Bolsa +Superior

Clauuu

Membro Caloiro
Matrícula
26 Maio 2025
Olá a todos!
Gostava de saber se alguém já passou por esta situação: tive direito à bolsa +Superior durante a minha primeira licenciatura, mas depois entrei num mestrado integrado e, no 1.º ano, a bolsa de ação social foi indeferida.
Agora, no 4ºano que corresponde ao mestrado, voltei a ser bolseira da DGES, mas disseram-me que já não posso receber a bolsa +Superior porque "houve uma interrupção na bolsa +superior", e que por isso já não posso usufruir mais desta bolsa. No entanto, no regulamento não encontro nenhuma informação que me confirme isto. Fiquei surpresa por tal informação estar omitida do regulamento...

A minha dúvida é a seguinte: a interrupção da bolsa de ação social durante a 2ª licenciatura e consequentemente da bolsa +Superior impossibilita-me de voltar a receber a +Superior, mesmo que o motivo do indeferimento já esteja resolvido e esteja inscrita num ciclo de estudo superior? Ou seja, o indeferimento na licenciatura implica a impossibilidade de usufruir deste apoio no mestrado?

Obrigada desde já a quem puder esclarecer!

Solução
Olá a todos!
Gostava de saber se alguém já passou por esta situação: tive direito à bolsa +Superior durante a minha primeira licenciatura, mas depois entrei num mestrado integrado e, no 1.º ano, a bolsa de ação social foi indeferida.
Agora, no 4ºano que corresponde ao mestrado, voltei a ser bolseira da DGES, mas disseram-me que já não posso receber a bolsa +Superior porque "houve uma interrupção na bolsa +superior", e que por isso já não posso usufruir mais desta bolsa. No entanto, no regulamento não encontro nenhuma informação que me confirme isto. Fiquei surpresa por tal informação estar omitida do regulamento...

A minha dúvida é a seguinte: a interrupção da bolsa de ação social durante a 2ª licenciatura e consequentemente...
Olá a todos!

A minha dúvida é a seguinte: a interrupção da bolsa de ação social durante a 2ª licenciatura e consequentemente da bolsa +Superior impossibilita-me de voltar a receber a +Superior, mesmo que o motivo do indeferimento já esteja resolvido e esteja inscrita num ciclo de estudo superior? Ou seja, o indeferimento na licenciatura implica a impossibilidade de usufruir deste apoio no mestrado?

Obrigada desde já a quem puder esclarecer!
Olá @Clauuu
Uma das condições para ter a bolsa +Superior é "Não lhes ter sido cancelada ou anulada bolsa +Superior atribuída em ano letivo anterior."
Podes encontrar isso nas FAQs do site da DGES:

Solução
Olá, boa noite! Obrigada pela tua resposta!
No entanto a minha dúvida permanece, porque um indeferimento da bolsa da ação social confere um cancelamento ou anulação da bolsa +superior? Porque para uma bolsa ser cancelada ou anulada devia ter sido atribuída, ou é a minha interpretação que está incorreta? É que já li várias vezes o regulamento e continuo sem perceber a razão da cancelamento/anulação.

Eu sei que a minha situação é também bastante específica, uma vez que eu tirei uma licenciatura, e depois ingressei num mestrado integrado. Mas apenas estava a concorrer para a bolsa +superior agora que já me encontro inscrita no mestrado, uma vez que em 2023 alargaram a bolsa também aos mestrados e a alunos que não fizeram a candidatura logo no seu primeiro ano de matrícula.

Obrigada mais uma vez pela ajuda!

Olá, boa noite! Obrigada pela tua resposta!
No entanto a minha dúvida permanece, porque um indeferimento da bolsa da ação social confere um cancelamento ou anulação da bolsa +superior? Porque para uma bolsa ser cancelada ou anulada devia ter sido atribuída, ou é a minha interpretação que está incorreta? É que já li várias vezes o regulamento e continuo sem perceber a razão da cancelamento/anulação.

Eu sei que a minha situação é também bastante específica, uma vez que eu tirei uma licenciatura, e depois ingressei num mestrado integrado. Mas apenas estava a concorrer para a bolsa +superior agora que já me encontro inscrita no mestrado, uma vez que em 2023 alargaram a bolsa também aos mestrados e a alunos que não fizeram a candidatura logo no seu primeiro ano de matrícula.

Obrigada mais uma vez pela ajuda!
Pois, estou a perceber melhor o teu caso. Não tiveste a bolsa da DGES nos primeiros 3 anos porque já eras licenciada, mas agora conseguiste ter acesso à bolsa da DGES no 4º ano porque estás em mestrado. Tudo indica que poderias ter acesso à bolsa +superior, dado que se trata de outro ciclo de estudos, mas eles devem estar a interpretar não teres tido bolsa nos primeiros anos como uma interrupção da bolsa e cancelamento da bolsa +superior. Se tens esse resultado na plataforma tenta reclamar do resultado e ver no que dá. Também podes entrar em contacto diretamente com a DGES e explicar o teu caso, que como referes é algo especifico.

É exatamente isso! Porque não cheguei a receber nenhuma notificação a me informar do cancelamento ou anulação da bolsa. E fui apanhada completamente de surpresa este ano.
Tenho contactado com um técnico da DGES através do Balcão eletrónico, mas mesmo assim as minhas dúvidas não estão a ser esclarecidas. Vou tentar falar com alguém superior.
Qualquer das formas, agradeço imenso a tua resposta!

• Like
Reactions: davis
É exatamente isso! Porque não cheguei a receber nenhuma notificação a me informar do cancelamento ou anulação da bolsa. E fui apanhada completamente de surpresa este ano.
Tenho contactado com um técnico da DGES através do Balcão eletrónico, mas mesmo assim as minhas dúvidas não estão a ser esclarecidas. Vou tentar falar com alguém superior.
Qualquer das formas, agradeço imenso a tua resposta!
Continua a insistir até teres uma resposta esclarecedora e definitiva. Estas questões das bolsas da DGES costumam ser chatas e demoradas, e entre muitos milhares de processos, os alunos têm de ser chatos para terem respostas concretas.

Pois, já percebi que sim!
Para obter a bolsa da DGES para o mestrado já foi complicado.
E a minha experiência com o Balcão Eletrónico da DGES não tem sido positiva sinceramente. Das duas vezes que recorri, senti que não tentaram compreender as situações e basicamente foi um copy paste do que tinham dito na plataforma online de candidatura. Só após formalizar um recurso hierárquico vi a bolsa a ser deferida.
Entretanto agora vou enviar a situação para o ministério da educação e para o secretário de estado do ensino superior a ver o que dizem.

Ahh, e outra coisa que me deixou bastante surpresa, é que um único regulamento é aplicado de forma distinta entre as instituições públicas. Só ai demonstra a ambiguidade do mesmo. Por isso, no que toca a estas situações é insistir mesmo até ter uma resposta clara.

Muito obrigada mesmo!

• Like
Reactions: davis