Cálculo da Nota de Candidatura

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Eu preciso de saber o seguinte: tendo em conta o carácter excepcional derivado da pandemia, os exames passaram a ser facultativos.
No entanto, eu vou fazer exame de espanhol 11º ano. Tenho nota interna de 19. Se tiver, por exemplo, um 14, desço a média? ou o exame só conta para ingresso ao ensino superior?
E tenho duas colegas que vão fazer melhoria (já estão no 12º). A melhoria sobe mesmo a nota interna, ou só conta para efeitos d candidatura ao Ensino Superior?
Agradeço uma resposta. Obrigado pela atenção.

Devido às regras em vigor, mantens a nota.
Também devido às regras em vigor, a nota interna das tuas colegas não vai mexer, o exame só será útil se usado como prova de ingresso.

Matrícula
11 Novembro 2018
Bom dia. Surgiu-me uma dúvida, no cálculo da média final. Ao somar as notas dos três anos de uma disciplina trienal (Matemática A), divido por três. Esse resultado é arredondado às unidades? Se no final a média de todas as disciplinas já não é arredondado certo?
Obrigada

Matrícula
20 Junho 2019
Curso
Bioquímica
Instituição
FCT-UNL
Bom dia. Surgiu-me uma dúvida, no cálculo da média final. Ao somar as notas dos três anos de uma disciplina trienal (Matemática A), divido por três. Esse resultado é arredondado às unidades? Se no final a média de todas as disciplinas já não é arredondado certo?
Obrigada
Bom dia. A resposta às tuas perguntas é a mesma, sim o resultado é arredondado às unidades e sim a média final não é arredondada. Espero ter ajudado. :)

EstudiosaCharmosa

Membro Caloiro
Matrícula
7 Fevereiro 2019
Está na 1ª pergunta-resposta: Cálculo da nota de candidatura. Guia Geral de Exames 2020 | DGES
Também não precisas de explicar isso à escola, já que é feito automaticamente.

O problema é que há escolas que estão a contar os exames do 11º ano no cálculo da média, mesmo quando estes baixam as médias dos alunos. Como podemos proceder para retificar esta situação? Senão haverá escolas diferentes a calcular médias de forma diferente e alunos a serem prejudicados em relação ao outros no acesso ao Ensino Superior.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
O problema é que há escolas que estão a contar os exames do 11º ano no cálculo da média, mesmo quando estes baixam as médias dos alunos. Como podemos proceder para retificar esta situação? Senão haverá escolas diferentes a calcular médias de forma diferente e alunos a serem prejudicados em relação ao outros no acesso ao Ensino Superior.
Não, não haverá. Se estás a falar da nota do diploma, essa, sim, vem com os exames.
As escolas não têm nada a ver com esse recálculo. Ele vem automaticamente feito na ficha ENES.

EstudiosaCharmosa

Membro Caloiro
Matrícula
7 Fevereiro 2019
Não, não haverá. Se estás a falar da nota do diploma, essa, sim, vem com os exames.
As escolas não têm nada a ver com esse recálculo. Ele vem automaticamente feito na ficha ENES.

Ah, ok. Portanto, há a média interna da escola e depois uma média interna na ficha ENES que tem em conta as alterações Covid deste ano para fins de acesso ao ES, é isso?

Obrigada por me ter respondido tão rapidamente. Já estava a ficar super ansiosa. :)

• Like
Reactions: Edgar H

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Ah, ok. Portanto, há a média interna da escola e depois uma média interna na ficha ENES que tem em conta as alterações Covid deste ano para fins de acesso ao ES, é isso?

Obrigada por me ter respondido tão rapidamente. Já estava a ficar super ansiosa. :)
Sim, a lógica é essa.

• Like
Reactions: EstudiosaCharmosa

martarafael

Membro Caloiro
Matrícula
21 Setembro 2018
Olá! Acabei o 12º com media de 14,6 e gostava de saber se, para a nota de candidatura, o que conta é 15 ou é na mesma 14,6. E outra questão é, por exemplo, se tirar 12.3 no exame o que conta para a nota de candidatura é 12 ou 12,3. Obrigada!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá! Acabei o 12º com media de 14,6 e gostava de saber se, para a nota de candidatura, o que conta é 15 ou é na mesma 14,6. E outra questão é, por exemplo, se tirar 12.3 no exame o que conta para a nota de candidatura é 12 ou 12,3. Obrigada!
146 é a nota do 12º ano ou é a sua média final de secundário. Porque a nota com que concorres é a média dos 3 anos. E é um número que vem exactamente assim: 146 (não arredonda para 15, excepto no diploma, que não serve para concorrer). Se tirares 123 no exame é com 123 que concorres na Prova de Ingresso. Ou seja, se for 50/50 no curso que queres, concorrias com 134,5.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Sim tentei informar me e pelo que percebi contam para a média, mas não para o acesso ao ensino superior
Não contam para a média do secundário, usada no acesso ao ensino superior.

• Like
Reactions: EstudiosaCharmosa

Belatrizpiz

Membro
Matrícula
12 Junho 2019
Curso
Terapia ocupacional
Instituição
ESS-IPP
Ajuda urgente por favor!! Como é que calculo a média este ano para a faculdade? Terminei o 12° ano e vou fazer exame de biologia e é a minha única prova de ingresso, fiz todos os exames a exceção de matemática ( reprovei a essa disciplina e este ano passei e nao foi preciso exame devido ao covid)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Belatrizpiz
Ajuda urgente por favor!! Como é que calculo a média este ano para a faculdade? Terminei o 12° ano e vou fazer exame de biologia e é a minha única prova de ingresso, fiz todos os exames a exceção de matemática ( reprovei a essa disciplina e este ano passei e nao foi preciso exame devido ao covid)
Podes usar a nossa calculadora:

Belatrizpiz

Membro
Matrícula
12 Junho 2019
Curso
Terapia ocupacional
Instituição
ESS-IPP
Olá @Belatrizpiz

Podes usar a nossa calculadora:
Quando não ponho nota no exame de matemática da erro... eu não fiz exame nem vou fazer

Pedro Sovsa

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2020
Boa tarde. Gostaria de esclarecer uma dúvida. Como foi referido devido ao covid as notas de exame não iriam afetar a nota interna. A minha questão é isso aplica se a exames realizados o ano passado ou em anos anteriores?
Exemplo: fiz exame de geografia o ano passado nota interna 15 e no exame 11, fico com que nota?
que eu saiba só se aplica aos deste ano, tenta falar com o teu DT

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Quando não ponho nota no exame de matemática da erro... eu não fiz exame nem vou fazer
Vê se não tens a caixa ao lado seleccionada como realizaste o exame no ano anterior, no teu caso não faz sentido ter isso seleccionado. E vê se não assinalaste o exame como prova de ingresso.

Belatrizpiz

Membro
Matrícula
12 Junho 2019
Curso
Terapia ocupacional
Instituição
ESS-IPP
Vê se não tens a caixa ao lado seleccionada como realizaste o exame no ano anterior, no teu caso não faz sentido ter isso seleccionado. E vê se não assinalaste o exame como prova de ingresso.
Nao estava selecionado...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

rr98

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2020
Boas. A minha dúvida é a seguinte: Concluí o ensino secundário em 2016. Os dois exames que realizei nesse ano levaram a uma descida da classificação final das duas disciplinas. Só porque terminei o secundário em 2016 não recebo este "bónus" de não ter a nota interna afetada pela nota dos exames?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boas. A minha dúvida é a seguinte: Concluí o ensino secundário em 2016. Os dois exames que realizei nesse ano levaram a uma descida da classificação final das duas disciplinas. Só porque terminei o secundário em 2016 não recebo este "bónus" de não ter a nota interna afetada pela nota dos exames?
Os exames de 2016 já não são válidos, por isso, é que não tens o recálculo.