Olá!
Estou com uma dúvida relacionada com a CFC e CFCEPE. O meu curso faz parte dos artísticos especializados.
Segundo o Guia Geral de Exames 2020:
- Em relação à CFC:
"A classificação final de um curso do ensino artístico especializado é o resultado da aplicação da seguinte fórmula:
CFC = (8MCD + 2PAA)/10
Em que: CFC — classificação final de curso (
COM ARREDONDAMENTO ÀS UNIDADES);
MCD — média aritmética simples,
COM ARREDONDAMENTO ÀS UNIDADES, da classificação final obtida pelo aluno em todas as disciplinas, com exceção da disciplina de Educação Moral e Religiosa e, para os alunos que concluem a partir do ano letivo 2014/2015, da disciplina de Educação Física.
PAA — classificação obtida na prova de aptidão artística"
- Em relação à CFCEPE:
A CFCEPE é calculada pela média ponderada da classificação final do curso do ensino do ensino artístico especializado (peso de 70%) e da média aritmética simples das classificações dos dois exames referidos (peso de 30%), arredondada às unidades, da seguinte forma:
CFCEPE = (7CFC + 3M )/10
Sendo: CFCEPE – classificação final de curso para efeito de prosseguimento de estudos
CFC – classificação final do curso,
CALCULADA ATÉ ÀS DÉCIMAS, subsequentemente convertida na escala de 0 a 200
M – média aritmética simples dos 2 exames nacionais, arredondada às unidades, na escala de 0 a 200"
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A minha dúvida/confusão está relacionada com os arrendondamentos (que coloquei a negrito e em caps lock).
Vamos supor que a minha média de secundário é 16, 3 e a PAA 15 valores.
- Ao calcular a CFC, ao fazer a média aritmética simples com
arredondamento às unidades: 16 valores (em vez de 16,3) certo?
Se sim, ficará CFC = (8*16 + 2*15)/10 = 15,8 - MAS como é
arredondada às unidades, fica 16 valores (em vez de 15,8) certo?
No entanto, no cálculo da CFCEPE, diz que a classificação final do curso (CFC) é
calculada até às décimas. A minha pergunta é se a média aritmética simples da CFC é com arrendondamento às unidades ou às décimas? Como fica realmente a CFC no cálculo da CFCEPE?
Desculpem o testamento, mas estou um pouco confusa