Bolsa por mérito DGES

mariana_rib

Membro Caloiro
Matrícula
28 Julho 2025
Olá! Sou estudante da Universidade do Porto, e recebi há uns dias um mail da DGES a dizer que iria receber a bolsa por mérito relativa ao nao 2023/24. Entretanto preenchi o inquérito, mas não sei nada sobre o valor ao certo e quando tempo leva a recebê-lo. Alguém pode ajudar? Obrigada :)

Olá.
A bolsa de estudo por mérito tem um valor anual igual a cinco vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida em vigor no início do ano lectivo em que é atribuída
Não te sei dizer quanto tempo demora. O valor parece ser 3800€.

• Like
Reactions: mariana_rib
Olá! Sou estudante da Universidade do Porto, e recebi há uns dias um mail da DGES a dizer que iria receber a bolsa por mérito relativa ao nao 2023/24. Entretanto preenchi o inquérito, mas não sei nada sobre o valor ao certo e quando tempo leva a recebê-lo. Alguém pode ajudar? Obrigada :)
Olá @mariana_rib
O valor será 5 salários mínimos em vigor no ano em que começou o ano letivo. Em 2023 era 760€ *5 = 3800€
As bolsas estão a ser pagas com um atraso de cerca de 3 anos:

• Like
Ola Mariana.... estou na mesma situação....a tua bolsa já foi recebida ou ainda tas á espera??

Olá! Não, ainda não recebi. Estou à espera tbm. Supostamente pelo que li na notícia que o davis mandou, é mais ou menos um mês depois de termos respondido ao inquérito. Mas assim que tiver novidades digo :)
Ola Mariana. Aqui vai a resposta da Dges:
Exmo. Senhor,

Os processos encontram-se em fase de análise e a aguardar resposta da parte das entidade Autoridade Tributária e Aduaneira e da Segurança Socia, relativamente aos consentimentos que nos forneceu.

Assim que possível, será efetuado o pagamento do valor de bolsa de 3800€.

• Like
Ola Mariana. Aqui vai a resposta da Dges:
Exmo. Senhor,

Os processos encontram-se em fase de análise e a aguardar resposta da parte das entidade Autoridade Tributária e Aduaneira e da Segurança Socia, relativamente aos consentimentos que nos forneceu.

Assim que possível, será efetuado o pagamento do valor de bolsa de 3800€.
A mim também me responderam praticamente o mesmo. Temos de aguardar. Obrigada :))