Cábulas para Calculadora nos exames são "legais" ?

Matrícula
3 Janeiro 2016
Curso
Ciências e Tecnologias - 12º - 2017/2018
Instituição
E.S. Rafael Bordalo Pinheiro
Olá! :grinning:
Este ano vou ter exames de FQ e Biologia, sei que muitas pessoas(se não todas :tearsofjoy:) levam cábulas para o de FQ na calculadora, as minhas questões são:
*Se são permitidas;
*Se os professores supervisores não olham(ou não querem saber) para o que fazemos na calculadora;
*Se for apanhado, o que acontece?
Obrigado!

São permitidas e os professores não podem ver o que tens lá, só verificar se tens um programa proibido.

Peço desculpa pela intromissão, mas cábulas não são uma forma de fraude? Como podem ser permitidas? :tearsofjoy::tearsofjoy:

• Like
Reactions: Nerd
Olá! :grinning:
Este ano vou ter exames de FQ e Biologia, sei que muitas pessoas(se não todas :tearsofjoy:) levam cábulas para o de FQ na calculadora, as minhas questões são:
*Se são permitidas;
*Se os professores supervisores não olham(ou não querem saber) para o que fazemos na calculadora;
*Se for apanhado, o que acontece?
Obrigado!
São completamente legais, podes por lá o que bem te apetecer. (Não podes é ter CAS, mas isso a maioria das calculadoras que se usa não tem).
Eles não te podem tocar sequer na calculadora, apenas vai o professor coadjuvante no início do exame ver se o modelo da tua calculadora é o permitido.
Não há nada para seres apanhado. Vou dar-te um exemplo. Este ano no exame de FQ, já tinha eu feito o exame todo, e a última pergunta de todas eu tinha-a praticamente chapada na calculadora, então para confirmar estive lá à procura da resposta. A professora vigilante parou à minha beira a ver o que eu estava a fazer (e lá continuava eu muito contente a verificar a resposta), e ela não fez nada (porque não podia).

São permitidas e os professores não podem ver o que tens lá, só verificar se tens um programa proibido.
Obrigado pela resposta! Poderias me dar um exemplo de um programa proibido ou indicar-me onde posso ver uma lista(se houver) das regras que tornam um programa proibido?
Obrigado e desculpa se estou a ser chato :grimacing:

• Like
Reactions: enigmaticFren
Obrigado pela resposta! Poderias me dar um exemplo de um programa proibido ou indicar-me onde posso ver uma lista(se houver) das regras que tornam um programa proibido?
Obrigado e desculpa se estou a ser chato :grimacing:
Há apenas uma funcionalidade que não é permitida, que é algo chamado CAS. Sendo que não te deves preocupar, porque poucas são as calculadoras que a tÊm. (Qual é a tua já agora?)

• Like
Reactions: João Feliciano
Já cheguei a ver um programa que tornava a minha Nspire CX numa Nspire CX CAS, muito arriscado?
(nem sei porque estou a fazer esta pergunta, sou grande medricas não tinha coragem de fazer isso :sweatsmile:)

Já cheguei a ver um programa que tornava a minha Nspire CX numa Nspire CX CAS, muito arriscado?
(nem sei porque estou a fazer esta pergunta, sou grande medricas não tinha coragem de fazer isso :sweatsmile:)
Fazes bem não ter coragem. O filho da madrinha do meio irmão não pode candidatar à segunda fase por ter deixado Matemática A por fazer. Teve negativa no exame por ter um programa proibido lá e terem demorado mais ou menos meia hora para tirá-lo, fez pouco mais de metade do exame.

• Like
Pois, as NSPIRE já são outra conversa, os professores entram mesmo na calculadora...

• Like
Fazes bem não ter coragem. O filho da madrinha do meio irmão não pode candidatar à segunda fase por ter deixado Matemática A por fazer. Teve negativa no exame por ter um programa proibido lá e terem demorado mais ou menos meia hora para tirá-lo, fez pouco mais de metade do exame.
Ui, nada bom :frowning:
Obrigado pela partilha, tiraste-me a 0,001 probabilidade de fazer isso! :grin:

• Like
Reactions: Nerd
Fazer cábulas numa TI 82 stats ou TI 84... Um trabalho do caraças ahaha

Respondendo à pergunta, eles não podem fazer nada para além de verificar os programas que tens instalados. Na minha nem mexeram, mas tenho um colega que ficou sem máquina (Nspire) porque tinha o super mario ou algo do género

Respondendo à pergunta, eles não podem fazer nada para além de verificar os programas que tens instalados. Na minha nem mexeram, mas tenho um colega que ficou sem máquina (Nspire) porque tinha o super mario ou algo do género
E sempre há a possibilidade terrível de a máquina sobrecarregar e deixar de funcionar... Lá se vai o trabalho de tardes inteiras... :tearsofjoy:

Aiai obrigado por me dizeres isso! É que tenho um emulador na minha com montes de jogos :openmouth:
Deleting ASAP:sweatsmile:

Na TI Nspire CX os professores têm que ir ao pé do aluno e ler os passos descritos nas indicações de exame e que permitem ver se a calculadora tem cálculo algébrico. Mas nem sequer podem mexer, supostamente é o aluno a seguir os passos, muito menos andarem a mexericar os documentos guardados... (isso de verificar o programa é algures nas definições ou assim, ou seja nem os títulos devem ler xD)

Na TI Nspire CX os professores têm que ir ao pé do aluno e ler os passos descritos nas indicações de exame e que permitem ver se a calculadora tem cálculo algébrico. Mas nem sequer podem mexer, supostamente é o aluno a seguir os passos, muito menos andarem a mexericar os documentos guardados... (isso de verificar o programa é algures nas definições ou assim, ou seja nem os títulos devem ler xD)
Mas tudo isso antes do começo da realização do exame, certo?
Porque se for depois
nDHy8Kc.jpg
:tearsofjoy:

• Like
Reactions: gui5000