Calculo financeiro

   

JoanaAzevedo44

Membro Caloiro
Matrícula
14 Maio 2026
Mensagens
5
Olá, estou a tirar a licenciatura de gestão e tenho uma cadeira chamada Cálculo Financeiro.
Queria saber a vossa experiência com esta cadeira, se eu sou a única a achar isto super confuso, as contas matemáticas em si são faceis mas o problema é entender a matéria
Vou ter frequência e sinto me cooked
 
Olá.
O nome da cadeira nem sempre nos diz muito. Cadeiras com o mesmo nome podem ter conteúdos diferentes e cadeiras com nomes diferentes podem ter conteúdos iguais, especialmente quando se fala de universidades diferentes.
Qual é a matéria que te está a atrapalhar?
 
Olá.
O nome da cadeira nem sempre nos diz muito. Cadeiras com o mesmo nome podem ter conteúdos diferentes e cadeiras com nomes diferentes podem ter conteúdos iguais, especialmente quando se fala de universidades diferentes.
Qual é a matéria que te está a atrapalhar?
Olá!!! O que estava a tentar entender era as rendas, sobretudo as fórmulas e como a professora as usa (que é confuso)
 
O que estava a tentar entender era as rendas, sobretudo as fórmulas e como a professora as usa (que é confuso)
Aquela parte de perceber quanto vale, no presente, uma renda (nominalmente) constante todos os meses/dias/anos (seja qual for o período), durante um intervalo de tempo ou até o infinito? Realmente é uma fórmula um bocado complicada, mas depois de perceberes o que é que tens de lá pôr, é só seguir a fórmula. Não usam formulário no teste?
 
Última edição:
Ooi, Em relação ao formulário, nós até temos acesso às fórmulas. O meu bloqueio é mesmo na interpretação do que as fórmulas me estão a dar, como as usar, como mexem no tempo, etc. por eu fui calcular o r(36) ( renda no momento 36) e esse valor dava-me a dívida que eu ainda não tinha pago que me mas depois no exercício seguinte fui calcular o r(12) e esse valor dava-me o que eu já paguei (?) t
 
Então não é a equivalência do pagamento instantâneo grande ao pagamento periódico pequeno que faz confusão, é a parte de tentar ver as coisas pelo meio. Já experimentaste fazer isso no Excel, de modo a poderes ver período a período o capital, os juros, etc?
Às vezes preparar as fórmulas lá no Excel passo a passo até ajuda a perceber.
 
Então não é a equivalência do pagamento instantâneo grande ao pagamento periódico pequeno que faz confusão, é a parte de tentar ver as coisas pelo meio. Já experimentaste fazer isso no Excel, de modo a poderes ver período a período o capital, os juros, etc?
Às vezes preparar as fórmulas lá no Excel passo a passo até ajuda a perceber.
Obrigada! Não consigo entender muito bem o que a fórmula R(t)= (1+i)^t x P x (1-(1+i)^-n)/i e a fórmula R(t)= P x ((1+i)^n -1)/i têm de diferente, tipo o que me dá uma e o que me dá outra