Cálculo de média para Acesso ao ensino superior

Pedro_Cardoso

Membro Caloiro
Matrícula
14 Junho 2018
Olá, bom dia a todos. Espero que estejam todos bem. Preciso da vossa ajuda! Sou um aluno com o 10 e 11 anos completos no Brasil, e acabei agora o 12 (em Portugal). Durante algum tempo estive convencido que como eu tinha a equivalência das notas do Brasil (documento oficial) estas notas contariam para o cálculo da média final. Porém, com a chegada dos exames, cada vez mais me fazem essa pergunta, e depois de ouvirem a minha resposta, dizem que não sabem se é bem assim. Gostaria de saber se as notas que tive no Brasil contam mesmo para a média final ou não. Obrigado!

Olá, bom dia a todos. Espero que estejam todos bem. Preciso da vossa ajuda! Sou um aluno com o 10 e 11 anos completos no Brasil, e acabei agora o 12 (em Portugal). Durante algum tempo estive convencido que como eu tinha a equivalência das notas do Brasil (documento oficial) estas notas contariam para o cálculo da média final. Porém, com a chegada dos exames, cada vez mais me fazem essa pergunta, e depois de ouvirem a minha resposta, dizem que não sabem se é bem assim. Gostaria de saber se as notas que tive no Brasil contam mesmo para a média final ou não. Obrigado!

Estou num caso parecido, indo no ano q vem p Pt fazer o 12º e pelo que me informaram, a "média" final (que conta como complemento p prova de ingresso) , seria a nota da prova do término do 12º ANO (exame nacional)... mas tbm nāo tenho certeza. Mesmo vc estando aí, ainda nao te informaram como vai ser?! Mto confuso, cd lugar fala uma coisa...

Boas, gostaria de esclarecer uma dúvida em relação à minha média final.

(antes de mais aviso que os cálculos não envolvem a disciplina de educação física)

Ora bem, na soma de todas as disciplinas do ensino secundário tive 142 valores.
Disciplinas foram 8, logo a minha média interna final é de 17,75.

No entanto, na minha fichas ENES aparece que a minha média final é de 177... a média não deveria ter sido arredondada para cima?

O que faço?

Boas, gostaria de esclarecer uma dúvida em relação à minha média final.

(antes de mais aviso que os cálculos não envolvem a disciplina de educação física)

Ora bem, na soma de todas as disciplinas do ensino secundário tive 142 valores.
Disciplinas foram 8, logo a minha média interna final é de 17,75.

No entanto, na minha fichas ENES aparece que a minha média final é de 177... a média não deveria ter sido arredondada para cima?

O que faço?
Está tudo bem. A média interna é truncada às unidades (177 pontos) e não arredondada.

• Like
Reactions: GTi_37
Estou com uma dúvida, não percebo nada sobre as médias para entrar na universidade...
Onde é que as provas de ingresso contam na média ?
Obrigada

As provas de ingresso têm um peso que varia de instituição para instituição.
A título de exemplo, imagina um curso que pede 60% de média de secundário e 40% provas de ingresso. Se tiveres 15 de média de secundário e 13 na prova de ingresso do curso então 60% da tua nota de candidatura vem dos 15 valores e os restantes 40% vêm da prova de ingresso.
As provas de ingresso podem ser únicas ou em conjuntos. Em engenharias é comum pedir conjuntos de provas de ingresso, ou seja, pedir como prova de ingresso Matemática A E Física e Quimica, por exemplo. Neste caso a média das duas provas de ingresso contam para os 40% ( volto a frisar que estas percentagens variam de instituição para instituição ). Noutros cursos podem pedir apenas um tipo de exame : Biologia e Geologia OU Física e Quimica OU Matemática A, etc. Podes assim escolher o exame / prova de ingresso com nota mais alta para que a tua nota de candidatura ( nota de candidatura = % média de secundário + % prova de ingresso ) seja mais alta possível.

• Like
Reactions: davis
Boa tarde, pessoal. Queria perguntar-vos como funciona ou quais são os critérios de escolha das faculdades.
No meu caso, eu, no 10 ano, não ligava muito à escola e, por isso, estou com dificuldades em subir a média para mais de 15 valores, embora desde o 11 ano que tenha começado a tirar boas notas. Eu quero entrar em Psicologia na Universidade de Coimbra e a média, deste ano, do último colocado, foi de 15.2. Com isto, eu tenho hipóteses de entrar em Coimbra tendo uma média, por exemplo, de 14.9 ou 15? Imaginando que não consigo ter, por exemplo, 15 no exame de Português.

Olá @Afonso Ramos
u quero entrar em Psicologia na Universidade de Coimbra e a média, deste ano, do último colocado, foi de 15.2. Com isto, eu tenho hipóteses de entrar em Coimbra tendo uma média, por exemplo, de 14.9 ou 15? Imaginando que não consigo ter, por exemplo, 15 no exame de Português.
A nota do último colocado é, tal como o nome indica, a nota do último aluno que entrou dentro do número de candidatos para o número de vagas definidas. Esse valor pode mudar de ano para ano com diversos fatores como a mudança de vagas, dificuldade dos exames nacionais, interesse que um curso pode gerar ou não, entre outros, não dá para saber com certezas.

Boa Noite.
Vou concorrer este ano ao ensino superior a uma área que necessito do exame de Economia A para prova de ingresso, porém o meu curso do secundário é outro e por não ter tido essa disciplina irei realizar esse exame. Então surge a minha dúvida, como consigo calcular a minha média do secundário,, ou seja, como consigo calcular a média que me irei candidatar ao ensino superior com a prova de ingresso incluída. Alguém me consigo tirar esta dúvida?
Obrigado!

Olá @dcarvalho96
Vou concorrer este ano ao ensino superior a uma área que necessito do exame de Economia A para prova de ingresso, porém o meu curso do secundário é outro e por não ter tido essa disciplina irei realizar esse exame. Então surge a minha dúvida, como consigo calcular a minha média do secundário,, ou seja, como consigo calcular a média que me irei candidatar ao ensino superior com a prova de ingresso incluída. Alguém me consigo tirar esta dúvida?
A tua média do secundário é calculada da mesma forma, entrando na média de candidatura.

Olá. Tenho uma dúvida. Eu estou com media de 15, mas com as notas dos exames que quero como especifica, biologia e físico quimica, a minha media baixa. No site da dges tem as médias, essas médias são as médias do secundário, ou são as medias de candidatura, já com os exames que queremos usar como específica?

Olá. Tenho uma dúvida. Eu estou com media de 15, mas com as notas dos exames que quero como especifica, biologia e físico quimica, a minha media baixa. No site da dges tem as médias, essas médias são as médias do secundário, ou são as medias de candidatura, já com os exames que queremos usar como específica?
As notas que vês na dges são as notas dos últimos colocados nos cursos em anos anteriores. Essa nota é a média do secundário + prova(s) de ingresso, sim (o cálculo pode variar de faculdade para faculdade. Pode ser 50/50, 60/40, etc).

Olá, não se estou no tópico certo mas tenho uma dúvida, sabem-me dizer porquê que a média na calculadora da uniarea e na calculadora (deste link: http://www.aeaugustocabrita.edu.pt/includes/ct.html) dão diferentes? Qual delas está certa? Tem a haver com as casas decimais da nota do secundário? @davis

Ver anexo 8548Ver anexo 8549
Possivelmente,a diferença existe, nesse outro site, porque parece-me que eles não truncam a nota do secundário às décimas, o que origina esse pequeno desvio decimal.

• Like
Reactions: Rodrigo Martins
Olá!
A minha média final de secundário é de 13,25. Gostava de saber se para efeito de candidatura ao ensino superior se a nota é arredondada às décimas(13,3) ou não.

Boa sorte a quem se vai candidatar ao ensino superior 😉

Olá!
A minha média final de secundário é de 13,25. Gostava de saber se para efeito de candidatura ao ensino superior se a nota é arredondada às décimas(13,3) ou não.

Boa sorte a quem se vai candidatar ao ensino superior 😉
Se estivemos a falar da média interna (média das disciplinas sem contar com provas de ingresso e isso), então é truncada às décimas, ficando 13,2 (132).

• Like
Reactions: kk2001