Cálculo financeiro (CalcFin)

Luís Todo Bom

Membro Catedrático
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
A empresa é qualquer uma. Temos de escolher uma ao acaso e falar acerca dos ativos, passivos, situação líquida, demonstração de resultados, ...
Mensagem fundida automaticamente:

Olá Letícia! Acho que vou precisar, agradeço a tua disponibilidade. :)
Entao sim,tens informaçao na internet. Escolhe de grandes empresas e até no site delas encontras a sau informaçao financeira.

• Like
Reactions: MPereira20

Letícia1234

Membro Veterano
Matrícula
31 Maio 2017
A empresa é qualquer uma. Temos de escolher uma ao acaso e falar acerca dos ativos, passivos, situação líquida, demonstração de resultados, ...

Olá Letícia! Acho que vou precisar, agradeço a tua disponibilidade. :)
Qualquer coisa, não hesites em mandar-me as dúvidas !

• Like

Letícia1234

Membro Veterano
Matrícula
31 Maio 2017
Qual a empresa em questao? Há certo tipo de empresas que têm de publicar tudo ao fim de certos periodos.
Olá! Será que me podes ajudar num assunto? Quando calculado o Juro em dias com uma taxa semestral a formula é "JT=Co.(n/180).i" a minha questão é ... Como se calcula se a taxa for trimestral ou quadrimestral? Por exemplo: Calcular o juro de um capital de 150 000 euros à taxa quadrimestral de 3% durante 40 dias (ano comercial). Co=150 000; i=3% ; n=(40/?)

MPereira20

Membro
Matrícula
1 Novembro 2020
Olá! Será que me podes ajudar num assunto? Quando calculado o Juro em dias com uma taxa semestral a formula é "JT=Co.(n/180).i" a minha questão é ... Como se calcula se a taxa for trimestral ou quadrimestral? Por exemplo: Calcular o juro de um capital de 150 000 euros à taxa quadrimestral de 3% durante 40 dias (ano comercial). Co=150 000; i=3% ; n=(40/?)
Semestre = 180 dias, trimestre = 90 dias e quadrimestre = 120 dias. Ora se um quadrimestre equivale a 120 dias, X equivale a 40 dias. Penso eu que seja assim, mas ele consegue ajudar-te melhor do que eu.

Conseguem dizer-me o que é o circuito contabilístico de uma empresa? Serão as fases pelas quais os documentos passam? Quais seriam?

Última edição:
  • Like
Reactions: Letícia1234

Luís Todo Bom

Membro Catedrático
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Assumindo juros simples(exemplo que tu deste em cima será como o MPereira disse. Deixo te esta imagem para que seja mais claro. Screenshot_11.png
Neste caso entao seria [math]J=(150000*40*0.03)/120[/math]Tens depois de ter em atençao que se for juro composto muda.(Ou se disse juro composto diariamente por exemplo)

Semestre = 180 dias, trimestre = 90 dias e quadrimestre = 120 dias. Ora se um quadrimestre equivale a 120 dias, X equivale a 40 dias. Penso eu que seja assim, mas ele consegue ajudar-te melhor do que eu.

Conseguem dizer-me o que é o circuito contabilístico de uma empresa? Serão as fases pelas quais os documentos passam? Quais seriam?
Eu nunca usei essa palavra, mas diria que seria sim isso a receçao até á sua classificaçao.

MPereira20

Membro
Matrícula
1 Novembro 2020
Vocês têm ideia de que como fazer uma demonstração dos resultados por naturezas? Tenho o anexo 2 da portaria n.º 220/2015 à minha frente, mas ainda não compreendi se substituo as rubricas que lá estão pelos meus lançamentos ou se os classifico de acordo com as rubricas que lá estão.

Luís Todo Bom

Membro Catedrático
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Vocês têm ideia de que como fazer uma demonstração dos resultados por naturezas? Tenho o anexo 2 da portaria n.º 220/2015 à minha frente, mas ainda não compreendi se substituo as rubricas que lá estão pelos meus lançamentos ou se os classifico de acordo com as rubricas que lá estão.
É de acordo com o que lá está tens de classificar de acordo com as rubricas que lá estao.Se nao tiiveres certas rubricas nao poes nada. Tens rubricas que contemplam isso como a rubrica de outros gastos/ outros rendimentos.

Na internet tens varios exemplos. Nao sao todos iguais mas o conteudo no fim tem de ser o mesmo

• Like

MPereira20

Membro
Matrícula
1 Novembro 2020
É de acordo com o que lá está tens de classificar de acordo com as rubricas que lá estao.Se nao tiiveres certas rubricas nao poes nada. Tens rubricas que contemplam isso como a rubrica de outros gastos/ outros rendimentos.

Na internet tens varios exemplos. Nao sao todos iguais mas o conteudo no fim tem de ser o mesmo
Por exemplo, venda ao fornecedor X, adequaria-se à rubrica "vendas e serviços prestados". É esse o raciocínio, certo? À frente na coluna "n" colocam-se os valores, correto? É que ainda não percebi qual é a lógica dos "+" e "-" que tem nessa coluna.
Para a elaboração do balanço é a mesma ideia, ou seja, classificam-se os nossos lançamentos de acordo com as rubricas que lá estão? É que nas aulas a professora fez de forma diferente... Dos exemplos em anexo, qual deles estaria mais correto?

Attachments

Última edição:

Letícia1234

Membro Veterano
Matrícula
31 Maio 2017
Assumindo juros simples(exemplo que tu deste em cima será como o MPereira disse. Deixo te esta imagem para que seja mais claro. Ver anexo 18356
Neste caso entao seria [math]J=(150000*40*0.03)/120[/math]Tens depois de ter em atençao que se for juro composto muda.(Ou se disse juro composto diariamente por exemplo)

Muito obrigado! :)

Merci!!!! :)

• Like

Luís Todo Bom

Membro Catedrático
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Por exemplo, venda ao fornecedor X, adequaria-se à rubrica "vendas e serviços prestados". É esse o raciocínio, certo? À frente na coluna "n" colocam-se os valores, correto? É que ainda não percebi qual é a lógica dos "+" e "-" que tem nessa coluna.
Para a elaboração do balanço é a mesma ideia, ou seja, classificam-se os nossos lançamentos de acordo com as rubricas que lá estão? É que nas aulas a professora fez de forma diferente... Dos exemplos em anexo, qual deles estaria mais correto?
Diria que sim depende. Ve com os exemplos da aula porque o que deste n me parece muito bem explicado ahah O mais e menos pode ser porque os valores vao somar ou subtrair consoante a rubrica. Mais correto nao sei mas o que é comum segundo o que eu dei foi o 1º. O 2º nao me aprece que seja um balanço final sequer

• Like

MPereira20

Membro
Matrícula
1 Novembro 2020
Preciso de saber como se tem comportado o setor do comércio a nível mundial, onde é que posso encontrar informação fidedigna acerca?

Luís Todo Bom

Membro Catedrático
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Preciso de saber como se tem comportado o setor do comércio a nível mundial, onde é que posso encontrar informação fidedigna acerca?
Deves ter algum banco de dados estatisticos sobre isso. Para portugal tens por exemplo o INE, para mundial nao sei, é questao de procurares um certificado.

• Like

Letícia1234

Membro Veterano
Matrícula
31 Maio 2017
Olá!!! De volta á minha dúvida acerca de taxa quadrimestral , eu já percebi o porque de serem 120 dias ... Mas ... Acontece que estou a fazer um exercício em que o ano é civil ... sendo que há meses com 30 ou 31 ao longo do ano em que o capital é aplicado ... Como é que eu faço o valor do n em dias ? Deu-me 950 dias ...
Como responderiam vocês à seguinte pergunta: Determine o valor acumulado de um capital de 150.000 euros depositado à taxa quadrimestral de 8% durante 2A 7M e 5d. (ano civil – data do depósito 15 julho)

Luís Todo Bom

Membro Catedrático
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Eu sinceramente estou um bocado confuso em ajudar te nesta. Já foi há dois anos mas uma soluçao apra a confusao dos dias meses será agarrar nos 950 dias passar a anos. e passares a taxa quadrismestral a anual. Assim nao "tens" o problema de saber se o mes tem x ou y dias. Porque ao ano sao sempre 365. Tens é de deixar as casas decimais.

Letícia1234

Membro Veterano
Matrícula
31 Maio 2017
Eu sinceramente estou um bocado confuso em ajudar te nesta. Já foi há dois anos mas uma soluçao apra a confusao dos dias meses será agarrar nos 950 dias passar a anos. e passares a taxa quadrismestral a anual. Assim nao "tens" o problema de saber se o mes tem x ou y dias. Porque ao ano sao sempre 365. Tens é de deixar as casas decimais.
Olá! Obrigado pela dica! Entretanto tbm tinha falado com o professor e ele disse-me q era mais simples converter a taxa quadrimestral em anual, ou seja, multiplicar a taxa por 3 para saber a taxa anual. :) Obrigado mais uma vez!

MPereira20

Membro
Matrícula
1 Novembro 2020
O que acham da parte em que se tem de "converter" as taxas? De efetiva para nominal ou de nominal para efetiva... Fácil?