Bolsas para 2021/2022

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @KlausEndler
Para me candidatar à bolsa só depois de ser colocado? (Ou seja, após dia 27?) Até lá só esperar mesmo? Obrigado.
Podes fazer já a candidatura à bolsa quando recebes os acessos da DGES quando acabares a candidatura online. Não precisas de esperar pelas colocações (e até recomendo que não o faças).

KlausEndler

Membro
Matrícula
6 Agosto 2021
Mas no lugar da candidatura aparece que não estou em nenhum curso e pede-me o último ano em que estive no ensino superior... Como este é o meu primeiro ano é suposto responder como se fosse previamente? "Sem instituição - Curso não especificado: Curso não definido" e "Último ano em que ingressou no Ensino Superior"

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Mas no lugar da candidatura aparece que não estou em nenhum curso e pede-me o último ano em que estive no ensino superior... Como este é o meu primeiro ano é suposto responder como se fosse previamente? "Sem instituição - Curso não especificado: Curso não definido" e "Último ano em que ingressou no Ensino Superior"
Colocas que vais entrar em 2021/2022. É normal que não apareça o curso, isso depois atualiza nas colocações.

MargaridaFlores

Membro Caloiro
Matrícula
8 Agosto 2021
Colocas que vais entrar em 2021/2022. É normal que não apareça o curso, isso depois atualiza nas colocações.

Desculpa estar a chatear, mas surgiu-me uma dúvida. O meu agregado familiar mudou do ano passado para este. Dessa maneira, o IRS apresentado tem um agregado familiar diferente àquele que lá coloquei. O que faço? Simplesmente coloco o agregado familiar deste ano, mesmo sendo inconsistente com o do IRS de 2020? (No ano passado o meu pai fazia parte do meu agregado familiar e no IRS da minha mãe também, mas este ano não.)

Além disso, a casa onde habito é de ambos os meus pais e assim continua após o divórcio, mas apenas aparece nas finanças para um deles, que pelo que vi na internet é normal (Marido não aparece como proprietário da moradia | Fórum da Casa). Contudo, sendo a minha guarda apenas da mãe, com o divórcio dos meus pais o que coloco no " imóvel utilizado como Habitação Própria Permanente pertence ao agregado familiar?", pois ele pertence à minha mãe também, mas não encontro os seus códigos na sua página das finanças.

Obrigado e desculpa o incómodo.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @MargaridaFlores
Desculpa estar a chatear, mas surgiu-me uma dúvida. O meu agregado familiar mudou do ano passado para este. Dessa maneira, o IRS apresentado tem um agregado familiar diferente àquele que lá coloquei. O que faço? Simplesmente coloco o agregado familiar deste ano, mesmo sendo inconsistente com o do IRS de 2020? (No ano passado o meu pai fazia parte do meu agregado familiar e no IRS da minha mãe também, mas este ano não.)
Coloca o que fizer mais sentido e explica a situação nas observações.
Além disso, a casa onde habito é de ambos os meus pais e assim continua após o divórcio, mas apenas aparece nas finanças para um deles, que pelo que vi na internet é normal (Marido não aparece como proprietário da moradia | Fórum da Casa). Contudo, sendo a minha guarda apenas da mãe, com o divórcio dos meus pais o que coloco no " imóvel utilizado como Habitação Própria Permanente pertence ao agregado familiar?", pois ele pertence à minha mãe também, mas não encontro os seus códigos na sua página das finanças.
Se é de um dos teus pais nas finanças continua a ser pertença do agregado.

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
Pois, mas segundo o simulador não tenho direito à bolsa mesmo tendo os rendimentos abaixo desse valor. Aparece-me a seguinte mensagem:
Deve haver um erro qualquer no preenchimento.

Estive a "experimentar" o simulador para tentar perceber melhor os limites e as condições para ter bolsa e aconteceu-me o mesmo.

Ao fazer manualmente a divisão dos rendimentos totais do agregado familiar pelo número de elementos do agregado familiar dava um valor inferior em quase 1000€ relativamente ao que está estipulado como valor-limite, e o simulador dizia que ultrapassava os 8962,05€ . 🤷🏽‍♂️

• Like
Reactions: fgdgdjhd

GuilhermeReb

Membro Veterano
Matrícula
18 Outubro 2018
Olá,
Tenho uma colega que entro pelos maiores de 23 anos. Foi informada na universidade que para além das declarações IRS, IMI, saldo das contas bancárias, etc., necessita de uma declaração de autorização da Segurança Social e das Finanças. Que declaração é essa?
Obrigado

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Olá,
Tenho uma colega que entro pelos maiores de 23 anos. Foi informada na universidade que para além das declarações IRS, IMI, saldo das contas bancárias, etc., necessita de uma declaração de autorização da Segurança Social e das Finanças. Que declaração é essa?
Obrigado
Olá. É a declaração que eles enviam para ela (e outros membros do agregado familiar) assinarem e ela enviar de volta. Essas declarações servem para eles poderem obter determinadas informações sobre a situação do agregado familiar na Segurança Social e nas Finanças. Ela pode obter esses documentos para assinar no momento em que está a fazer a Bolsa de Estudo (tem que fazer o download e enviar digitalizado).

• Like
Reactions: GuilhermeReb

GuilhermeReb

Membro Veterano
Matrícula
18 Outubro 2018
Obrigado!!
Já agora, na secção PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO, colocou "Outra situação", mas enganou-se...é possível alterar o formulário?

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Obrigado!!
Já agora, na secção PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO, colocou "Outra situação", mas enganou-se...é possível alterar o formulário?
Se ela ainda não submeteu a candidatura, em princípio penso que sim. Caso não dê para alterar, ela vai ter que contactar os SAS da Universidade onde ela entrou, explicar a situação e pedir para serem eles a corrigir o erro.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
É estranho ainda não ter recebido comunicação nenhuma por parte da DGES? Fiz a candidatura dia 14/09.
Olá.
Quem faz a avaliação são os Serviços Sociais da tua instituição, tenta contactá-los para saberes em que ponto está o teu requerimento.

sueco2003

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2020
Olá.
Quem faz a avaliação são os Serviços Sociais da tua instituição, tenta contactá-los para saberes em que ponto está o teu requerimento.
Agora pediram-me para anexar uma "Declaração sob compromisso de honra onde deve quantificar o valor do património mobiliário do agregado a 31 de dezembro de 2020. : Declaração de honra indicando o património mobiliário existente em nome de cada elemento do agregado familiar à data de 31 de dezembro de 2020. (Note que o património mobiliário é composto pela soma de todos os créditos em contas bancárias (à ordem e a prazo), certificados de aforro, ações, fundos de investimento, PPRs e outros bens mobiliários existentes)." mas eu não consigo encontrar a da minha faculade (IST). Não sei se posso redigir uma própria também... O que faço?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Agora pediram-me para anexar uma "Declaração sob compromisso de honra onde deve quantificar o valor do património mobiliário do agregado a 31 de dezembro de 2020. : Declaração de honra indicando o património mobiliário existente em nome de cada elemento do agregado familiar à data de 31 de dezembro de 2020. (Note que o património mobiliário é composto pela soma de todos os créditos em contas bancárias (à ordem e a prazo), certificados de aforro, ações, fundos de investimento, PPRs e outros bens mobiliários existentes)." mas eu não consigo encontrar a da minha faculade (IST). Não sei se posso redigir uma própria também... O que faço?
Olá @sueco2003
Nas declarações sob compromisso de honra tipicamente não usas nenhum modelo específico, é algo que fazes do teu lado, podendo usar vários modelos que encontras online.

• Like
Reactions: sueco2003

Sofia Leonel

Membro Caloiro
Matrícula
16 Março 2020
Curso
Enfermagem
Instituição
IPLeiria
A mim também me pediram isso aqui no IPLeiria, mas enviaram-me também um link para um modelo deles. Este tem os montantes divididos por escalões, que talvez não faça muito sentido aí, mas acho que a parte do texto do documento pode ser um bom guia para fazeres a tua. Aqui vai o link:

sueco2003

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2020

sueco2003

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2020
Boa noite, finalmente ao fim de 4 meses vi a minha candidatura à bolsa DGES ser aceite, agora necessitava de uma declaração a dizer que ganhei a bolsa, mas não encontro nada sobre isso. Alguém me pode ajudar? Obrigado

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Boa noite, finalmente ao fim de 4 meses vi a minha candidatura à bolsa DGES ser aceite, agora necessitava de uma declaração a dizer que ganhei a bolsa, mas não encontro nada sobre isso. Alguém me pode ajudar? Obrigado
Olá.
Que tipo de declaração precisas? Costumas ter na tua área da plataforma Be-On um documento (separador Documentos) que eles enviam e onde consta que foste aceite, mas não sei se é esse tipo de documentos que queres.

sueco2003

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2020
Olá.
Que tipo de declaração precisas? Costumas ter na tua área da plataforma Be-On um documento (separador Documentos) que eles enviam e onde consta que foste aceite, mas não sei se é esse tipo de documentos que queres.
eu preciso dessa declaração para atualizar o passe da CARRIS, eu fui lá com o documento "resultado" que está na beon e a senhora disse que não era este documento, e não me adiantou mais detalhes...