Calculadoras permitidas nos Exames Nacionais

Ana_indigo

Membro Veterano
Matrícula
12 Dezembro 2018
Algumas vêm de origem. Podes sempre verificar indo no menu, selecionar link, se aparecer EXAM em baixo é porque tem. Qual é o modelo Casio Fx CG50? Essa não é o último modelo da Casio lançado em 2017.
Não, afinal a minha calculadora chama-se CFX-9850GB plus. No link só aparece transmissão e receção. Não sei como é que me vou safar desta.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Não, afinal a minha calculadora chama-se CFX-9850GB plus. No link só aparece transmissão e receção. Não sei como é que me vou safar desta.
Segundo a Casio, essa calculadora não suporta modo exame. Se levares essa, segundo o guia nacional de exames, apagam-te a memória e fazes assim. Mas, também segundo as orientações dadas, deves-te dirigir à secretaria da escola para perguntar se podes realizar exame com ela para teres a certeza. Tenta ver se na escola não existe calculadoras gráficas com modo exame que te possam emprestar, tens é de apreender a funcionar com ela se houver.

coral

Membro
Matrícula
14 Dezembro 2018
Estou confusa com isso do modo exame. A minha calculadora é a TI-84 Plus, quando fiz o exame de MACS em 2017 não me falaram nisso, é recente ou é apenas para o exame de fq?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Estou confusa com isso do modo exame. A minha calculadora é a TI-84 Plus, quando fiz o exame de MACS em 2017 não me falaram nisso, é recente ou é apenas para o exame de fq?
Este ano é só no exame de Fq. Se no futuro será estendido, não se sabe.

Última edição:
  • Like
Reactions: coral

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Foi divulgada pelo IAVE (mais) informação relativa à utilização de calculadoras nos exames nacionais deste ano:

Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário: Prova Final de Ciclo e Exames Finais Nacionais
Divulgamos o ofício da DGE - Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário: Prova Final de Ciclo de Matemática – 9.º ano; Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais em 2018-2019 e a lista exemplificativa, não exaustiva, de máquinas de calcular passíveis de serem utilizadas nos Exames Finais Nacionais de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais – 2018/2019.

Para consultar o ofício da DGE clique aqui.

Para consultar a lista exemplificativa de máquinas de calcular clique aqui.

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
Foi divulgada pelo IAVE (mais) informação relativa à utilização de calculadoras nos exames nacionais deste ano:
O modo exame era referido nesse documento apenas no caso de FQ. Matemática não terá modo exame obrigatório?

Marianaag

Membro Caloiro
Matrícula
14 Abril 2019
Olá!
Comprei a calculadora gráfica TI-Nspire CX CAS à relativamente pouco tempo. Disseram me que era uma boa calculadora e que servia para a escola e futuramente para a faculdade. Acabei por pesquisar uma pouco sobre a calculadora e não vi em lado nenhum escrito que ela podia ser usado para exame. Ela tem a opção de modo de exame, por isso acho que deve dar para usar neste caso. Por isso a minha dúvida é se ela pode ser usada em exame ou não. Alguém sabe alguma coisa que me possa ajudar??

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Marianaag
Comprei a calculadora gráfica TI-Nspire CX CAS à relativamente pouco tempo. Disseram me que era uma boa calculadora e que servia para a escola e futuramente para a faculdade. Acabei por pesquisar uma pouco sobre a calculadora e não vi em lado nenhum escrito que ela podia ser usado para exame. Ela tem a opção de modo de exame, por isso acho que deve dar para usar neste caso. Por isso a minha dúvida é se ela pode ser usada em exame ou não. Alguém sabe alguma coisa que me possa ajudar??
Pode, tens aqui uma lista de calculadoras autorizadas:

Rutemarques2002

Membro Caloiro
Matrícula
25 Novembro 2017
Curso
Ciências e Tecnologias
Boa tarde,
Alguém consegue confirmar-me se a calculadora gráfica da texas t-inspire cx cás pode ir a exame?
Obrigada!

pereirinha222

Membro Caloiro
Matrícula
5 Junho 2019
Como vou voltar a repetir os exames nacionais, não tenho a certeza de qual o tipo de calculadora que podemos usar para o exame nacional de física e química A deste ano, pois sei que há nova informação acerca do uso das calculadoras. Pelo que tive a ler acho que já não podemos usar a calculadora científica, e que temos que usar a calculadora gráfica num modo especifico, dito modo de exame, certo? Dito isto, se tivermos que usar a calculadora gráfica poderei usar a "TI-84 Plus"? Ainda outra dúvida: Se tiver que usar a calculadora gráfica, quando terei que colocar em modo de exame? Antes de entrar para a sala de aula do exame ou coloco em modo exame quando entrar na sala de aula de exame?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Como vou voltar a repetir os exames nacionais, não tenho a certeza de qual o tipo de calculadora que podemos usar para o exame nacional de física e química A deste ano, pois sei que há nova informação acerca do uso das calculadoras. Pelo que tive a ler acho que já não podemos usar a calculadora científica, e que temos que usar a calculadora gráfica num modo especifico, dito modo de exame, certo? Dito isto, se tivermos que usar a calculadora gráfica poderei usar a "TI-84 Plus"? Ainda outra dúvida: Se tiver que usar a calculadora gráfica, quando terei que colocar em modo de exame? Antes de entrar para a sala de aula do exame ou coloco em modo exame quando entrar na sala de aula de exame?
Sim, tens de usar a calculadora gráfica, a TI-84 plus têm o modo exame e este tem de ser ativado na sala de exame, em princípio nos 30 minutos que antecedem o início da prova. Deixo-te aqui a indicação da marca de como a colocar e tirar de modo exame. TI-84 Plus CE-T Como Entrar e Sair do Modo de Exame

Yago

Membro Caloiro
Matrícula
24 Fevereiro 2019
Olá, boa tarde. Alguém sabe uma calculadora cientifica barata e onde devo comprar? Não tenho uma e descobri agora que devo ter uma, e estou com medo de comprar na internet e não dar tempo de chegar...

tic

Membro Caloiro
Matrícula
30 Janeiro 2018
Olá. Será que alguém me podia esclarecer uma dúvida?
Para o exame de matemática A é necessário colocar a calculadora em modo exame? É que já vi informações contraditórias que dizem que não é preciso enquanto que a minha professora diz ser obrigatório...
Para além disso, a minha calculadora é uma Ti-Nspire que tem 2 teclados, sendo que eu uso o da TI-84 PLUS. Ao tentar colocar em modo exame com o procedimento da calculadora correspondente ao teclado que uso, não me aparecem todas as opções que deviam e eu já não tenho o outro teclado para experimentar a colocar em modo exame aí. Alguém sabe como colocar em modo exame com este teclado?

cxrolinaaa

Membro Caloiro
Matrícula
6 Março 2019
Ola, eu tenho a calculadora casio fx-9750GII. Alguém me consegue dizer como se põe em modo exame?