Calculadoras permitidas nos Exames Nacionais

Agora que não se pode usar gráficas ....
A MELHOR MAQUINA para o exame de FQ A é sem dúvida nenhuma a Casio fx-991spx II Iberia
Tem todas as funções da gráfica menos os gráficos.
Melhor ainda que as gráficas ... tem a função " solver " no menu de calculo , que facilita imenso os cálculos (se aprenderem a usar não vão querer outra coisa)
Regressão linear é facílimo de usar ... são os 20 € mais bem gastos das vossas vidas ....
Podia melhorar as constantes e conversões automáticas, mas é de longe a melhor ... só pelo "solver " vale cada cêntimo....

Agora que não se pode usar gráficas ....
A MELHOR MAQUINA para o exame de FQ A é sem dúvida nenhuma a Casio fx-991spx II Iberia
Tem todas as funções da gráfica menos os gráficos.
Melhor ainda que as gráficas ... tem a função " solver " no menu de calculo , que facilita imenso os cálculos (se aprenderem a usar não vão querer outra coisa)
Regressão linear é facílimo de usar ... são os 20 € mais bem gastos das vossas vidas ....
Podia melhorar as constantes e conversões automáticas, mas é de longe a melhor ... só pelo "solver " vale cada cêntimo....

Então mas por exemplo em Matemática B, que é um exame que utiliza muito o recurso à calculadora para fazer gráficos ou calcular regressões lineares, como é possível fazer o exame não usando uma calculadora gráfica?

http://area.dge.mec.pt/jnedoc/doc/263.PDF

Neste PDF penso que diz que se pode utilizar calculadoras gráficas nos exames deste ano.

Bom dia, irei realizar o exame de Física e Química A este ano, no entanto não sei se a calculadora que possuo é permitida no exame.
É a CASIO FX-82SP X Iberia
Se alguém me poder ajudar agradecia .

Bom dia, irei realizar o exame de Física e Química A este ano, no entanto não sei se a calculadora que possuo é permitida no exame.
É a CASIO FX-82SP X Iberia
Se alguém me poder ajudar agradecia .

Segundo as regras para a calculadora :
- serem silenciosas;
- não necessitarem de alimentação exterior localizada;
- não terem cálculo simbólico (CAS);
- não terem capacidade de comunicação à distância;
- científicas não alfanuméricas e não programáveis.

Mas é mais fácil perguntares na tua escola, a uma professora da disciplina pode ser que eles tenham alguma lista

Boas pessoal.
Não é novidade que a nossa querida auxiliar legal de memória, AKA calculadora gráfica, já não é permitida em exame.

Portanto , aqui há tempos comprei um modelo novo da casio, uma calculadora alegadamente científica ( com letras garrafais na embalagem), que vim a descobrir ter funcionalidades muito além de uma calculadora cientifica normal ( como por exemplo, tem menu e até calcula equações e inequações de segundo grau).
Não é alfanumérica, nem dá para armazenar informação. Também não tem nenhum local onde se possa inserir um cabo para ligar ao computador....

A dúvida é: já saiu alguma circular oficial com informações de máquinas científicas permitidas ? Aguardo a vossa ajuda , marujos!

Ps: o modelo é fx-991SP X Ibéria

Boas pessoal.
Não é novidade que a nossa querida auxiliar legal de memória, AKA calculadora gráfica, já não é permitida em exame.

Portanto , aqui há tempos comprei um modelo novo da casio, uma calculadora alegadamente científica ( com letras garrafais na embalagem), que vim a descobrir ter funcionalidades muito além de uma calculadora cientifica normal ( como por exemplo, tem menu e até calcula equações e inequações de segundo grau).
Não é alfanumérica, nem dá para armazenar informação. Também não tem nenhum local onde se possa inserir um cabo para ligar ao computador....

A dúvida é: já saiu alguma circular oficial com informações de máquinas científicas permitidas ? Aguardo a vossa ajuda , marujos!

Ps: o modelo é fx-991SP X Ibéria

Olá!
Saiu sim! :) basta veres este link : https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/JNE/utilizacao2bde2bcalculadoras.pdf

Não sei se posso colocar esta questão aqui, mas gostaria de confirmar se no exame de física e química não vai ser permitido o uso de calculadoras gráficas, apenas científicas.

Não sei se posso colocar esta questão aqui, mas gostaria de confirmar se no exame de física e química não vai ser permitido o uso de calculadoras gráficas, apenas científicas.

No exame de fisica e quimica A não será possivel usar calculadoras gráficas, tendo o aluno que optar por uma cientifica

No exame de fisica e quimica A não será possivel usar calculadoras gráficas, tendo o aluno que optar por uma cientifica
Ok mais uma questão se eu for com nota de 10 para o exames eu tenho de tirar o minimo 7 para passar certo?

Outra questão se eu for com 10 a biologia e geologia e 10 a fisica e quimica se eu tirar em ambas 7 no exames passo? Ou chumbo?

Alguém sabe se é possível levar duas calculadoras para exame? Neste caso, para o exame de Matemática A.

Tenho uma calculadora gráfica e sei que pode parecer estranho mas estou interessado em levar outra calculadora (científica).

Se a calculadora científica ficar sem bateria durante o exame de Física e Química A, o que é que posso fazer? Eu acho que a minha escola tem calculadoras que às vezes são emprestadas aos alunos que se esquecem de a trazer nos exames de 9º Ano e aos alunos cujas máquinas ficam sem bateria nos exames de Matemática, mas posso simplesmente pedir ao professor vigilante uma calculadora? :sweatsmile:

Se a calculadora científica ficar sem bateria durante o exame de Física e Química A, o que é que posso fazer? Eu acho que a minha escola tem calculadoras que às vezes são emprestadas aos alunos que se esquecem de a trazer nos exames de 9º Ano e aos alunos cujas máquinas ficam sem bateria nos exames de Matemática, mas posso simplesmente pedir ao professor vigilante uma calculadora? :sweatsmile:

Penso que não podes pedir uma, a calculadora que usas é a que levas.
Por exemplo eu tenho uma TI-84 Plus e pelo sim pelo não levo umas pilhas sempre para o exame (:

• Like
Reactions: Alterado

Leva pilhas no estojo, eu levo sempre :tearsofjoy::tearsofjoy:

• Like
Reactions: Alterado