- Matrícula
- 14 Novembro 2024
Olá, malta. Sou dos Açores e, como viram pelo título, tenho 25 anos e pretendo voltar a estudar. A verdade é que a minha vida sempre andou um pouco instável, não no sentido de jovem rebelde ou problemático, mas pela imaturidade de não perceber o que gostava realmente e por fugir dos problemas familiares e pessoais que sempre me rodearam. Vivo na segunda ilha mais pequena (somos 4 mil habitantes) e isso restringe-me de muitas coisas. Aos 16 anos decidi sair da minha ilha e ir tirar um curso profissional, para poder sair da ilha que tanta tristeza e más recordações me trazia, mas após a finalização do mesmo, o destino trouxe-me volta a esta ilha, que felizmente não passou de um susto. Fiz o estágio, que é renumerado e, como todo o jovem ao iniciar a sua independência financeira, decidi dar uma segunda oportunidade a este sítio, pois se fosse estudar para fora de novo (que era um plano) teria que depender financeiramente dos meus pais e isso "estava fora de questão" por já conhecer o "sabor" da independência e comprar o que quisesse sem pedir autorização e explicação e deixei que esse "capricho fosse mais forte que todas as más recordações da minha terra. Então, entrei na universidade aberta para tirar licenciatura. Na altura era o que me fazia sentido. Conseguia estudar e pagar as minhas propinas e continuar com a independência financeira pois estava a trabalhar (como ainda hoje estou). A verdade é que estou a terminar a licenciatura e estou completamente perdida. Numa ilha que só me trás mágoa, péssimas memórias, com um curso profissional e uma licenciatura dos quais não me identifico por ser fruto da imaturidade e agora descobri o que realmente gostaria de tirar e tou a ponderar tirar, novamente, outra licenciatura. Mas já tenho 25 anos. Não tenho direito a muitas regalias que os restantes jovens têm, como passagens aéreas, transportes, etc. E as bolsas são outra regalia que também fico impossibilitada de ter. Gostaria, então, depois deste desabafo e testamento, questionar se alguém sabe em concreto, sobre estas regalias, sobretudo as bolsas de estudo.