Bolsa indeferida pela 2ª vez, por motivos diferentes

lilarasom

Membro Caloiro
Matrícula
29 Janeiro 2021
Bom dia,

Sou estudante de mestrado e durante a licenciatura sempre tive bolsa de estudos.

Agora mudei de instituição e, primeiro recusaram-me a bolsa por não apresentar rendimentos. Liguei para os ss da instituição que me explicaram que recusaram a bolsa pois não têm forma de provar a minha sobrevivência. Então inseri uma oposição, fiz uma declaração sob compromisso de honra a explicar tudo, como me sustentei no ano anterior de janeiro a dezembro, incluindo a pessoa que partilha casa comigo.

Como não tinha rendimentos em 2019 e expliquei, através da declaração, como me sustentei, então eles pegaram nos rendimentos de 2020 e recusaram-me por rendimentos superiores a 18 x o IAS...

O que poderei fazer nesta situação, quando eles já tinham a informação dos meus rendimentos de 2020 através de um documento oficial da segurança social?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Bom dia,

Sou estudante de mestrado e durante a licenciatura sempre tive bolsa de estudos.

Agora mudei de instituição e, primeiro recusaram-me a bolsa por não apresentar rendimentos. Liguei para os ss da instituição que me explicaram que recusaram a bolsa pois não têm forma de provar a minha sobrevivência. Então inseri uma oposição, fiz uma declaração sob compromisso de honra a explicar tudo, como me sustentei no ano anterior de janeiro a dezembro, incluindo a pessoa que partilha casa comigo.

Como não tinha rendimentos em 2019 e expliquei, através da declaração, como me sustentei, então eles pegaram nos rendimentos de 2020 e recusaram-me por rendimentos superiores a 18 x o IAS...

O que poderei fazer nesta situação, quando eles já tinham a informação dos meus rendimentos de 2020 através de um documento oficial da segurança social?
Podes voltar a reclamar, mas se os rendimentos são efectivamente 18 x superiores ao IAS, não vão conseguir atribuir-te bolsa, porque simplesmente vai contra o regulamento...

• Like
Reactions: Wraak

lilarasom

Membro Caloiro
Matrícula
29 Janeiro 2021
Olá! Mas imagina, os rendimentos a considerar para a atribuição de bolsa no ano letivo 2020/2021 são os de 2019. Como em 2019 eu só tenho rendimentos declarados 2 meses, e tendo no ano 2020, eles podem considerar os rendimentos de 2020? Porque supostamente os rendimentos de 2020 seriam para ser considerados no ano letivo 2021/2022...

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá! Mas imagina, os rendimentos a considerar para a atribuição de bolsa no ano letivo 2020/2021 são os de 2019. Como em 2019 eu só tenho rendimentos declarados 2 meses, e tendo no ano 2020, eles podem considerar os rendimentos de 2020? Porque supostamente os rendimentos de 2020 seriam para ser considerados no ano letivo 2021/2022...
Sempre que a alteração nos teus rendimentos seja superior a 10% (e sempre que o teu agregado familiar tenha uma alteração, já agora), por regulamento, eles podem e devem utilizar os valores de 2020 e fazem estimativas com base nesses valores para a atribuição da bolsa. A estimativa é porque tiveste uma alteração muito significativa e a atribuição deve ser feita com base nisso. Para o ano, voltam a contar esses mesmos rendimentos de 2020, a menos que aquando da candidatura tenhas sofrido normalmente uma alteração muito grande nos teus rendimentos.