Bolsa em Mudança de Curso

Matrícula
23 Fevereiro 2021
Olá! Eu estou num Mestrado Integrado na Universidade de Lisboa e gostaria de saber se eu mudando para um regime Unidades Curriculares Isoladas de uma Licenciatura (curso diferente) da mesma faculdade se a minha bolsa de estudos vai abranger assim as cadeiras novas que eu escolher. E se no próximo ano letivo quando me inscrever neste mesmo curso se vou ter problemas em concorrer novamente à bolsa?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá! Eu estou num Mestrado Integrado na Universidade de Lisboa e gostaria de saber se eu mudando para um regime Unidades Curriculares Isoladas de uma Licenciatura (curso diferente) da mesma faculdade se a minha bolsa de estudos vai abranger assim as cadeiras novas que eu escolher. E se no próximo ano letivo quando me inscrever neste mesmo curso se vou ter problemas em concorrer novamente à bolsa?
Não, a bolsa DGES é calculada com o valor das propinas anuais, neste ano, 697 euros. Não são contabilizadas Unidades Curriculares Isoladas, isso tens de ser tu a pagar. Se para o ano te inscreveres nesse curso, a bolsa DGES só vai abranger um dos cursos nos quais estejas inscrito, o outro terá de ser pago do teu próprio bolso.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
E se eu me mantiver no curso onde estou, e no próximo ano me quiser inscrever na licenciatura? tenho de ter um minimo de ETCS?
Em que sentido? Para manteres a bolsa deste 1º curso em que estás, tens de completar o mínimo de 36 ECTS. A segunda licenciatura não é abrangida pela bolsa DGES.

Matrícula
23 Fevereiro 2021
por exemplo, acabo este ano e desisto deste curso, no próximo ano vou querer realizar só um curso, a licenciatura, tenho de ter um minimo de etcs do ano passado (este ano letivo atual) para concorrer à bolsa?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
por exemplo, acabo este ano e desisto deste curso, no próximo ano vou querer realizar só um curso, a licenciatura, tenho de ter um minimo de etcs do ano passado (este ano letivo atual) para concorrer à bolsa?
Não sei em que ano estás, mas ao mudares para uma licenciatura de 3 anos, o número de vezes a que podes ter direito à bolsa passa a ser n+1 em que n é 3 (portanto, no máximo, dão-te bolsa a 4 inscrições num curso, contando já com as que tens até agora neste outro curso em que estás). Tens de ter 36 ECTS feitos neste ano lectivo para manter a bolsa.

[Nota de edição]: Para os estudantes que mudem de curso, acresce 1 ano à bolsa.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
estou no primeiro ano. E portanto não fazendo os 36 ETCS até ao final deste ano, no próximo não tenho direito a bolsa, estou correto?
Correcto, ficas sem bolsa no próximo ano lectivo e só poderás voltar a ter no ano lectivo a seguir a esse, na condição de teres feito os 36 ECTS.

Matrícula
23 Fevereiro 2021
Correcto, ficas sem bolsa no próximo ano lectivo e só poderás voltar a ter no ano lectivo a seguir a esse, na condição de teres feito os 36 ECTS.

GuilhermeReb

Membro Veterano
Matrícula
18 Outubro 2018
Olá, já agora aproveito o tópico. Estou no primeiro ano de Ciência e Tecnologia Animal, contudo pretendo mudar de curso internamente e concorrer pelo CNA para Medicina Veterinária. Neste momento estou a fazer apenas algumas cadeiras de CTA de modo a perfazerem os 36 ECTS mínimos pedidos para me poder candidatar à bolsa, como também estou a fazer unidades extracurriculares de MedVeterinária para poder concorrer pelo regime Mudança Par Instituição/Curso.
Este ano tive direito a bolsa de estudos. Entrando este ano 2020/2021 em MedVet por um dos concursos, quantos anos tenho direito a bolsa (tendo em conta que MedVet é Mestrado Integrado)?
Obrigado

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá, já agora aproveito o tópico. Estou no primeiro ano de Ciência e Tecnologia Animal, contudo pretendo mudar de curso internamente e concorrer pelo CNA para Medicina Veterinária. Neste momento estou a fazer apenas algumas cadeiras de CTA de modo a perfazerem os 36 ECTS mínimos pedidos para me poder candidatar à bolsa, como também estou a fazer unidades extracurriculares de MedVeterinária para poder concorrer pelo regime Mudança Par Instituição/Curso.
Este ano tive direito a bolsa de estudos. Entrando este ano 2020/2021 em MedVet por um dos concursos, quantos anos tenho direito a bolsa (tendo em conta que MedVet é Mestrado Integrado)?
Obrigado
Ao mudares de curso, tens direito a mais 1 no cálculo, e como no MI são 5 anos de curso diria que é n+2. Portanto, tens possibilidade de bolsa até 7 inscrições em Med Vet (8, contando com esta inscrição em CTA). Tens sempre de completar o mínimo de ECTS, claro, mas é isto.

Matrícula
23 Outubro 2020
Boa tarde,
É possível ter bolsa no próximo ano só com 35 créditos?
O meu caso é que fiz este semestre todo, ou seja, tenho 30 créditos e estou a pensar fazer só uma cadeira de 5 créditos no próximo semestre, que me dá jeito para a mudança de curso. O que não sei é se com os 35 créditos consigo ter Bolsa no próximo ano.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde,
É possível ter bolsa no próximo ano só com 35 créditos?
O meu caso é que fiz este semestre todo, ou seja, tenho 30 créditos e estou a pensar fazer só uma cadeira de 5 créditos no próximo semestre, que me dá jeito para a mudança de curso. O que não sei é se com os 35 créditos consigo ter Bolsa no próximo ano.
Olá.
Consegues, sim, tens é de ter aproveitamento a todas as Unidades Curriculares em que te inscreves.

Matrícula
23 Outubro 2020
Olá.
Consegues, sim, tens é de ter aproveitamento a todas as Unidades Curriculares em que te inscreves.

Não sei se me exprimi bem.
O meu caso é que entrei este ano para a universidade e entrei num curso que não estou a gostar muito e estou a pensar mudar no final do ano. No entanto, acho que só vou fazer 35 créditos e não sei se dá para manter a bolsa para o ano, visto que diz que tenho de fazer 36 créditos para manter a bolsa não sei se 35 dá.

• Like
Reactions: Gonçalo_teixeira

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Não sei se me exprimi bem.
O meu caso é que entrei este ano para a universidade e entrei num curso que não estou a gostar muito e estou a pensar mudar no final do ano. No entanto, acho que só vou fazer 35 créditos e não sei se dá para manter a bolsa para o ano, visto que diz que tenho de fazer 36 créditos para manter a bolsa não sei se 35 dá.
Se originalmente te inscreveste em 60 ECTS, com 35 não consegues manter a bolsa para o ano. Escolhe mais uma cadeira para fazer e completares o mínimo de ECTS.

• Like
Reactions: Edgar H