Bolsa em Mudança Par Instituição/Curso

mudancapar2026

Membro Caloiro
Matrícula
19 Maio 2026
Olá, olá!
No ano letivo 2022/2023 entrei numa licenciatura e tive direito a bolsa da dges.
Por motivos pessoais graves acabei por desistir no fim do 1º semestre, sendo que ainda fiz três cadeiras com 15/16 valores, mas como os motivos me levaram a ter que faltar em janeiro, acabei por já não efetuar as últimas avaliações das restantes cadeiras.
Este ano pretendo reentrar na faculdade através do regime Mudança Par Instituição/Curso, pelo que, gostaria de saber, se pelo facto de ter desistido a meio do 1º ano de uma licenciatura, me impede de voltar a receber bolsa nesta nova licenciatura. Importa realçar que sempre fui muito boa aluna e imensamente responsável, sendo que a situação foi mesmo gravíssima e inevitável a desistência.
Alguns casos reais de reingresso ou mudança de curso que continuaram/voltaram a ter direito a bolsa?
OBRIGADA!

Olá, olá!
No ano letivo 2022/2023 entrei numa licenciatura e tive direito a bolsa da dges.
Por motivos pessoais graves acabei por desistir no fim do 1º semestre, sendo que ainda fiz três cadeiras com 15/16 valores, mas como os motivos me levaram a ter que faltar em janeiro, acabei por já não efetuar as últimas avaliações das restantes cadeiras.
Este ano pretendo reentrar na faculdade através do regime Mudança Par Instituição/Curso, pelo que, gostaria de saber, se pelo facto de ter desistido a meio do 1º ano de uma licenciatura, me impede de voltar a receber bolsa nesta nova licenciatura. Importa realçar que sempre fui muito boa aluna e imensamente responsável, sendo que a situação foi mesmo gravíssima e inevitável a desistência.
Alguns casos reais de reingresso ou mudança de curso que continuaram/voltaram a ter direito a bolsa?
OBRIGADA!
Olá @mudancapar2026
Ao pedires a bolsa de estudos a tua última matrícula será tida em conta, pelo que numa fase inicial deves ter a bolsa de estudos recusada por falta de aproveitamento (tinhas de concluir pelo menos 36 ECTS). Mas o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo da DGES prevê uma exceção explícita para situações de força maior. O artigo que regula o aproveitamento escolar estipula que a falta de créditos pode ser relevada em caso de motivos graves e excecionais (doença prolongada, situações familiares graves, etc.).
Quando submeteres a tua candidatura à bolsa para o novo curso, o sistema detetará automaticamente a falta de ECTS. Para resolver isto, deves:
  • Submeter uma exposição escrita: Explicar detalhadamente o motivo de força maior que te levou a desistir do semestre.
  • Anexar comprovativos oficiais: Atestados médicos, relatórios sociais ou qualquer documento legal que comprove a gravidade e a inevitabilidade da situação naquela data específica.
  • Destacar o teu aproveitamento: Vale a pena submeter a certidão de notas do que realizaste para provar que, enquanto estiveste presente, tiveste excelente aproveitamento.
Os Serviços de Ação Social (SAS) da tua nova faculdade analisarão o processo e têm autonomia para relevar a falta de aproveitamento, permitindo que voltes a receber a bolsa.