Cadeiras e reprovações

Francisquinha

Membro
Matrícula
20 Fevereiro 2020
Boa tarde,
Eu vou candidatar-me este ano ao ensino superior, mas tenho algumas dúvidas quanto ao funcionamento das cadeiras.
  • Se eu reprovar a uma cadeira, posso fazê-la no ano seguinte? Por exemplo, se reprovar a uma cadeira do 1º ano, posso fazê-la juntamente com as cadeiras do 2º ano? E se essa cadeira tiver continuação direta nos anos seguintes, do tipo, prog1 no primeiro ano e prog2 no segundo. Só posso ir à cadeira de prog2 se tiver prog1 feito?
  • O curso só fica concluído se tiver todas as cadeiras feitas?
Obrigada :)

Dannyus

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2017
Curso
Eng. de Telecomunicações e Informática
Instituição
IST - Taguspark
Boa tarde,
Eu vou candidatar-me este ano ao ensino superior, mas tenho algumas dúvidas quanto ao funcionamento das cadeiras.
  • Se eu reprovar a uma cadeira, posso fazê-la no ano seguinte? Por exemplo, se reprovar a uma cadeira do 1º ano, posso fazê-la juntamente com as cadeiras do 2º ano? E se essa cadeira tiver continuação direta nos anos seguintes, do tipo, prog1 no primeiro ano e prog2 no segundo. Só posso ir à cadeira de prog2 se tiver prog1 feito?
Olá!

O que eu vou dizer não sei se é assim para todas as instituições de ensino superior.
Sim podes repetir cadeiras, por exemplo se chumbares a prog1 no primeiro ano ano podes repetir a cadeira no segundo, existem cadeiras que existem nos dois semestres, no IST por exemplo Cálculo1 se chumbares no 1o semestre podes repetir a cadeira no 2o semestre do mesmo ano (e de 2o para 1o semestre do ano seguinte também funciona), mas isto não acontece muito visto que a maior parte das cadeiras são só de um dos dois semestres.
Se as cadeiras tiverem continuação não podes fazer uma sem primeiro seres aprovada a sua que a precede, nesse caso não podes ir a prog2 sem ter sido aprovada a prog1.
Em relação ao segundo ponto, sim, a licenciatura só fica concluída quando tiveres todas as cadeiras feitas, no entanto se fores fazer mestrado algumas faculdades (não sei se todas) permitem fazeres mestrado enquanto concluis a licenciatura desde que as cadeiras em falta não excedam um certo numero de ECTs, obviamente isto só funciona se fizeres o mestrado na mesma faculdade que estás a fazer a licenciatura.
Volto a repetir não sei se é assim para todas as instituições de ensino superior.

Espero ter esclarecido :D

• Like
Reactions: Francisquinha

Ricardo Santos Rosa

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Desporto
Instituição
IPG
Boa tarde,
Olá.
A resposta a primeira pergunta, sim, podes fazer no ano seguinte, mas atenção que no segundo ano, creio que tens um limite de 80 ECTS (créditos), das cadeiras que tens.
Já a segunda pergunta, sim. Tens que ter os 180 ECTS (créditos), no caso uma licenciatura.

Espero ter ajudado

• Like
Reactions: Francisquinha