bolsas / alojamento universidade de Aveiro

   

helloo1111

Membro Caloiro
Matrícula
25 Setembro 2024
Mensagens
4
Bom dia a todos. Venho explicar a minha situação à espera de algum conselho. Estou agora no segundo ano na universidade de Aveiro. No primeiro ano foi-me reavaliada a bolsa da DGES e atribuído o valor mínimo, algo bastante injusto devido a fazer parte de uma família monoparental, com um irmão mais novo, e a minha encarregada de educação a receber o salário mínimo de Portugal, (não tenho também qualquer ajuda da parte do meu pai) e sendo aluna deslocada.
Este ano foi-me de novo atribuído este valor. Contudo, contrariamente ao ano passado tive direito as residências. Mas eu já fiz contrato com um quarto, pois não achava que ia para as residências. O problema é que na Universidade de Aveiro se recusar a residência não tenho direito a bolsa da alojamento para pagar o quarto que já me comprometi a ir, e devido a ter somente o mínimo da bolsa da DGES (e não ter direito a qualquer outra bolsa devido a ser uma universidade do litoral) não tenho como pagar a minha estadia em Aveiro. As minhas únicas opções que restam são ou trabalhar, ou congelar a matrícula.
Agradeço qualquer ajuda!
 
Bom dia a todos. Venho explicar a minha situação à espera de algum conselho. Estou agora no segundo ano na universidade de Aveiro. No primeiro ano foi-me reavaliada a bolsa da DGES e atribuído o valor mínimo, algo bastante injusto devido a fazer parte de uma família monoparental, com um irmão mais novo, e a minha encarregada de educação a receber o salário mínimo de Portugal, (não tenho também qualquer ajuda da parte do meu pai) e sendo aluna deslocada.
Este ano foi-me de novo atribuído este valor. Contudo, contrariamente ao ano passado tive direito as residências. Mas eu já fiz contrato com um quarto, pois não achava que ia para as residências. O problema é que na Universidade de Aveiro se recusar a residência não tenho direito a bolsa da alojamento para pagar o quarto que já me comprometi a ir, e devido a ter somente o mínimo da bolsa da DGES (e não ter direito a qualquer outra bolsa devido a ser uma universidade do litoral) não tenho como pagar a minha estadia em Aveiro. As minhas únicas opções que restam são ou trabalhar, ou congelar a matrícula.
Agradeço qualquer ajuda!
Alô. Não é a UA que não te quer dar o complemento de alojamento devido a rejeitares as residências, a DGES é que não aceita dar-te o complemento. Está nas regras da bolsa e nos complementos, no site da DGES, que para te darem o complemento tens de ter a residência negada. Coisa que não tiveste este ano. Ou seja, se a negaste tu, não terás qualquer ajuda por parte da DGES nesse quesito. Não é a UA que te paga, nem é a UA que não te quer pagar, é mesmo regra do complemento.

No entanto, podes sempre tentar falar com a responsável pela tua bolsa e processo, para que a tua bolsa seja reavaliada. Como és do 2.º ano (como eu), o teu resultado deve ser ainda provisório. Ou seja, ainda não fizeram os cálculos. No entanto, eu também tive a bolsa mínima o ano passado e também terei (supostamente) este ano, o que também não é justo no meu caso. Tentarei falar com ela presencialmente sobre isso, acho que deverias falar também. Mas sobre o complemento não há mesmo nada a fazer. Só se tentasses que te dessem uma residência novamente.
 
Alô. Não é a UA que não te quer dar o complemento de alojamento devido a rejeitares as residências, a DGES é que não aceita dar-te o complemento. Está nas regras da bolsa e nos complementos, no site da DGES, que para te darem o complemento tens de ter a residência negada. Coisa que não tiveste este ano. Ou seja, se a negaste tu, não terás qualquer ajuda por parte da DGES nesse quesito. Não é a UA que te paga, nem é a UA que não te quer pagar, é mesmo regra do complemento.

No entanto, podes sempre tentar falar com a responsável pela tua bolsa e processo, para que a tua bolsa seja reavaliada. Como és do 2.º ano (como eu), o teu resultado deve ser ainda provisório. Ou seja, ainda não fizeram os cálculos. No entanto, eu também tive a bolsa mínima o ano passado e também terei (supostamente) este ano, o que também não é justo no meu caso. Tentarei falar com ela presencialmente sobre isso, acho que deverias falar também. Mas sobre o complemento não há mesmo nada a fazer. Só se tentasses que te dessem uma residência novamente.
Agradeço imenso a resposta e vou fazer exatamente isso. Resto de um bom dia!
 
  • Like
Reactions: soraiarftorres