Bolsas de estudo, primeira vez a candidatar, duvida

Bruno Costa00

Membro
Matrícula
25 Abril 2018
Boas pessoal, tudo bem? Peço desculpa a questão.

Eu fiz o IRS sozinho este ano, e ao concorrer à bolsa, pede-me o agregado familiar. Visto que ainda vivo com eles, tenho de os meter independentemente de ter feito o IRS sozinho correto?
Se sim, existe uma questão. O meu pai está internado no hospital e não tem possibilidade de assinar pois não tem movimento na mao.
Como posso resolver isto?
Obrigado!

Eu fiz o IRS sozinho este ano, e ao concorrer à bolsa, pede-me o agregado familiar. Visto que ainda vivo com eles, tenho de os meter independentemente de ter feito o IRS sozinho correto?
Se sim, existe uma questão. O meu pai está internado no hospital e não tem possibilidade de assinar pois não tem movimento na mao.
Obrigado!
Olá! Penso que em relação à primeira questão, se fazem todos parte do agregado familiar, tens de sim colocá-los a todos. O que acontece na candidatura é pedirem-te o IRS de cada membro da família (e aí tens de colocar para cada um) quando estás a colocar a informação de cada um!
Sobre a segunda questão, se não é possível assinar, acho que dá para usar a impressão digital, mas não tenho certeza... O que recomendo é ligares para a DGES ou contactares a DGES pelo balcão eletrónico que disponibilizam (eu já contactei duas vezes e sempre são rápidos - depende também da hora do dia - e respondem bem às questões que lhes colocamos) e explicares bem a situação em que te encontras.
Espero que tenha conseguido ajudar em qualquer coisa!

Obrigado!
No caso da assinatura, como te disseram há quem use a impressão digital como substituto ou podes arranjar uma declaração (Segurança Social ou Balcão do Cidadão) em como não pode assinar, sendo a sua assinatura substituída pela da tua mãe (que é o que fazem, por exemplo, quando crianças pequenas ainda não podem assinar).