Calculadoras Matemática - exame

Matrícula
18 Junho 2019
Curso
Informática
Instituição
ESFB
Olá!

Tenho uma dúvida, os exames nacionais de Mat A,Mat B e MACS, a claculadora tem de estar com modo exame?

Anda a correr noticia que sim e outros a desmentir.

Obrigado.

Diana Valença

Membro Veterano
Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Do que sei Matemática A não precisa e FQ precisa, talvez daí as notícias contraditórias

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Disseram algures que Mat. A também precisa... Já não sei o que será oficial.

Matrícula
18 Junho 2019
Curso
Informática
Instituição
ESFB
Mas alguém sabe o porquê de este ano ser tudo em modo exame?

Acham que vai dificultar ainda mais? Porque maioritariamente da malta tem aqueles apontamentos que ajudam caso nos esqueçamos e acham termos algumas funcionalidades bloqueadas vai correr bem?

floater3

Membro Dux
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias - 12° Ano
Mas alguém sabe o porquê de este ano ser tudo em modo exame?

Acham que vai dificultar ainda mais? Porque maioritariamente da malta tem aqueles apontamentos que ajudam caso nos esqueçamos e acham termos algumas funcionalidades bloqueadas vai correr bem?
Honestamente não acho que seja ao obrigarem a utilizar o modo exame que dificultarão a resolução da prova... O Modo de Exame assegura que os dados, programas, aplicações e imagens guardados na calculadora não estão acessíveis durante o exame. De resto, podes utilizar todas as potencialidades da calculadora.

Não me parece que um aluno que se prepare para um exame de matemática precise mesmo de consultar apontamentos na calculadora, até porque o principal está no formulário de exame. Há apenas mais "duas ou três" fórmulas que não constam do formulário mas que se decoram facilmente ou deduzem-se a partir das que estão no formulário.

A calculadora sem modo exame podia dar jeito? Sim! A calculadora sem modo exame é imprescindível e influencia significativamente a resolução da prova? Não me parece...

Há muita coisa que eles podem dificultar; tornar obrigatória a utilização do modo exame não me parece uma dessas coisas... As "cábulas" para o exame de matemática quase não servem para nada... Se eles realmente aumentarem o grau de dificuldade das questões, ainda menos... Portanto não é isso que vai tornar a prova mais ou menos complexa. 🙂

• Like
Reactions: claudiomiguel20
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
D Cábulas/resumos de Matemática A para calculadoras CASIO Ensino Secundário 12
T Quais as diferenças entre estas calculadoras? Ensino Superior - Geral 1
franciscodiogo17 Posso levar duas máquinas calculadoras científicas para o exame de FQ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
D O que vai ser verificado nas calculadoras este ano (2018)? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
A Informação sobre calculadoras para exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
L Ajuda!! Calculadoras gráficas Ensino Secundário 2
P Que calculadoras cientificas posso usar no exame de FQA? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 20
davis Calculadoras permitidas nos Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 213
GabrielParente Um aluno com Matemática A pode realizar um exame de Matemática B? Ensino Secundário 5
PedroJesus17 Médias de acesso ao ensino superior - Matemática A Concurso Nacional e Locais - Público 4
J Negativa a português e matemática 12.º ano Ensino Secundário 0
H Exame Matemática B Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
D Reprovar 12 matemática Ensino Secundário 2
P Matemática e Aplicações vs Matemática Aplicada à Gestão Arquivo 0
P UAb Matemática e Aplicações vs Matemática Aplicada à Gestão Universidade Aberta 2
Alcinda Freitas Provas de Matemática para Ingresso à Universidade Aberta, Engenharia Informática Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
N Quero ir para Ciências mas não sei matemática! Ensino Secundário 2
B Livro do IAVE de Matemática A 12º An0 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Salokazzz Atraso matemática Ensino Secundário 1
M Exercício do teste spm 2021 (matemática) Ensino Secundário 3
S Resolução do Livro de matemática- Importante!! Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
C Negativa na pauta a Matemática Ensino Secundário 2
T teste de matemática amanha Ensino Secundário 1
F Matemática no curso de gestão Ciências Económicas e Empresariais 2
RaquelCunha M23 Prova de Matemática IPP Concursos e Regimes Especiais 2
Hugo Simões de Sousa Passar o 12º com negativa a matemática. Ensino Secundário 1
R TESTE DA SPM (Sociedade Portuguesa de Matemática) Ensino Secundário 4
0.FilipE_EsteVes.0 Matemática A Ensino Secundário 1
Prods Conteúdo do exame de matemática B Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
Marta Domingues Qual o livro que vocês recomendam para o exame de Matemática A 12º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
S Ensino superior sem matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Mestrado em Matemática ou Mestrado em Física Ciências 1
M Concluir matemática Ensino Secundário 4
C Cursos de economia sem matemática Ciências Económicas e Empresariais 2
B Anular a matricula Matemática Ensino Secundário 10
C Matemática A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C Matemática A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
J Matemática B Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Rodrigo146 livro matemática 10 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
B Resolução Manual Novo Ípsilon Matemática 11º Pedido de Recursos - Ensino Secundário 4
Superior739 Livro Iave Matemática A 12°ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Geometria no exame de matemática 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
J Manual Matemática em Ação 7 Ano Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
S Exame de matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
U HELP ME! Retas e planos no espaço (Matemática A) Ensino Secundário 3
U Notas na calculadora no Exame de Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
M Medicina ou matemática (ligada ao ensino)? Ciências 8
D Livro Preparação Exame Matemática A (pdf) + Soluções Detalhadas Pedido de Recursos - Ensino Secundário 5
DiogoMREV Notas para a conclusão da disciplina de matemática Ensino Secundário 1
M Manual preparação para o Exame Nacional Matemática - 12º Ensino Secundário 1