Código de ativação não pode ser utilizado neste período da candidatura

JMSA

Membro Caloiro
Matrícula
12 Agosto 2022
Boa noite a todos,

Apresentei a minha candidatura dentro do período indicado (4 de Agosto). No entanto ao deparar-me com este facto:

"Nesta altura e até ao dia 18 de agosto poderá apresentar ou alterar a sua candidatura desde que utilize a nova ficha ENES emitida após a afixação das reapreciações da 1ª fase de exames."

Assim o fiz, hoje dirigi-me a secretaria onde concluí o ensino secundário para buscar uma nova ficha ENES, no entanto agora, ao tentar apresentar nova candidatura, dá-me este erro no código de ativação:

"Código de ativação não pode ser utilizado neste período da candidatura"

Alguém já se deparou com este erro e poderia ajudar-me por favor? Devo contactar a DGES ou pedir nova ficha ENES?

Boa noite a todos,

Apresentei a minha candidatura dentro do período indicado (4 de Agosto). No entanto ao deparar-me com este facto:

"Nesta altura e até ao dia 18 de agosto poderá apresentar ou alterar a sua candidatura desde que utilize a nova ficha ENES emitida após a afixação das reapreciações da 1ª fase de exames."

Assim o fiz, hoje dirigi-me a secretaria onde concluí o ensino secundário para buscar uma nova ficha ENES, no entanto agora, ao tentar apresentar nova candidatura, dá-me este erro no código de ativação:

Alguém já se deparou com este erro e poderia ajudar-me por favor? Devo contactar a DGES ou pedir nova ficha ENES?
Olá.
Mas pediste alguma reapreciação? É que se só é possível nesses casos.

Boa noite a todos,

Tens que colocar o Código de Ativação que tens na nova Ficha ENES, e alterar a data para o dia da emissão da nova Ficha ENES, que segundo percebi foi 12/08/2022.

Olá.
Mas pediste alguma reapreciação? É que se só é possível nesses casos.

Não pedi, mas de qualquer forma a minha candidatura tem de ser alterada. Já que como me disseram ontem, uma vez que já sou licenciado, a forma de calcular a minha média é diferente, e agora subiu na nova ficha ENES de 16,6 para 17,2. Isto com o exame de Inglês (tirei 18) poderá ser a diferença entre entrar no curso que quero ou não. Provavelmente vou ter de contactar a DGES se não conseguir resolver o problema
Post automatically merged:

Tens que colocar o Código de Ativação que tens na nova Ficha ENES, e alterar a data para o dia da emissão da nova Ficha ENES, que segundo percebi foi 12/08/2022.

Sim, foi o que eu fiz. Dá-me o erro:

Não pedi, mas de qualquer forma a minha candidatura tem de ser alterada. Já que como me disseram ontem, uma vez que já sou licenciado, a forma de calcular a minha média é diferente, e agora subiu na nova ficha ENES de 16,6 para 17,2. Isto com o exame de Inglês (tirei 18) poderá ser a diferença entre entrar no curso que quero ou não. Provavelmente vou ter de contactar a DGES se não conseguir resolver o problema
Post automatically merged:

Sim, foi o que eu fiz. Dá-me o erro:

Olá!
"E ainda existe a possibilidade de alterares a candidatura nos 3 dias úteis seguintes à publicação dos resultados, caso pretendas alterar as tuas opções."

Acredito que só terça-feira é que seja possível mexer nas candidaturas. Aquele textinho foi copiado do post do uniarea relativamente à reapreciação.

Olá!
"E ainda existe a possibilidade de alterares a candidatura nos 3 dias úteis seguintes à publicação dos resultados, caso pretendas alterar as tuas opções."

Acredito que só terça-feira é que seja possível mexer nas candidaturas. Aquele textinho foi copiado do post do uniarea relativamente à reapreciação.

Espero bem que sim, que sinceramente fiquei preocupado quando me deu aquele erro e não deixou avançar. Estou a pensar na mesma em contactar a DGES na segunda porque tenho receio de deixar passar os dias e aí não me deixar alterar nada mesmo! E como disse, a diferença entre 16,6 e 17,2 ainda é considerável.

(Qual textinho?)

Se existiu uma correção, não te preocupes que a alteração é feita automaticamente no sistema. Exceto nos casos estipulados, como reapreciações, não está previsto alterações de candidatura aos restantes alunos.
De qualquer das formas, não perdes nada em contactar a DGES.

Se existiu uma correção, não te preocupes que a alteração é feita automaticamente no sistema. Exceto nos casos estipulados, como reapreciações, não está previsto alterações de candidatura aos restantes alunos.

É isso que eu vou fazer, vim aqui também só para confirmar que não estava a fazer algo errado 😅 Basicamente só quero mesmo que a minha média atualize que não estou a pensar mudar a ordem dos cursos ou algo parecido.

Obrigado a todos pelas respostas rápidas!

Estou numa situação semelhante ao JMSA, em que pedi reapreciação, a nota subiu, e não quero alterar as opções de candidatura. Ainda é necessário inserir a nova ficha ENES no site da DGES, ou nem com isso me tenho que preocupar, dado que atualiza tudo automaticamente?

Estou numa situação semelhante ao JMSA, em que pedi reapreciação, a nota subiu, e não quero alterar as opções de candidatura. Ainda é necessário inserir a nova ficha ENES no site da DGES, ou nem com isso me tenho que preocupar, dado que atualiza tudo automaticamente?
Não precisas preocupar-te nem usar a ficha, visto que não vais alterar as opções. É possível que a nota só actualize já depois do prazo terminar, é normal.

• Like
Reactions: Martim Lopes
Resumindo, só é preciso pedir uma nova ficha ENES na secretaria da escola e usa-la no site da candidatura da dges após saírem os resultados da reapreciação da 1 fase caso tenhamos em consideração alterar as opções que estamos a concorrer, certo? Caso a minha nota tenha subido e não queira alterar as opções de candidatura aquilo atualiza automaticamente e não é preciso fazer mais nada?

Resumindo, só é preciso pedir uma nova ficha ENES na secretaria da escola e usa-la no site da candidatura da dges após saírem os resultados da reapreciação da 1 fase caso tenhamos em consideração alterar as opções que estamos a concorrer, certo? Caso a minha nota tenha subido e não queira alterar as opções de candidatura aquilo atualiza automaticamente e não é preciso fazer mais nada?
Olá.
Sim, correto.

Boa noite, antes de mais nada gostaria de confirmar que como disse o user Edgar H, este período que este ano vai até ao dia 18 de Agosto de alteração de candidatura só serve para quem fez reapreciação. Dito isto, aqui vai uma atualização:

- Liguei para a DGES na terça já que segunda foi feriado. Se algum dia ligarem para lá, boa sorte porque irão estar algum tempo em espera (quase 1h para mim). No meu caso e ao contrário das críticas online fui bem atendido, expliquei a situação de que originalmente tinha pedido nova ficha ENES para potencialmente mudar a minha candidatura no período de reapreciação (apesar de agora saber não ser possível, se lá está não tiver pedido reapreciação 😅 ), mas ao fazê-lo deparei-me com o facto de a minha média de acesso ser diferente na nova ficha ENES e por isso a minha candidatura estar incorreta. Disseram para não me preocupar, uma vez que todas as escolas onde todos tiram a ficha ENES, através do programa, comunicam à DGES para haver confronto entre os dados que o aluno inseriu e os da escola. Sendo assim, apesar de estarmos já fora do período de candidatura as médias/notas exame irão atualizar se houver diferenças e o que no fundo o que lhes interessa é a ordem das universidades escolhidas. Mesmo assim acrescentaram que no caso de chegar a Setembro tendo saído os resultados da 1.ª fase e a minha média não ter sido atualizada para a correta, posso fazer reclamação para que seja efetuada a correção.

- Dois dias depois para estar 100% seguro dirigi-me à secretaria da minha escola, expliquei a situação, o conteúdo do meu telefonema à DGES, e após um longo processo de chamadas por parte deles enquanto jugava mahjong no meu smartphone (gotta love the bureaucracy), foi admitido o erro por parte da secretaria e disseram para estar descansado uma vez que os ficheiros do programa onde retiram as fichas ENES, como referi anteriormente, irão ser comunicados outra vez em finais de Agosto e a minha média por sua vez irá ser atualizada.

Espero que agora tudo corra bem e possa entrar onde quero, obrigado mais uma vez a todos pela ajuda!

• Like
Reactions: Martim Lopes