Cálculo da média Ensino Profissional para acesso ao Ensino Superior

Ricardo_TC

Membro Caloiro
Matrícula
19 Novembro 2016
Curso
Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Instituição
Escola Secundária Maria Lamas
Boa tarde!
Frequento o 12º do curso profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Depois de ter lido o post da Uniarea sobre o nosso acesso ao ensino superior, surgiu-me a seguinte dúvida: quais as disciplinas que contam para a média?
Por exemplo, tenho uma disciplina chamada Área de Integração (algo que considero a disciplina mais inútil de sempre). Essa disciplina conta? Atualmente, as minhas disciplinas são: português, físico química, matemática, programação, redes, área de integração, inglês e educação física. Na transição de 10º/11º perdi Sistemas Operativos e e Arquitetura de Computadores. Obrigado!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Última edição:

rTIAGO

Membro Veterano
Matrícula
25 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Editado por um moderador:

Ricardo_TC

Membro Caloiro
Matrícula
19 Novembro 2016
Curso
Instituição
Editado por um moderador:
  • Like
Reactions: rTIAGO

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
  • Like
Reactions: rTIAGO

Ricardo_TC

Membro Caloiro
Matrícula
19 Novembro 2016
Curso
Instituição

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Obrigado pela ajuda, fiquei bastante esclarecido quanto a isso. Mais uma pergunta: a escola fornece a média?
Sim, se pedires um documento com a tua classificação de curso ela já vem calculada.

• Like
Reactions: Ricardo_TC

emanuelsilva888ir

Membro Caloiro
Matrícula
28 Fevereiro 2017
Frequentei o ensino profissional atualmente estou a fazer Erasmus e quero realizar estes exames nacionais.
Vou fazer exame de português e geografia, quais são os exames que contam? E a minha média final conta alguma coisa?

RafaelPereira14

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2017
Boas, gostaria que alguém me podesse esclarecer, se a média de um curso profissional equivale à média do ensino regular, ou seja se um 15 de média de final de curso conta o mesmo no profissional e no regular. Cumps

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
  • Like
Reactions: RafaelPereira14

RafaelPereira14

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2017
Olá @RafaelPereira14

Os alunos do profissional têm formas próprias de calcular a média. Sugiro que leias isto:
És do Profissional ou Artístico? Estas são as novas regras de Acesso | Uniarea
Boas @davis, sim eu já tinha visto isso logo no inicio da ano letivo, porque tive que ir como externo e tirei boas notas nos exames que fiz, só que a minha dúvida é só se um 16 de média de final de curso de um profissional equivale a um 16 num curso de ensino regular. Cumps

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Boas @davis, sim eu já tinha visto isso logo no inicio da ano letivo, porque tive que ir como externo e tirei boas notas nos exames que fiz, só que a minha dúvida é só se um 16 de média de final de curso de um profissional equivale a um 16 num curso de ensino regular. Cumps
Um 16 de média de candidatura de um aluno do profissional vale tanto como um do ensino regular, se é essa a tua pergunta.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Marco Osório

Membro
Matrícula
15 Setembro 2017
Curso
Gestão de Marketing
Instituição
IPAM
Boa Noite.

Estou com dúvidas referentes ao cálculo da média. Sou do Ensino Profissional e quero concorrer para o ano ao ensino superior privado, nomeadamente, o IPAM - Instituto Português de Administração e Marketing.

Enviei email para lá e disseram-me isto "A média é calculada da seguinte forma: 65% da nota final do ensino secundário + 35% da prova de ingresso (escolhes a prova de ingresso que tiveres melhor nota). "

A minha média então será:
CFCEPE x 65% + Nota Exame Economia 04 x 35% ?????

Exemplo:
14,8 x 0,65 + 16 x 0,35 = 15,22

Está correto?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Marco Osório
Enviei email para lá e disseram-me isto "A média é calculada da seguinte forma: 65% da nota final do ensino secundário + 35% da prova de ingresso (escolhes a prova de ingresso que tiveres melhor nota). "

Exemplo:

Está correto?
É isso. Quando as faculdades se referirem à "média do secundário" na nota de candidatura tu colocas a tua CFCEPE. Tem em atenção que a nota do exame não arredonda quando entra na nota de candidatura.

• Like
Reactions: Jéssica Pinto

waz1

Membro
Matrícula
1 Junho 2015
Boa tarde, gostava de saber se o acesso especial para os cursos profissionais vai começar já para o ano lectivo de 2019/2020 ou se vai ser apenas os exames nacionais não contarem para a média? Fiquei um pouco confuso e gostava de saber se é possível esclarecerem. Obrigado.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @waz1
Boa tarde, gostava de saber se o acesso especial para os cursos profissionais vai começar já para o ano lectivo de 2019/2020 ou se vai ser apenas os exames nacionais não contarem para a média? Fiquei um pouco confuso e gostava de saber se é possível esclarecerem. Obrigado.
O que há até agora é um conjunto de intenções do governo. Até passar a decreto-lei não passa disso, temos de aguardar.

catgs18

Membro
Matrícula
26 Maio 2018
Boa Noite.

Estou com dúvidas referentes ao cálculo da média. Sou do Ensino Profissional e quero concorrer para o ano ao ensino superior privado, nomeadamente, o IPAM - Instituto Português de Administração e Marketing.

Exemplo:

Está correto?
Olá, também frequento um curso profissional e vou concorrer este ano para o ensino superior.

CFCEPE= (Nota de Curso x 7.0) + (exame + exame [a dividir por 2] x 3.0) ÷ 10
Ex: (15.0x7.0) =105
(9.5 + 9.5 ÷ 2=9.5 x 3.0) = 28.5
105+28.5 = 13.5

A CFCEPE é apenas a tua média de curso final.

Para te candidatares ao ensino superior depois vai depender do valor da prova de ingresso de cada faculdade.

Exemplo (caso a prova de ingresso tenha um peso de 35%)

(Nota do CFCEPE x 6.5 + Prova de Ingresso x 3.5)
13.5 x 6.5 = 87.75
9.5 x 3.5 = 33.25
87.75 + 33.25 = 12,1