Bolsa para Doutoramento

Matrícula
8 Agosto 2024
Boa noite!
Alguém sabe se a DGES dá bolsa para estudantes que se queiram candidatar a doutoramento? E qual teria de ser a média do meu mestrado para conseguir uma? Finalizei com média de 16, será suficiente?

Alguém sabe se a DGES dá bolsa para estudantes que se queiram candidatar a doutoramento?
Não dá (mas há quem dê). A atribuição de bolsas de doutoramento não é da competência da DGES, mas sim da FCT. O concurso referente a 2024/2025 já acabou. Bolsas de Investigação para Doutoramento - FCT
E qual teria de ser a média do meu mestrado para conseguir uma? Finalizei com média de 16, será suficiente?
Não é assim tão linear, abaixo de uma nota não se ter e acima ter.
A atribuição, ou não, da bolsa, dependerá do teu currículo como um todo, da universidade em que te inscreves, e do teu projecto de investigação.

• Like
Reactions: raquel_cruz567
Não dá (mas há quem dê). A atribuição de bolsas de doutoramento não é da competência da DGES, mas sim da FCT. O concurso referente a 2024/2025 já acabou. Bolsas de Investigação para Doutoramento - FCT

Não é assim tão linear, que abaixo de uma nota não se tem e acima se pode ter.
A atribuição, ou não, da bolsa, dependerá do teu currículo como um todo, da universidade em que te inscreves, e do teu projecto de investigação.

Não é assim tão linear, que abaixo de uma nota não se tem e acima se pode ter.
Certo! Obrigada pelo esclarecimento!

Última edição:
@sigis
Tentei contactar a FCt, mas não me esclareceram. Eu vou agora para o 2º ano de mestrado em Admin. Publica na UM e gostava de me candidatar à bolsa de doutoramento da FCT já na próxima edição.
Tendo em conta que neste ano as candidaturas terminaram em abril e supondo que o mesmo acontece na próxima edição, se à data do concurso eu não tiver defendido a dissertação ainda (ou seja, teria o mestrado incompleto à data da candidatura), posso me candidatar na mesma? Se sim, serei penalizado? e como?

Obrigado

Tendo em conta que neste ano as candidaturas terminaram em abril e supondo que o mesmo acontece na próxima edição, se à data do concurso eu não tiver defendido a dissertação ainda (ou seja, teria o mestrado incompleto à data da candidatura), posso me candidatar na mesma?
Acredito que sim, de forma análoga à candidatura condicionada ao mestrado, já que a intenção é mesmo que a bolsa da FCT possa cobrir todo o doutoramento, o que não acontece se o estudante apenas se puder candidatar a meio do 1º ano para a receber no 2º ano.
O "[d]ocumento comprovativo de matrícula e inscrição no 3.º ciclo de estudos" é exigido especificamente para a contratualização, não para a candidatura, e nada que eu li requer que já tenhas o grau de mestre (até porque é possível um licenciado candidatar-se ao doutoramento)
Se sim, serei penalizado? e como?
Aqui depende do que consideras "ser penalizado". Submetes o teu currículo à data e o júri avalia esse currículo, que pode ter menos valor que teria se as candidaturas decorressem após teres defendido a tese, mas o mesmo é aplicável aos outros candidatos.

Para esclarecer estas dúvidas e outras que surjam, recomendo que leias o aviso de abertura do concurso deste ano. O do próximo não se deve desviar muito. https://myfct.fct.pt/LibDocument/Fi...7uk3/vqoWUO6LIMYz/eedn6gdCYn/SnsrIrlRRSKYhX8=

Última edição: