo a correr bem, mas devido a alguns problemas familiares e pessoais, passei por uma fase bastante difícil que durou alguns meses (não tinha sequer coragem de sair de casa nessa altura lol) devido a isso faltei à parte importante do primeiro semestre e também do segundo, logo reprovei a esse ano. Fiquei sem a bolsa este ano e admito que não tem sido muito melhor, talvez agora já mais por falta de motivação e respeito próprio, o que me leva a estar numa situação parecida, não tenho ido muito às aulas e das 4 cadeiras que tinha no 1ºsemestre só fiz 1. Comecei a ir às aulas frequentemente no início do 2º semestre mas novamente parei, logo não sei se vou conseguir concluir as 5 cadeiras. Tenho noção e sinto que "perdi" estes últimos dois anos mas tento não me preocupar muito com isso. Porém, recentemente tenho melhorado aos poucos de algumas coisas que ainda me "perseguem", ou que na verdade eu é que as deixo perseguir e reacendeu-me a vontade de participar um pouco mais na vida académica, e sinto que não é neste CTESP que o quero fazer, até porque o CTESP é um pouco desconectado da vida académica, nem no Porto, porque sinto que preciso um pouco de novos ares. Decidi que gostaria de ir para Coimbra, porque acho que seja uma escolha bastante lógica quando o objetivo é viver um pouco da "vida académica" e o curso interessa-me. Sinto que é o caminho "certo" se isso sequer existir e é uma coisa que me deixa bastante motivado a deixar estes últimos 2 anos para trás.
A minha questão é simples, e peço desculpa pelo texto gigantesco, estou inscrito este ano em 54 ECTS (9 cadeiras de 6), necessito na mesma de pelo menos metade para ter direito à bolsa para o próximo ano? Mesmo mudando de cidade e de tipo de instituição (Instituto para Faculdade)?
Obviamente sou o principal culpado desta situação e deste últimos 2 anos por isso não queria estar a prejudicar os meus pais em questões monetárias e a bolsa tornava tudo possível, tendo em conta os custos da possível residência e da alimentação.

Novamente peço desculpa pelo texto mas senti alguma importância no contexto (?) Já agora algo que me esqueci, o curso que quero ingressar necessita do exame de PT OU de ING, estou inscrito nos dois mas penso que vou ter melhor nota a inglês, na altura posso escolher usar apenas o exame de Inglês, certo?
Obrigado