Cálculo da Nota de Candidatura

Matrícula
2 Janeiro 2015
Boa noite,

Por acaso alguém tem disponivel uma daquelas folhas em formato excel em que nós inserimos as notas que tivemos ou pensamos ter às disciplinas e que fazem assim uma "previsão2 da nossa média?

Na net só encontro folhas para os anos de 2014 para baixo. Precisava da folha de excel de 2015 pois esta já ignora a nota de Educação Fisica no cálculo da média.

Espero ter-me feito entender=)

• Like
Reactions: luna77

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá André!

Contamos ter um calculador da média de candidatura desse tipo na Uniarea em breve, provavelmente estará disponível em Fevereiro. Desconhecemos a existência de uma folha de excel actualizada, pois como referes as que existem não consideram as regras recentes.

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Certo André, actualizado. :)

Diana Machado

Membro
Matrícula
6 Janeiro 2015
Boa noite,

Sou aluna de Ciências e Tecnologias. Se eu seguir Bioquímica na UMinho, a média do secundário vale 60% e a prova de ingresso 40%. A minha questão é se posso comparar a média do último candidato colocado com a previsão da minha nota através da seguinte fórmula:

[(média de port. x 0.7 + exame x 0.3) + (média de mat. x 0.7 + exame x 0.3) + (média de bio./geo. x 0.7 + exame x 0.3) + (média de f.q x 0.7 + exame x 0.3) + (média de ing.) + (média de fil.) + (média de disciplina opcional I) + (média de disciplina opcional II)]/8 x 0,6 + (prova de ingresso) x 0,4

Obrigada.

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Boa noite Diana!
Bem-vinda ao fórum :)
Podes comparar através dessa fórmula, sim. Considerando que podem haver sempre variações na nota dos últimos colocados, nomeadamente, através dos resultados dos exames nacionais que se realizarem este ano.

tcandeias

Membro Dux
Matrícula
22 Janeiro 2015
Boa Noite, já que este post fala sobre o Calculo da Média , gostaria de saber se a disciplina de Educação Física conta para a média?
Eu tinha a impressão que não contava porém no outro dia li algo neste forum que por ter concluído o secundário no ano lectivo anterior 2013/2014 , essa regra não se aplicava a mim , é verdade ?
E se sim, em que casos se aplica?

Aguardo uma resposta

Com os maiores cumprimentos

JoanaLima

Ex-Moderadora
Matrícula
22 Outubro 2014
Boa Noite, já que este post fala sobre o Calculo da Média , gostaria de saber se a disciplina de Educação Física conta para a média?
Eu tinha a impressão que não contava porém no outro dia li algo neste forum que por ter concluído o secundário no ano lectivo anterior 2013/2014 , essa regra não se aplicava a mim , é verdade ?
E se sim, em que casos se aplica?

Aguardo uma resposta

Com os maiores cumprimentos
Boa noite,

Educação Física deixa de contar para a média de quem concluir o ensino secundário este ano e nos próximos.
Esta medida não se aplica no teu caso porque já concluíste o ensino secundário e não foste abrangido pelas alterações.

Joana

André Figueiras

Membro Caloiro
Matrícula
1 Fevereiro 2015
Alguém me sabe responder á seguinte questão:
Ao calcular a média da nota no Secundário, a nota do Exame Nacional afecta apenas a nota do 3º período da disciplina em questão ou a nota total nessa disciplina?

JoanaLima

Ex-Moderadora
Matrícula
22 Outubro 2014
Ao calcular a média da nota no Secundário, a nota do Exame Nacional afecta apenas a nota do 3º período da disciplina em questão ou a nota total nessa disciplina?
Boa noite,

A CFD é calculada com a Classificação Interna Final - "nota total" -, que é a média dos dois/três anos dessa disciplina.

Joana

Hmgw

Membro Caloiro
Matrícula
27 Janeiro 2015
A nota do exame afeta 30% da nota FINAL da disciplina, ou seja, se acabas no 10º ano com 15, o 11º com 16 (por exemplo a biologia e geologia), a tua CF interna é de 16 (média de 15+16 arrendonda para excesso).
Portanto o exame ia afetar na seguinte maneira:
70% é a nota interna: 16 (esta nota não muda quer tires 20, quer tires 1 no exame)
30% nota do exame: (imagina, 14)
A tua CFD seria 0,7*16+0,3*14 = 15.4 -> 15. (esta é que já depende do exame).
Esta CFD é a que conta para o teu diploma e para o ensino superior, a não ser que entretanto a melhores.

CátiaSilva

Membro
Matrícula
14 Março 2015
Bom dia!

A folha de cálculo da média de candidatura mencionada já está disponível?

Obrigada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Ainda não @CátiaSilva . Mas esperamos a conseguir ter antes do fim do mês.

Estamos à espera de informação relativas à fórmula de cálculo da média para os cursos profissionais que não constam no Guia Geral de Exames 2015, para ter algo que abranja o maior número de alunos possível.

• Like
Reactions: CátiaSilva

André

Membro Caloiro
Matrícula
29 Abril 2015
Boas pessoal, eu andava com duvidas em relação a isto há algum tempo. Visitei o site da DGES e pesquisei acerca disso.

A ordenação dos candidatos a cada curso de cada instituição de ensino superior é feita pela ordem decrescente de uma nota de candidatura, calculada utilizando as seguintes classificações:

Classificação final do ensino secundário com um peso não inferior a 50%

Classificação das provas de ingresso com um peso não inferior a 35%

Classificação dos pré-requisitos de seriação, quando exigidos com um peso não superior a 15%

Para os estudantes que realizaram o seu ensino secundário em dois ciclos de estudos (10.º e 11.º anos e 12.º ano) o peso fixado para a classificação final distribui-se da seguinte forma:

Classificação final dos 10.º e 11.º anos de escolaridade 60%

(ou classificação final dos 1.º e 2.º anos do curso complementar noturno)

Classificação final do 12.º ano de escolaridade 40%

Para efeitos de acesso ao ensino superior a classificação final do curso do ensino secundário é calculada segundo o disposto no ponto 2.3, até às décimas, sem arredondamento, e convertida para a escala de 0 a 200.

Se o acesso ao curso exige a realização de exames em duas provas de ingresso, cada uma terá o peso de 50%, em relaçãoao peso total das provas de ingresso, nessa instituição, salvo se a instituição de ensino superior definir diferente distribuição do peso atribuído a essa componente.

Para efeitos de acesso ao ensino superior, as classificações dos exames nacionais do ensino secundário como provas de ingresso são utilizadas sem arredondamento. Assim, se o júri atribuiu a um exame 124 pontos:

a)A classificação do exame, para efeitos de cálculo da classificação final no ensino secundário, é de 12 valores;

b)A classificação do exame, para efeitos de utilização como prova de ingresso, é de 124 pontos.

Alguns exemplos:

1.º Exemplo:

Estudante titular do curso científico-humanístico do ensino secundário

Concorre a uma instituição/curso que atribui o peso de 60% à classificação final do ensino secundário e 40% à classificação das provas de ingresso.

Realizou em 2012 ou 2013 ou 2014 os exames nacionais, ”X” e “Y”, correspondentes às provas de ingresso exigidas por essa instituição.

Classificações:

Classificação final do curso do ensino secundário (10º/12.º anos)........................ 14,6 valores

Classificação do exame nacional da disciplina “X”....................................................... 172 pontos

Classificação do exame nacional da disciplina “Y”....................................................... 175 pontos

Começa-se por converter as classificações obtidas na escala de 0 a 20 em classificações na escala de 0 a 200, multiplicando-se por 10. Assim:

Classificação final do curso do ensino secundário (10º/12.º anos)..... 14,6 x 10 = 146 pontos

Seguidamente multiplica-se cada uma das componentes pelo respetivo peso e procede-se à soma dos resultados obtidos:

Classificação final do curso do ensino secundário (10º/12.º anos).... 146 X 0,6 = 87,6 pontos

Classificação do exame nacional da disciplina “X”................................. 172 X 0,2 = 34,4 pontos

Classificação do exame nacional da disciplina “Y”.................................. 175 X 0,2 = 35,0 pontos

e calcula-se o respetivo total............................................................................................... 157,0 pontos

Este estudante tem 157,0 pontos como nota de candidatura a esse curso, nessa instituição.

Sou um bocado idiota talvez (se não for isso fiquei sem mais hipóteses xD) e não percebi bem o que está ali escrito.
Por exemplo:

Aluno Manuel
Tem 14 valores a FQA no 10º ano, e 13 valores no 11º. Vai ao exame de FQA e tem 13 valores.
Tem 13 valores a Mat A, no 10º e 13 valores no 11º também. No 12º tem 12 valores a Mat A, vai a exame e tem 12 valores.

Imagine-mos que o curso que o Aluno Manuel queria seguir indicava que a nota de acesso seria 50% da nota e 50% da nota das provas de ingresso.
Como é que esse calculo seria feito?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @André , bem-vindo ao fórum! :)
Aluno Manuel
Tem 14 valores a FQA no 10º ano, e 13 valores no 11º. Vai ao exame de FQA e tem 13 valores.
Tem 13 valores a Mat A, no 10º e 13 valores no 11º também. No 12º tem 12 valores a Mat A, vai a exame e tem 12 valores.

Imagine-mos que o curso que o Aluno Manuel queria seguir indicava que a nota de acesso seria 50% da nota e 50% da nota das provas de ingresso.
Como é que esse calculo seria feito?
Dados em falta:
- Qual a média do secundário do aluno?
- Quais as provas de ingresso pedidas pelo curso? FQA e Mat?

André

Membro Caloiro
Matrícula
29 Abril 2015
Obrigado :)
Esqueci-me da média. Imagine-mos que o aluno tinha uma média de 14 no final do secundário. (Já agora, esta média final pode ser decimal certo, algo tipo 14,2?)

As provas de ingresso são FQA e MatA sim.

Raquel

Membro Veterano
Matrícula
23 Janeiro 2015
Curso
Mestrado em Ciências Biomédicas
Instituição
IHMT-UNL
Bom dia. Estou com uma dúvida acerca de como calcular a minha média. Sou aluna do 12º, e este ano vou fazer melhoria do exame de Biologia, pois conta para entrar para a Faculdade.
No 11ºano tive 14,5 e fui a exame com uma média de 15.
A minha dúvida é: se este ano subir a nota do exame para 16 (por exemplo), quando calculo a média, conto 16 como média final da disciplina e 16 no exame, ou a minha média da disciplina continua a ser 15 (média com que fui a exame no 11º)?
Obrigada :)

JoanaLima

Ex-Moderadora
Matrícula
22 Outubro 2014
Obrigado :)
Esqueci-me da média. Imagine-mos que o aluno tinha uma média de 14 no final do secundário. (Já agora, esta média final pode ser decimal certo, algo tipo 14,2?)

As provas de ingresso são FQA e MatA sim.
Nesse caso as contas seriam algo como:
14.2*0,5 + 13*0.25 + 12*0.25

Sendo:
14.2 da média de secundário que vale 50% da nota de candidatura
13 da PI de FQA e 12 da PI de Matemática A que juntas valem os outros 50%

Bom dia. Estou com uma dúvida acerca de como calcular a minha média. Sou aluna do 12º, e este ano vou fazer melhoria do exame de Biologia, pois conta para entrar para a Faculdade.
No 11ºano tive 14,5 e fui a exame com uma média de 15.
A minha dúvida é: se este ano subir a nota do exame para 16 (por exemplo), quando calculo a média, conto 16 como média final da disciplina e 16 no exame, ou a minha média da disciplina continua a ser 15 (média com que fui a exame no 11º)?
Obrigada :)
Boa tarde,

Contas 16 como CFD (Classificação Final da Disciplina) e como Prova de Ingresso.

Joana