Calculadoras permitidas nos Exames Nacionais

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Costuma ser uma dúvida comum quais é que são as calculadoras gráficas que podem ser utilizadas nos exames nacionais do ensino secundário, nomeadamente para:
  • Física e Química A;
  • Matemática A;
  • Matemática B e
  • Matemática Aplicada às Ciências Sociais.
De acordo com os programas em vigor, no 11.º ano da disciplina de Física e Química A, a utilização de máquinas de calcular gráficas nas aulas deverá ser uma prática habitual em muitas situações, nomeadamente, em atividades nas quais se utilizam sensores, bem como no tratamento de dados experimentais, incluindo o traçado de gráficos.

De igual modo, a utilização da calculadora gráfica é de uso obrigatório no ensino secundário nos programas em vigor no 11.º ano das disciplinas bienais da área da Matemática e no 12.º da disciplina de Matemática A, sendo que uma ou mais questões de exame podem não ser resolúveis sem o recurso à sua utilização, pelo que a mesma se torna imprescindível no exame.

Aos alunos é permitida a utilização de todas as potencialidades da máquina, não sendo por isso permitida qualquer intervenção no sentido de fazer reset à mesma.

Segue uma lista exemplificativa de marcas e modelos de calculadoras gráficas, autorizadas nos exames referidos no presente ano letivo de 2015/2016 e que serve como referência para o próximo ano.

A lista apresentada é apenas indicativa, não é exaustiva e não exclui, portanto, a utilização de máquinas calculadoras de outras marcas ou modelos não referenciados desde que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições:
  • serem silenciosas;
  • não necessitarem de alimentação exterior localizada;
  • não terem cálculo simbólico (CAS);
  • não terem capacidade de comunicação à distância;
  • não terem fitas, rolos de papel ou outro meio de impressão.
Texas:

TI – 80, TI – 81, TI – 82, TI – 82 STATS
TI – 83, TI – 83 PLUS, TI – 83 PLUS SE, TI – 84 PLUS
TI – 84 PLUS SE, TI – 84 PLUS C SE, TI – 84 PLUS CE-T (NOVO), TI – 85
TI – 86, TI – Nspire, TI – Nspire Touchpad, TI – Nspire CX

Casio:

FX – 6300 G, FX – 6900 G, FX – 6910 AG, FX – 7000 G
FX – 7000 GA, FX – 7200 G, FX – 7300 G, FX – 7400 G
FX – 7400 G Plus, FX – 7450 G, FX – 7500 G, FX – 7700 G
FX – 7700 GB, FX – 7700 GE, FX – 7700 GH, FX – 7900 GC
FX – 8500 G, FX – 8700 G, FX – 8930 GT, FX – 9700 GE
FX – 9700 GH, FX – 9750 G, FX – 9750 G Plus, FX – 9750 GA Plus
FX – 9750 GII, FX – 9860 G, FX – 9860 G SD, FX – 9860 G Slim
FX – 9860 GII, FX – 9860 GII SD, FX – 1.0, FX – 1.0 Plus
FX- CG20, CFX – 9800 G, CFX – 9850 G, CFX – 9850 G Plus
CFX – 9850 GB Plus, CFX – 9850 GC Plus, CFX – 9940 GT, CFX – 9950 G
CFX – 9950 G Plus, CFX – 9950 GB Plus, CFX – 9960 GT, GRAPH 20
GRAPH 25, GRAPH 35, GRAPH 65, GRAPH 85
GRAPH 85 SD, , ,

Outras marcas:

Lexibook, Sharp, HP
GC 500, EL – 9400, HP 39gII
GC 1000, EL – 9600/9650
GC 1500, EL – 9900
GC 1700
GC 2000

Todo o aluno que se candidate a exame e possua um modelo de máquina suscetível de levantar dúvidas deverá, até 31 de maio impreterivelmente, pedir na Escola onde se inscreve a confirmação da possibilidade de utilizar a mesma no exame.

Este tópico foi escrito com base no Ofício-circular-S-DGE/2016/1798.

Atualização 12 de Outubro:

No seguimento do Ofício-circular-S-DGE/2016/3793 de 10 de outubro foi decidido que no que toca aos novos Programas de Física e Química A e Matemática A:

Física e Química A

Em contexto de sala de aula a utilização da calculadora gráfica continua ser recomendável, no entanto, passa a não ser permitida no respectivo exame nacional, sendo substituída pela calculadora científica. Isto será aplicado já no exame do próximo ano.

Matemática A

No que toca ao exame nacional de Matemática A, passa a ser constituído por 2 cadernos, à imagem do que já acontece nas provas do ensino básico: um em que é permitido o uso da calculadora gráfica e outro em que não é permitido. Tal como o novo programa, isto só entra em vigor no exame nacional a realizar em 2018.

Última edição:
Não sei se posso colocar esta questão aqui, mas anda a circular que no exame de física e química de 2017 não vai ser permitido o uso de calculadoras gráficas, apenas científicas. Será verdade/ saíu alguma informação acerca desse assunto?
Eu acho um pouco improvável, até porque as calculadoras gráficas são essenciais em vários tipos de exercícios e segundo sei sempre foram utilizadas em exame.
Obrigada pela atenção desde já!

Não sei se posso colocar esta questão aqui, mas anda a circular que no exame de física e química de 2017 não vai ser permitido o uso de calculadoras gráficas, apenas científicas. Será verdade/ saíu alguma informação acerca desse assunto?
Eu acho um pouco improvável, até porque as calculadoras gráficas são essenciais em vários tipos de exercícios e segundo sei sempre foram utilizadas em exame.
Obrigada pela atenção desde já!
está confirmado... apenas serão permitidas as calculadoras científicas

• Like
Reactions: Steph N.
Boas,
Hj os meus stores de e MAT—A disFQAdisserammee tinha saido uma circular da q dizia q no exame deste ano de FQA naodnao se iria poder usar calculadoras graficas mas sim uma cientifica (aquelas do basico) e q o de MAT—A iria ter 2 cadernos (1 sem calculadora e outro com).
Queria q me dissessem se isto e verdade pq se for mais uma vez me sinto indignado em nascer em 2000 pq basicamente somos os cobaias de td...

• Like
Reactions: Raquel Filipe
Olá @Pepper456
Hj os meus stores de e MAT—A disFQAdisserammee tinha saido uma circular da q dizia q no exame deste ano de FQA naodnao se iria poder usar calculadoras graficas mas sim uma cientifica (aquelas do basico) e q o de MAT—A iria ter 2 cadernos (1 sem calculadora e outro com).
Queria q me dissessem se isto e verdade pq se for mais uma vez me sinto indignado em nascer em 2000 pq basicamente somos os cobaias de td...
Tudo indica que sim. A circular de que se fala é esta:
http://uniarea.com/forum/index.php?attachments/calculadoras-pdf.1104/

Excelente. Sou obrigada a realizar um exame nacional que engloba a matéria de 3 anos e não posso usar calculadora num caderno. Se tiver uma branca num exercício desse caderno e não me lembrar de uma fórmula que dei no 10º ano não me posso socorrer de um artigo que custou mais de 150€, já para não falar que isso se traduz na possibilidade de ter o meu futuro arruinado. O Iave está cada vez melhor, a sério. Parabéns a esses senhores.

Boas,

Atenção: O exame de Matemática A só será com 2 cadernos ( 1 com calculadora gráfica e outra sem) , não sei em que ano estás mas caso realizes o exame de Matemática A este ano isto ainda não se aplica

• Like
Reactions: davis
Atenção: O exame de Matemática A só será com 2 cadernos ( 1 com calculadora gráfica e outra sem) , não sei em que ano estás mas caso realizes o exame de Matemática A este ano isto ainda não se aplica
Se ele nasceu em 2000, provavelmente está no 11º. Logo, para o ano fará o exame de Matemática A :P

• Like
Reactions: Cândido Faísca
Excelente. Sou obrigada a realizar um exame nacional que engloba a matéria de 3 anos e não posso usar calculadora num caderno. Se tiver uma branca num exercício desse caderno e não me lembrar de uma fórmula que dei no 10º ano não me posso socorrer de um artigo que custou mais de 150€, já para não falar que isso se traduz na possibilidade de ter o meu futuro arruinado. O Iave está cada vez melhor, a sério. Parabéns a esses senhores.

Concordo contigo, toda aquela teórica e todas as fórmulas que podem ou não ser usadas.
Eu confesso que em ambiente de exame é bastante raro ir ver alguma coisa a calculadora, mas a segurança que dá saber que se alguma coisa acontecer temos onde recorrer é imensa.

Acho que isto irá levantar aquela questão em que caso saia um exercício em que seja necessária uma formula que não esteja no enunciado iremos deparar-nos com um impasse em que os alunos e professores vão dizer se é uma formula necessária a resolução do problema deveria estar no enunciado e o IAVE a dizer mas está no programa logo têm de saber s:

• Like
Reactions: MedDreamer
Bem apanhado. Tornei isto mais claro no meu EDIT ao post inicial. :wink:

Ufa, estava a pensar que o de Matemática seria já este ano!!! Qualquer das formas é mau, porque como disseste, dá-nos outra segurança. Ainda para mais num exame, onde estamos muito mais vulneráveis a "ter uma branca"!

• Like
Reactions: tcandeias
Ufa, estava a pensar que o de Matemática seria já este ano!!! Qualquer das formas é mau, porque como disseste, dá-nos outra segurança. Ainda para mais num exame, onde estamos muito mais vulneráveis a "ter uma branca"!

Eles aconselham a usar-se a calculadora gráfica ao longo do ano, mas a cientifica no exame.
Confesso que acho que vou começar a intercalar para me começar a habituar a não estar tão dependente de uma calculadora na qual em segundos posso ir aos programas e ver uma fórmula que não me lembro ou uma conversão de unidades, é da maneira que nos começamos a habituar.

Vou começar a intercalar para me começar a habituar a não estar tão dependente de uma calculadora na qual em segundos posso ir aos programas e ver uma fórmula que não me lembro ou uma conversão de unidades, é da maneira que nos começamos a habituar.
Começa a tatuar as fórmulas xd
O único inconveniente que eu vejo com isto é que no exame de Fisica e Quimica A voçês vão ter que decorar as Leis de Chatelier, e outras merdi**** do género, o que para mim seria uma seca total se eu tivesse que fazer isso :/
Outra coisa, notei que o governo Portugal copia imenso o de França (pelo menos na educação) xD.Foi preciso acabarem com as calculadoras gráficas este ano/para o ano nos Baccalaureat's (aos equivalentes a matemática e fisica e quimica) para acabarem com as calculadoras gráficas aqui em Portugal também!

Começa a tatuar as fórmulas xd
O único inconveniente que eu vejo com isto é que no exame de Fisica e Quimica A voçês vão ter que decorar as Leis de Chatelier, e outras merdi**** do género, o que para mim seria uma seca total se eu tivesse que fazer isso :/
Outra coisa, notei que o governo Portugal copia imenso o de França (pelo menos na educação) xD.Foi preciso acabarem com as calculadoras gráficas este ano/para o ano nos Baccalaureat's (aos equivalentes a matemática e fisica e quimica) para acabarem com as calculadoras gráficas aqui em Portugal também!

Ahahah não seria má ideia :D

Agora o que podemos fazer é esperar uma eternidade, penso que é só para o próximo ano, para que saia as informações do exame com a matriz juntamente com as cotações e o enunciado

Ahahah não seria má ideia :D

Agora o que podemos fazer é esperar uma eternidade, penso que é só para o próximo ano, para que saia as informações do exame com a matriz juntamente com as cotações e o enunciado
Qual foi a razão para retirar as calculadoras gráficas nesses exames?

Eu sei que é uma situação chata mas pensem que é uma situação chata para todos (isto é, toda a gente vai estar em igualdade de circunstâncias). Provavelmente traduzir-se-à numa descida das médias de acesso (aliás deve ser também um dos objetivos da medida). Além disso, um aluno que esteja agora no 10.º ano deve tentar não ceder ao vício de pôr coisas na calculadora (sim, pelo menos para mim, tornou-se um vício :P). Vamos lá ver ;)

Qual foi a razão para retirar as calculadoras gráficas nesses exames?

Segundo eles é possível fazer-se um exame a avaliar o programa sem que seja necessário para nós usar a calculadora gráfica.
Citando "No que se refere ao exame nacional da disciplina de Física e Química A, a realizar em 2016/2017, ponderadas as vantagens e desvantagens, considera-se que é possível elaborar provas válidas e representativas do currículo da supracitada disciplina sem que se utilizem as calculadoras gráficas."

Contundo antes disto eles dizem que na sala de aula convém usar a gráfica, e que em vez da gráfica ou em simultâneo se pode usar laptops ou tablets, quando li esta parte pela 1º vez pareceu-me completamente ridiculo.

Citando "Em contexto de sala de aula, tal como preconiza o programa, a utilização de máquinas de calcular gráficas nas aulas de Física e Química A deve ser uma prática a considerar, nomeadamente, em atividades nas quais se utilizam sistemas de aquisição automática de dados, bem como no tratamento de dados experimentais, incluindo o traçado de gráficos. Nestas situações, em vez da calculadora gráfica, ou em simultâneo, poder-se-ão utilizar laptops. Noutras situações poder-se-á, ainda, recorrer a tablets."

Última edição:
  • Like
Reactions: Alterado and Criken