Bolsas (agregado familiar) - Perco o auxilio da bolsa para pagar as propinas se anular a matrícula?

Inês C Lopes

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2019
Curso
Bioquímica
Instituição
FCT-UNL
Entrei na minha segunda opção e decidi dar uma oportunidade ao curso para ver se me apaixonava. Contudo, tal não ocorreu e gostava de saber o seguinte: se anular a minha matrícula agora o valor das propinas que tenho que pagar será com ou sem o auxílio da bolsa?

Kat9878

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Engenharia da Energia e do Ambiente
Instituição
FCUL
Penso que, anulando a matrícula, deixas de ter direito ao pagamento das propinas a partir do momento da anulação. E, não completando os 36 ECTS, mesmo que entres noutro curso no próximo ano letivo não te será atribuída a bolsa. Espero ter ajudado!

Inês C Lopes

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2019
Curso
Bioquímica
Instituição
FCT-UNL
Olá, obrigada pela resposta! Contudo, se não utilizar o dinheiro da bolsa para o pagamento das propinas em falta, no próximo ano letivo posso candidatar-me à mesma para a bolsa correto?

Kat9878

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Instituição
FCUL
Olá!! (um pouco atrasado, mas pronto, haha, desculpa)
se não utilizar o dinheiro da bolsa para o pagamento das propinas em falta
Acho que não entendi a tua pergunta! O que fazes ao dinheiro que a DGES te manda é contigo, mas para poderes ter a bolsa no próximo ano letivo, estando inscrita no ensino superior, deves completar os 36 ECTS ao longo do ano letivo, algo que não é possível anulando a matrícula. Quando fazes a renovação tens um separador designado "contratualização", em que verificam se cumpres os requisitos mínimos para manteres a bolsa.

Inês C Lopes

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2019
Curso
Bioquímica
Instituição
FCT-UNL
Eu ainda não recebi a bolsa porque o pedido está em processo de aprovação ainda. Estava a pensar anulá-lo para poder concorrer à bolsa para o ano

Kat9878

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Instituição
FCUL
Eu ainda não recebi a bolsa porque o pedido está em processo de aprovação ainda. Estava a pensar anulá-lo para poder concorrer à bolsa para o ano
Não sei se anulando agora podes ter direito à bolsa para o ano, o melhor será perguntares no fórum geral das bolsas, pode ser que alguém te consiga confirmar!

Pedro0liv

Membro Caloiro
Matrícula
9 Novembro 2019
Estou numa situação parecida. Pretendo anular a matrica no fim do 1 semestre e recebo a bolsa desde outubro. Fazendo a anulação tenho de devolver o dinheiro da bolsa desde que a recebo? E só completando os 36ects é que terei direito a bolsa novamente?

Kat9878

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Instituição
FCUL
@Pedro0liv e @Inês C Lopes, coloquem as vossas questões neste fórum, aqui de certeza que serão devidamente esclarecidos, eu não tenho estado tão a par dos pormenores da legislação das bolsas de estudo. Espero que corra tudo bem connosco!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Pedro0liv
Estou numa situação parecida. Pretendo anular a matrica no fim do 1 semestre e recebo a bolsa desde outubro. Fazendo a anulação tenho de devolver o dinheiro da bolsa desde que a recebo? E só completando os 36ects é que terei direito a bolsa novamente?
Não tens de devolver, mas deixas de ter direito à bolsa na matrícula seguinte. Só tens direito à bolsa se tiveres o aproveitamento mínimo (pelo menos 36 ECTS concluídos).

• Like
Reactions: Kat9878