Bolsas de estudo aos 25 anos

monica141999

Membro Caloiro
Matrícula
14 Novembro 2024
Olá, malta. Sou dos Açores e, como viram pelo título, tenho 25 anos e pretendo voltar a estudar. A verdade é que a minha vida sempre andou um pouco instável, não no sentido de jovem rebelde ou problemático, mas pela imaturidade de não perceber o que gostava realmente e por fugir dos problemas familiares e pessoais que sempre me rodearam. Vivo na segunda ilha mais pequena (somos 4 mil habitantes) e isso restringe-me de muitas coisas. Aos 16 anos decidi sair da minha ilha e ir tirar um curso profissional, para poder sair da ilha que tanta tristeza e más recordações me trazia, mas após a finalização do mesmo, o destino trouxe-me volta a esta ilha, que felizmente não passou de um susto. Fiz o estágio, que é renumerado e, como todo o jovem ao iniciar a sua independência financeira, decidi dar uma segunda oportunidade a este sítio, pois se fosse estudar para fora de novo (que era um plano) teria que depender financeiramente dos meus pais e isso "estava fora de questão" por já conhecer o "sabor" da independência e comprar o que quisesse sem pedir autorização e explicação e deixei que esse "capricho fosse mais forte que todas as más recordações da minha terra. Então, entrei na universidade aberta para tirar licenciatura. Na altura era o que me fazia sentido. Conseguia estudar e pagar as minhas propinas e continuar com a independência financeira pois estava a trabalhar (como ainda hoje estou). A verdade é que estou a terminar a licenciatura e estou completamente perdida. Numa ilha que só me trás mágoa, péssimas memórias, com um curso profissional e uma licenciatura dos quais não me identifico por ser fruto da imaturidade e agora descobri o que realmente gostaria de tirar e tou a ponderar tirar, novamente, outra licenciatura. Mas já tenho 25 anos. Não tenho direito a muitas regalias que os restantes jovens têm, como passagens aéreas, transportes, etc. E as bolsas são outra regalia que também fico impossibilitada de ter. Gostaria, então, depois deste desabafo e testamento, questionar se alguém sabe em concreto, sobre estas regalias, sobretudo as bolsas de estudo.

Olá.
as bolsas são outra regalia que também fico impossibilitada de ter
Pelo rendimento? Pela idade não ficas, e se não terminares a tua licenciatura actual também não ficas impedida pelo critério de já deter um grau do mesmo nível.

Quão diferentes são as áreas que estudaste e que queres estudar? Não há possibilidade de ingressares num mestrado que te ponha na área que queres?

• Like
Reactions: Alexandra S.
A bolsa da segurança social e da câmara municipal só é atribuída até aos 25 anos (foi o que sempre me disseram). Está a dizer-me que não é assim? Quanto à da DGES não sei mesmo quais os critérios.

Estou no último semestre. Estou a tirar ciências sociais com minor em psicologia. E quero tirar mesmo psicologia. Já tentei ver alguns mestrados, mas não há nada que sirva com a licenciatura que estou a terminar agora.

A bolsa da segurança social e da câmara municipal só é atribuída até aos 25 anos (foi o que sempre me disseram). Está a dizer-me que não é assim? Quanto à da DGES não sei mesmo quais os critérios.
Era precisamente à da DGES que me referia. Há requisitos de rendimento, património, e de não ter um grau do mesmo nível. Portanto, se já tiveres uma licenciatura, não poderás beneficiar da bolsa da DGES para tirar outra licenciatura.
Quanto a bolsas municipais, é uma questão de consultares o regulamento correspondente.
Estou a tirar ciências sociais com minor em psicologia. E quero tirar mesmo psicologia
Então planeias ingressar na licenciatura em psicologia, presumivelmente tendo já equivalências a algumas cadeiras, é isso?

Recomendo que vejas aqui no simulador se terias direito à bolsa da DGES.
Se tiveres, poderá ser melhor não acabares a licenciatura em que estás agora matriculada.

Última edição:
Hmmm. Estive agora a ver os requisitos e, de facto, a bolsa da DGES está fora de questão... primeiro porque estou no último ano e desistir agora era só deitar todo o dinheiro investido fora. Segundo porque tenciono ser trabalhora-estudante e também está fora dos requisitos.
Só me resta mesmo perceber qual será o melhor cenário para mim: entrar pelo concurso especial maiores de 23 anos ou o titular de outro curso superior. No caso deste segundo, não sei o que preciso fazer (se é necessário realizar alguma prova) para entrar. O maiores de 23 anos é necessário uma prova específica. Mas os titulares de outro curso profissional precisam fazer o quê?

primeiro porque estou no último ano e desistir agora era só deitar todo o dinheiro investido fora.
Podias reingressar no futuro e acabar o curso.
Segundo porque tenciono ser trabalhora-estudante e também está fora dos requisitos.
Depende do valor dos rendimentos.
Só me resta mesmo perceber qual será o melhor cenário para mim: entrar pelo concurso especial maiores de 23 anos ou o titular de outro curso superior.
Também tens a opção de realizar exames e concorrer pelo CNAES.
os titulares de outro curso profissional precisam fazer o quê?
É uma questão de consultares a página da universidade onde queres estudar. Isso deve vir tudo explicado no edital de concurso, e pode variar de faculdade em faculdade.

O concurso nacional de acesso ao ensino superior. A via "normal" para ingressar.