UMinho Cadeiras por fazer no primeiro semestre, no 1º ano

legon88

Membro Caloiro
Matrícula
5 Outubro 2023
Olá, sou um caloiro em Engenharia física na uminho, e durante este primeiro semestre tive que andar 3 meses com o meu braço(outubro-início janeiro) ao colo, porque fiz uma cirurgia ao ombro. E devido a isso não fiz muitas avaliações que devia ter feito, mas consegui passar a 3 cadeiras e fiquei com Programação Funcional e Algebra Linear por fazer e não sei muita matéria, por isso estou nervoso para o recurso, não sei nada destas duas cadeiras e não tenho muita confiança no recurso. Alguém me explicar o que pode acontecer se reprovar a estas cadeiras, por favor? Posso escolher 3 cadeiras no próximo e deixo estas 2 para o próximo? Posso deixar para um quarto ano estas 2 cadeiras? É que preferencialmente no 2 ano, não gostava de ter 7 cadeiras por fazer, para não estar cheio de trabalhos e exames para fazer. Se alguém podesse me ajudar, muito obrigado.

Olá.
Alguém me explicar o que pode acontecer se reprovar a estas cadeiras, por favor? Posso escolher 3 cadeiras no próximo e deixo estas 2 para o próximo? Posso deixar para um quarto ano estas 2 cadeiras? É que preferencialmente no 2 ano, não gostava de ter 7 cadeiras por fazer, para não estar cheio de trabalhos e exames para fazer.
Se reprovares a estas cadeiras, o que acontece é apenas que terás de te voltar a inscrever nelas no ano seguinte.
Isto vai depender do regulamento da Universidade do Minho em específico, mas, se bem me recordo, funciona desta forma: não é permitido inscreveres-te em cadeiras do 2º ano sem que te inscrevas nas cadeiras de 1º ano, ou seja, se a soma das cadeira em atraso e das cadeiras de 2º ano exceder o limite de créditos nos quais te podes inscrever, não poderias deixar as cadeiras em atraso, terias de deixar uma (ou mais, conforme) cadeira de 2º ano para o 3º.

Assumindo 5 cadeiras de 6 ECTS por semestre, se reprovares a estas 2 cadeiras, podes fazer o seguinte: podes inscrever-te nestas 2 cadeiras e em 4 do 2º ano no 1º semestre do 2º ano, e em 1 cadeira de 2º ano e 5 cadeiras de 3º ano no 1º semestre do 3º ano, por exemplo. Assim, não terias 7 cadeiras no 1º semestre num ano e 5 no outro, mas sim 6 cadeiras no 1º semestre de dois anos consecutivos.

Isto dito, não te dês já por derrotado que ainda pode ser que os recursos ainda te corram bem! Também podias optar por sacrificar uma das duas cadeiras, assumindo já deixá-la para o próximo ano, para teres mais tempo e por conseguinte melhores chances de passar à outra, se entenderes que queres tomar essa opção.

Acrescento que deves ter cuidado com as precedências, se existirem no teu curso. Às vezes, a inscrição numa cadeira de 2º semestre ou de 2º ano (por aí adiante) está dependente de ter obtido aprovação numa determinada cadeira de 1º semestre/ano. Nem todos os cursos têm precedências, pelo que deves verificar se existem no teu curso ou não.

Qualquer questão, dispõe.

Última edição:
  • Like
Reactions: davis and Ariana_

Olá.

Se reprovares a estas cadeiras, o que acontece é apenas que terás de te voltar a inscrever nelas no ano seguinte.
Isto vai depender do regulamento da Universidade do Minho em específico, mas, se bem me recordo, funciona desta forma: não é permitido inscreveres-te em cadeiras do 2º ano sem que te inscrevas nas cadeiras de 1º ano, ou seja, se a soma das cadeira em atraso e das cadeiras de 2º ano exceder o limite de créditos nos quais te podes inscrever, não poderias deixar as cadeiras em atraso, terias de deixar uma (ou mais, conforme) cadeira de 2º ano para o 3º.

Assumindo 5 cadeiras de 6 ECTS por semestre, se reprovares a estas 2 cadeiras, podes fazer o seguinte: podes inscrever-te nestas 2 cadeiras e em 4 do 2º ano no 1º semestre do 2º ano, e em 1 cadeira de 2º ano e 5 cadeiras de 3º ano no 1º semestre do 3º ano, por exemplo. Assim, não terias 7 cadeiras no 1º semestre num ano e 5 no outro, mas sim 6 cadeiras no 1º semestre de dois anos consecutivos.

Isto dito, não te dês já por derrotado que ainda pode ser que os recursos ainda te corram bem! Também podias optar por sacrificar uma das duas cadeiras, assumindo já deixá-la para o próximo ano, para teres mais tempo e por conseguinte melhores chances de passar à outra, se entenderes que queres tomar essa opção.

Acrescento que deves ter cuidado com as precedências, se existirem no teu curso. Às vezes, a inscrição numa cadeira de 2º semestre ou de 2º ano (por aí adiante) está dependente de ter obtido aprovação numa determinada cadeira de 1º semestre/ano. Nem todos os cursos têm precedências, pelo que deves verificar se existem no teu curso ou não.

Qualquer questão, dispõe.
Ok, muito obrigado pela resposta. Acho que vou seguir o teu conselho, mas quanto aos recursos eu não absolutamente nada destas cadeiras, e os recursos são já na próxima semana. E eu ainda esta semana tive de fazer o teste prático e o 2º teste de Química Geral e estou todo roto e o meu cerebro está em papa. E não estou confiante para recurso dessas, portanto não acredito que sacrificar uma destas tbm me faça melhor. Quanto ás precedências, acho que o meu curso não tem. E não existe mesmo nenhuma maneira de mandar estas cadeiras para um quarto ano? Muito obrigado.

quanto aos recursos eu não absolutamente nada destas cadeiras, e os recursos são já na próxima semana
Já estudei para cadeiras com menos tempo e tive positiva. Claro que as pessoas não são iguais, as cadeiras não são iguais, etc, mas não desistas antes de começar.
E não existe mesmo nenhuma maneira de mandar estas cadeiras para um quarto ano?
Tecnicamente há. Inscreves-te em todas as cadeiras de 2º ano e as cadeiras de 1º ano em atraso, e faltas às aulas e avaliações das de 1º ano, reprovando de propósito. Repetes o método no 3º ano, e ficas com estas 2 cadeiras de 1º ano para fazeres num 4º ano. Até pode vir a ser possível fazê-las na época especial no fim do 3º ano.
Quanto ás precedências, acho que o meu curso não tem.
Efectivamente o Despacho n.º 11577/2021 no DRE descreve as precedências como "não aplicável".
E eu ainda esta semana tive de fazer o teste prático e o 2º teste de Química Geral e estou todo roto e o meu cerebro está em papa. E não estou confiante para recurso dessas, portanto não acredito que sacrificar uma destas tbm me faça melhor.
Se fosse eu, fazia assim: se me sentisse mais à vontade com o recurso que é no dia mais distante, abandonava desde já a outra cadeira, tirava um ou dois dias para descansar, e depois estudava para o recurso conforme pudesse; se me sentisse mais à vontade com o recurso mais próximo, tirava na mesma um dia ou dois para descansar, estudava conforme pudesse, e só depois do primeiro exame estudava para o outro recurso, novamente conforme pudesse. Se não tentares, reprovas de certeza. Se tentares, há sempre uma chance. De notar que para obter aprovação não precisas de ter 20, apenas precisas de ter 10. Podes deliberadamente abandonar pequenas partes da matéria que não consigas mesmo perceber para te conseguires focar nas restantes. Se perceberes 75% da matéria, tens uma chance razoável de conseguir ter pelo menos 10 no teste. É tudo uma questão de estratégia quanto ao estudo e às avaliações que decides fazer.

Última edição: