Cálculo de média para Acesso ao ensino superior

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Pedro_Cardoso

Membro Caloiro
Matrícula
14 Junho 2018
Olá, bom dia a todos. Espero que estejam todos bem. Preciso da vossa ajuda! Sou um aluno com o 10 e 11 anos completos no Brasil, e acabei agora o 12 (em Portugal). Durante algum tempo estive convencido que como eu tinha a equivalência das notas do Brasil (documento oficial) estas notas contariam para o cálculo da média final. Porém, com a chegada dos exames, cada vez mais me fazem essa pergunta, e depois de ouvirem a minha resposta, dizem que não sabem se é bem assim. Gostaria de saber se as notas que tive no Brasil contam mesmo para a média final ou não. Obrigado!

adriana nasser

Membro Caloiro
Matrícula
7 Maio 2018
Olá, bom dia a todos. Espero que estejam todos bem. Preciso da vossa ajuda! Sou um aluno com o 10 e 11 anos completos no Brasil, e acabei agora o 12 (em Portugal). Durante algum tempo estive convencido que como eu tinha a equivalência das notas do Brasil (documento oficial) estas notas contariam para o cálculo da média final. Porém, com a chegada dos exames, cada vez mais me fazem essa pergunta, e depois de ouvirem a minha resposta, dizem que não sabem se é bem assim. Gostaria de saber se as notas que tive no Brasil contam mesmo para a média final ou não. Obrigado!
Estou num caso parecido, indo no ano q vem p Pt fazer o 12º e pelo que me informaram, a "média" final (que conta como complemento p prova de ingresso) , seria a nota da prova do término do 12º ANO (exame nacional)... mas tbm nāo tenho certeza. Mesmo vc estando aí, ainda nao te informaram como vai ser?! Mto confuso, cd lugar fala uma coisa...

GTi_37

Membro Veterano
Matrícula
28 Agosto 2017
Boas, gostaria de esclarecer uma dúvida em relação à minha média final.

(antes de mais aviso que os cálculos não envolvem a disciplina de educação física)

Ora bem, na soma de todas as disciplinas do ensino secundário tive 142 valores.
Disciplinas foram 8, logo a minha média interna final é de 17,75.

No entanto, na minha fichas ENES aparece que a minha média final é de 177... a média não deveria ter sido arredondada para cima?

O que faço?

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Boas, gostaria de esclarecer uma dúvida em relação à minha média final.

(antes de mais aviso que os cálculos não envolvem a disciplina de educação física)

Ora bem, na soma de todas as disciplinas do ensino secundário tive 142 valores.
Disciplinas foram 8, logo a minha média interna final é de 17,75.

No entanto, na minha fichas ENES aparece que a minha média final é de 177... a média não deveria ter sido arredondada para cima?

O que faço?
Está tudo bem. A média interna é truncada às unidades (177 pontos) e não arredondada.

• Like
Reactions: GTi_37

Biale9

Membro Caloiro
Matrícula
12 Julho 2018
Estou com uma dúvida, não percebo nada sobre as médias para entrar na universidade...
Onde é que as provas de ingresso contam na média ?
Obrigada

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Biomedicina Molecular
Instituição
Universidade de Aveiro
As provas de ingresso têm um peso que varia de instituição para instituição.
A título de exemplo, imagina um curso que pede 60% de média de secundário e 40% provas de ingresso. Se tiveres 15 de média de secundário e 13 na prova de ingresso do curso então 60% da tua nota de candidatura vem dos 15 valores e os restantes 40% vêm da prova de ingresso.
As provas de ingresso podem ser únicas ou em conjuntos. Em engenharias é comum pedir conjuntos de provas de ingresso, ou seja, pedir como prova de ingresso Matemática A E Física e Quimica, por exemplo. Neste caso a média das duas provas de ingresso contam para os 40% ( volto a frisar que estas percentagens variam de instituição para instituição ). Noutros cursos podem pedir apenas um tipo de exame : Biologia e Geologia OU Física e Quimica OU Matemática A, etc. Podes assim escolher o exame / prova de ingresso com nota mais alta para que a tua nota de candidatura ( nota de candidatura = % média de secundário + % prova de ingresso ) seja mais alta possível.

• Like
Reactions: davis

Afonso Ramos

Membro Veterano
Matrícula
16 Abril 2018
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUC
Boa tarde, pessoal. Queria perguntar-vos como funciona ou quais são os critérios de escolha das faculdades.
No meu caso, eu, no 10 ano, não ligava muito à escola e, por isso, estou com dificuldades em subir a média para mais de 15 valores, embora desde o 11 ano que tenha começado a tirar boas notas. Eu quero entrar em Psicologia na Universidade de Coimbra e a média, deste ano, do último colocado, foi de 15.2. Com isto, eu tenho hipóteses de entrar em Coimbra tendo uma média, por exemplo, de 14.9 ou 15? Imaginando que não consigo ter, por exemplo, 15 no exame de Português.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Afonso Ramos
u quero entrar em Psicologia na Universidade de Coimbra e a média, deste ano, do último colocado, foi de 15.2. Com isto, eu tenho hipóteses de entrar em Coimbra tendo uma média, por exemplo, de 14.9 ou 15? Imaginando que não consigo ter, por exemplo, 15 no exame de Português.
A nota do último colocado é, tal como o nome indica, a nota do último aluno que entrou dentro do número de candidatos para o número de vagas definidas. Esse valor pode mudar de ano para ano com diversos fatores como a mudança de vagas, dificuldade dos exames nacionais, interesse que um curso pode gerar ou não, entre outros, não dá para saber com certezas.

dcarvalho96

Membro
Matrícula
17 Dezembro 2018
Boa Noite.
Vou concorrer este ano ao ensino superior a uma área que necessito do exame de Economia A para prova de ingresso, porém o meu curso do secundário é outro e por não ter tido essa disciplina irei realizar esse exame. Então surge a minha dúvida, como consigo calcular a minha média do secundário,, ou seja, como consigo calcular a média que me irei candidatar ao ensino superior com a prova de ingresso incluída. Alguém me consigo tirar esta dúvida?
Obrigado!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @dcarvalho96
Vou concorrer este ano ao ensino superior a uma área que necessito do exame de Economia A para prova de ingresso, porém o meu curso do secundário é outro e por não ter tido essa disciplina irei realizar esse exame. Então surge a minha dúvida, como consigo calcular a minha média do secundário,, ou seja, como consigo calcular a média que me irei candidatar ao ensino superior com a prova de ingresso incluída. Alguém me consigo tirar esta dúvida?
A tua média do secundário é calculada da mesma forma, entrando na média de candidatura.

MargaridaPinto8

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2019
Curso
Científico
Olá. Tenho uma dúvida. Eu estou com media de 15, mas com as notas dos exames que quero como especifica, biologia e físico quimica, a minha media baixa. No site da dges tem as médias, essas médias são as médias do secundário, ou são as medias de candidatura, já com os exames que queremos usar como específica?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá. Tenho uma dúvida. Eu estou com media de 15, mas com as notas dos exames que quero como especifica, biologia e físico quimica, a minha media baixa. No site da dges tem as médias, essas médias são as médias do secundário, ou são as medias de candidatura, já com os exames que queremos usar como específica?
As notas que vês na dges são as notas dos últimos colocados nos cursos em anos anteriores. Essa nota é a média do secundário + prova(s) de ingresso, sim (o cálculo pode variar de faculdade para faculdade. Pode ser 50/50, 60/40, etc).

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, não se estou no tópico certo mas tenho uma dúvida, sabem-me dizer porquê que a média na calculadora da uniarea e na calculadora (deste link: http://www.aeaugustocabrita.edu.pt/includes/ct.html) dão diferentes? Qual delas está certa? Tem a haver com as casas decimais da nota do secundário? @davis

Ver anexo 8548Ver anexo 8549
Possivelmente,a diferença existe, nesse outro site, porque parece-me que eles não truncam a nota do secundário às décimas, o que origina esse pequeno desvio decimal.

• Like
Reactions: Rodrigo Martins

kk2001

Membro
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Marketing
Instituição
ESTGV
Olá!
A minha média final de secundário é de 13,25. Gostava de saber se para efeito de candidatura ao ensino superior se a nota é arredondada às décimas(13,3) ou não.

Boa sorte a quem se vai candidatar ao ensino superior 😉

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Olá!
A minha média final de secundário é de 13,25. Gostava de saber se para efeito de candidatura ao ensino superior se a nota é arredondada às décimas(13,3) ou não.

Boa sorte a quem se vai candidatar ao ensino superior 😉
Se estivemos a falar da média interna (média das disciplinas sem contar com provas de ingresso e isso), então é truncada às décimas, ficando 13,2 (132).

• Like
Reactions: kk2001