Cálculo da média Ensino Profissional para acesso ao Ensino Superior

Martaz Cerqueira

Membro Caloiro
Matrícula
7 Março 2019
Boa noite, ou seja tenho de tirar no mínimo os 9,5 na prova de ingresso + 17,4 , fazem media ? Ou candidato-me diretamente com os 17,4

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Bom dia!
Este ano, a nota da Formação em Contexto de Trabalho será considerada na nota de candidatura?
Sim, a FCT conta para a média final dos cursos profissionais.

Matrícula
30 Setembro 2019
Curso
Educação Básica
Instituição
ESE - Porto
Qual é a fórmula utilizada para o cálculo da média (ensino profissional) para obter um simulado de nota para o ensino superior.
Eu sei que existe a calculadora UNIAREA.
Mas gostaria de entender a fórmula utilizada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Susana Silva Educação
Qual é a fórmula utilizada para o cálculo da média (ensino profissional) para obter um simulado de nota para o ensino superior.
Eu sei que existe a calculadora UNIAREA.
Mas gostaria de entender a fórmula utilizada.
Este ano a tua nota de candidatura é composta simplesmente pela nota final do teu curso profissional e pela nota dos exames pedidos como prova de ingresso pelo curso em causa. O peso de cada componente depende da instituição em causa.

marianasag

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2020
Boa tarde,
Eu terminei o ensino profissional o ano passado. Eu vi artigos que diziam que os exames iam manter-se nas médias dos alunos que já tenham terminado o secundário a não que estes exames sejam abaixo na nota de disciplina. Como é que isto se aplica a alunos de ensino profissional? Um dos exames tinha me subido consideravelmente, enquanto o outro era abaixo da minha média. A minha média com os exames era 4 décimas superior à média interna. A minha média vai subir ou descer?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @marianasag
Eu terminei o ensino profissional o ano passado. Eu vi artigos que diziam que os exames iam manter-se nas médias dos alunos que já tenham terminado o secundário a não que estes exames sejam abaixo na nota de disciplina. Como é que isto se aplica a alunos de ensino profissional? Um dos exames tinha me subido consideravelmente, enquanto o outro era abaixo da minha média. A minha média com os exames era 4 décimas superior à média interna. A minha média vai subir ou descer?
Estás a confundir, essa notícia dizia respeito ao cálculo da classificação final das disciplinas concluídas com exames de 2018 e 2019. Para os alunos do ensino profissional as notas não contam para concluir as disciplinas pelo que essa notícia não se aplica para esses alunos.

marianasag

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2020
Olá @marianasag

Estás a confundir, essa notícia dizia respeito ao cálculo da classificação final das disciplinas concluídas com exames de 2018 e 2019. Para os alunos do ensino profissional as notas não contam para concluir as disciplinas pelo que essa notícia não se aplica para esses alunos.
Então a minha média irá baixar em relação à do ano passado? Enquanto isso não é o caso para os alunos do regular.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Então a minha média irá baixar em relação à do ano passado? Enquanto isso não é o caso para os alunos do regular.
A tua média de candidatura este ano é apenas calculada com a nota do teu curso profissional e a nota dos exames nacionais pedidos como prova de ingresso. A CFCEPE deixa de incluir os 2 exames obrigatórios.

BeatrizSegura

Membro Caloiro
Matrícula
13 Dezembro 2017
A tua média de candidatura este ano é apenas calculada com a nota do teu curso profissional e a nota dos exames nacionais pedidos como prova de ingresso. A CFCEPE deixa de incluir os 2 exames obrigatórios.

Boa tarde,
Esta nova forma de cálculo também se aplica no caso de eu ter concluído o ensino secundário profissional em 2016 e ter efectuado os exames nacionais nessa altura? Contará apenas a minha nota interna (sem esses exames nacionais) e provas de ingresso deste ano?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde,
Esta nova forma de cálculo também se aplica no caso de eu ter concluído o ensino secundário profissional em 2016 e ter efectuado os exames nacionais nessa altura? Contará apenas a minha nota interna (sem esses exames nacionais) e provas de ingresso deste ano?
Sim, também se aplica.

al3xandr3

Membro Caloiro
Matrícula
24 Abril 2020
Segunda a publicação da Uniarea diz "... Ou seja, deixam de existir os dois exames nacionais obrigatórios para efeitos de cálculo da CFCEPE, e a CFCEPE passa a ser igual à tua nota final do curso profissional..."
Mas quando insiro a minha media final do curso na calculadora uniarea, não parece estar a calcular a prova de ingresso, apenas uma vez com a % que o curso a que me candidato pede. (neste caso 40%)
Exemplo
media final do curso profissional 15 (60%) e prova de ingresso 10 (40%), devia dar media 13, e na calculadora dá uma nota muito inferior, podem ajudar???

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Segunda a publicação da Uniarea diz "... Ou seja, deixam de existir os dois exames nacionais obrigatórios para efeitos de cálculo da CFCEPE, e a CFCEPE passa a ser igual à tua nota final do curso profissional..."
Mas quando insiro a minha media final do curso na calculadora uniarea, não parece estar a calcular a prova de ingresso, apenas uma vez com a % que o curso a que me candidato pede. (neste caso 40%)
Exemplo
media final do curso profissional 15 (60%) e prova de ingresso 10 (40%), devia dar media 13, e na calculadora dá uma nota muito inferior, podem ajudar???
A calculadora é a funcionar bem. Não terás feito algum preenchimento errado?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Exemplo
Não te esqueças que as notas dos exames são inseridas na escala de 0 a 200 (e não de 0 a 20), com 99% de certezas que o erro deve estar aí.

JMPL

Membro
Matrícula
8 Novembro 2019
Continuo sem saber se a Educ. Fisica entra ou não para o calculo da média final do curso profissional. Na escola uns dizem que sim outros dizem que não. Que país de ignorantes... Só que a diferença para mim é de um valor. Ou tenho 14 ou 15.
Alguém me pode dizer por favor?