Cálculo da média Ensino Profissional para acesso ao Ensino Superior

Boa tarde

Fiz a minha média do curso profissional e dá-me 17, mas ao fazer no vosso site, a média do ensino superior dá-me inferior a 17.
Alguém sabe explicar o porque?
Para efeitos de acesso ao ensino superior, a média para os cursos profissionais funciona diferente do ensino regular. Cito:

"No teu caso tens o que se designa por CFCEPE, ou seja, Classificação Final de Curso para Efeitos de Prosseguimento de Estudos no ensino superior. Esta será calculada segundo a expressão: CFCEPE = (7CF+3M)/10 em que:

• CF ‐ é a Classificação Final do curso, calculada até às décimas, sem arredondamento, convertida para a escala de 0 a 200;
  • M ‐ é Média aritmética simples, arredondada às unidades, das classificações, na escala de 0 a 200 pontos, dos dois exames obrigatórios referidos."

Bom dia. O meu filho está a candidatar-se ao ensino superior vindo de um curso profissional.
Na ficha Enes diz que tem 130 para o curso que quer mas na app de candidatura quando se preenchem os campos, aparece a azul 124 como nota para concorrer. O que quer isto dizer?
Obrigada pela atenção

Bom dia. O meu filho está a candidatar-se ao ensino superior vindo de um curso profissional.
Na ficha Enes diz que tem 130 para o curso que quer mas na app de candidatura quando se preenchem os campos, aparece a azul 124 como nota para concorrer. O que quer isto dizer?
Obrigada pela atenção
A nota que está na ficha ENES é a CFCEPE do seu filho, ou seja a "média do secundário". A nota a azul é a média de candidatura, que é calculada pela média do secundário e pela nota da(s) prova(s) de ingresso, cada uma com o peso determinado pelo curso a que ele concorre.

A nota que está na ficha ENES é a CFCEPE do seu filho, ou seja a "média do secundário". A nota a azul é a média de candidatura, que é calculada pela média do secundário e pela nota da(s) prova(s) de ingresso, cada uma com o peso determinado pelo curso a que ele concorre.
Muito obrigada pela sua mensagem.
Já entendi.

Boa tarde!
Estou num curso profissional e pretendo candidatar-me este ano ao ensino superior mas tenho dúvidas em como se faz o cálculo na CFCEPE na minha situação.

Vou fazer, como é obrigatório, o exame de Português e tenho realizados o exame de Geografia A, tendo tirado 112 valores na 1ª fase e 162 valores na 2ª fase e o exame de História da Cultura e das Artes tendo tirado 107 valores.

O que eu queria saber é: para além do exame de Português, qual o exame que conta para a média da CFCEPE? É o que tenho melhor nota?

Espero ter-me feito compreender 😊
Obrigado!

Boa tarde!
Estou num curso profissional e pretendo candidatar-me este ano ao ensino superior mas tenho dúvidas em como se faz o cálculo na CFCEPE na minha situação.

Vou fazer, como é obrigatório, o exame de Português e tenho realizados o exame de Geografia A, tendo tirado 112 valores na 1ª fase e 162 valores na 2ª fase e o exame de História da Cultura e das Artes tendo tirado 107 valores.

O que eu queria saber é: para além do exame de Português, qual o exame que conta para a média da CFCEPE? É o que tenho melhor nota?

Espero ter-me feito compreender 😊
Obrigado!
Como foram realizados o ano passado, conta o melhor de todos, ou seja, o 16,2 de Geografia A da 2ªfase.

Olá!
Estou com uma dúvida relacionada com a CFC e CFCEPE. O meu curso faz parte dos artísticos especializados.

Segundo o Guia Geral de Exames 2020:

- Em relação à CFC:
"A classificação final de um curso do ensino artístico especializado é o resultado da aplicação da seguinte fórmula:

CFC = (8MCD + 2PAA)/10

Em que: CFC — classificação final de curso (COM ARREDONDAMENTO ÀS UNIDADES);
MCD — média aritmética simples, COM ARREDONDAMENTO ÀS UNIDADES, da classificação final obtida pelo aluno em todas as disciplinas, com exceção da disciplina de Educação Moral e Religiosa e, para os alunos que concluem a partir do ano letivo 2014/2015, da disciplina de Educação Física.
PAA — classificação obtida na prova de aptidão artística"

- Em relação à CFCEPE:
A CFCEPE é calculada pela média ponderada da classificação final do curso do ensino do ensino artístico especializado (peso de 70%) e da média aritmética simples das classificações dos dois exames referidos (peso de 30%), arredondada às unidades, da seguinte forma:

CFCEPE = (7CFC + 3M )/10

Sendo: CFCEPE – classificação final de curso para efeito de prosseguimento de estudos
CFC – classificação final do curso, CALCULADA ATÉ ÀS DÉCIMAS, subsequentemente convertida na escala de 0 a 200
M – média aritmética simples dos 2 exames nacionais, arredondada às unidades, na escala de 0 a 200"
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A minha dúvida/confusão está relacionada com os arrendondamentos (que coloquei a negrito e em caps lock).
Vamos supor que a minha média de secundário é 16, 3 e a PAA 15 valores.

- Ao calcular a CFC, ao fazer a média aritmética simples com arredondamento às unidades: 16 valores (em vez de 16,3) certo?
Se sim, ficará CFC = (8*16 + 2*15)/10 = 15,8 - MAS como é arredondada às unidades, fica 16 valores (em vez de 15,8) certo?

No entanto, no cálculo da CFCEPE, diz que a classificação final do curso (CFC) é calculada até às décimas. A minha pergunta é se a média aritmética simples da CFC é com arrendondamento às unidades ou às décimas? Como fica realmente a CFC no cálculo da CFCEPE?

Desculpem o testamento, mas estou um pouco confusa 😂

Editado por um moderador:
Olá @ACA
- Ao calcular a CFC, ao fazer a média aritmética simples com arredondamento às unidades: 16 valores (em vez de 16,3) certo?
Se sim, ficará CFC = (8*16 + 2*15)/10 = 15,8 - MAS como é arredondada às unidades, fica 16 valores (em vez de 15,8) certo?
É arredondado às unidades numa escala de 0 a 200, logo 158.
No entanto, no cálculo da CFCEPE, diz que a classificação final do curso (CFC) é calculada até às décimas. A minha pergunta é se a média aritmética simples da CFC é com arrendondamento às unidades ou às décimas? Como fica realmente a CFC no cálculo da CFCEPE?
A CFCEPE este ano deixa de fazer sentido. Sugiro que leias isto:

Olá @ACA

É arredondado às unidades numa escala de 0 a 200, logo 158.

A CFCEPE este ano deixa de fazer sentido. Sugiro que leias isto:

Ahh!!! Agora faz sentido, muito obrigada! :)

Então agora com estas novas regras, CFCEPE = CFC, certo?
Se sim, apenas para confirmar, então a média aritmética simples com arredondamento às unidades (segundo o exemplo dado anteriormente) ficaria 163 e não 160, correto?

Boa tarde!
Frequento o 12º do curso profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Depois de ter lido o post da Uniarea sobre o nosso acesso ao ensino superior, surgiu-me a seguinte dúvida: quais as disciplinas que contam para a média?
Por exemplo, tenho uma disciplina chamada Área de Integração (algo que considero a disciplina mais inútil de sempre). Essa disciplina conta? Atualmente, as minhas disciplinas são: português, físico química, matemática, programação, redes, área de integração, inglês e educação física. Na transição de 10º/11º perdi Sistemas Operativos e e Arquitetura de Computadores. Obrigado!
Olá preciso de ajuda acerca do curso profissional...mande mensagem pf dudagonc2002@gmail.com

Olá, Boa tarde
eu terminei o ano passado o meu curso profissional mas não realizei exames pois tinha a pap e ia ser tudo muito complicado, pelo que este ano vou ingressar na faculdade fazendo os exames nacionais (exceto se abrir concurso para curso via profissional) , terminei o meu secundário com 17,4 de média, como vai ser calculada a média para entrar este ano ?

Boa tarde! Tenho algumas questões relativamente ao acesso ao ensino superior para quem vem de um curso profissional. Estou bastante perdida então qualquer ajuda é necessária xD

Tenho 21 anos estou a acabar uma licenciatura e no secundário estive no ensino profissional. Quero ingressar numa licenciatura em engenharia eletrotécnica, possivelmente no ISEL.

Que exames tenho de realizar? Tenho que fazer o exame de português além do de Matemática A e de Física e química?

Como calculo a minha média? (experimentei o simulador mas penso que o resultado estava incorrecto porque a média de secundário foi 15 e no simulador mostrava 13.6)

O curso de engenharia eletrotécnica do ISEL é bom? O meu objectivo é depois ingressar no mestrado de engenharia de energias renováveis.

Agradeço qualquer ajuda!

Frequentei o ensino profissional atualmente estou a fazer Erasmus e quero realizar estes exames nacionais.
Vou fazer exame de português e geografia, quais são os exames que contam? E a minha média final conta alguma coisa?
Olá!!
Preciso da tua ajuda!!
envia-me mensagem sf dudagonc2002@gmail.com
Post automatically merged:

Olá, Boa tarde
eu terminei o ano passado o meu curso profissional mas não realizei exames pois tinha a pap e ia ser tudo muito complicado, pelo que este ano vou ingressar na faculdade fazendo os exames nacionais (exceto se abrir concurso para curso via profissional) , terminei o meu secundário com 17,4 de média, como vai ser calculada a média para entrar este ano ?
Olá!!
Preciso da tua ajuda!!
Envia-me mensagem dudagonc2002@gmail.com, obrigado

Boa noite. Eu tenho uma dúvida.
Em modo geral para a média faz-se a soma de todas as disciplinas a dividir pelo número delas que normalmente são 8. Porém como funciona quando por exemplo uma pessoa tem inglês na bianual (10/11 anos) e na anual (12 ano) visto que é a mesma disciplina e assim ficam só 7? Como funciona a média neste caso?
A bienal e a anual de 12º ano não são "a mesma" disciplina, contam como 8 disciplinas.

Olá @Martaz Cerqueira
A tua nota de candidatura é calculada apenas com a nota final do curso profissional e a nota dos exames nacionais pedidos como prova de ingresso pelo curso em causa.